Ilha do Sal

Da Wikitravel

A Ilha do Sal, é uma das 10 ilhas do arquipélago de Cabo Verde.

Entenda[editar]

Localiza-se a norte do arquipélago, no grupo de ilhas do Barlavento. É maioritariamente plana e seca, com uma área total de 216 km2, constituída por 30 km de comprimento e 12 km de largura Tal como as outras ilhas de Cabo Verde, a ilha do Sal tem um clima tropical seco, com temperaturas médias anuais entre os 25 e os 30C (77 a 86F).

A ilha deve o seu nome à quantidade de sal que ali existe, e é excelente para o turismo, embora a pesca também mereça destaque. Espargos é a cidade comercial e é também a cidade onde está localizado o Aeroporto Internacional, Amílcar Cabral. A sul da ilha encontra-se a pitoresca vila de Santa Maria com 8km de praia, considerada a zona turística do Sal. A zona mais famosa.

Cidades[editar]

  • Espargos - Espargos é a cidade comercial da ilha, localizada na zona central, e é também a cidade onde o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (SID) está localizado.

Outros destinos[editar]

  • Santa Maria - Santa Maria, com 8km de praia, situa-se a sul, sendo considerada a zona turística do Sal. Aí encontra bons hotéis, restaurantes e lojas ao longo da praia. Para além das caminhadas, pode praticar vários desportos aquáticos como Windsurf, kite surf, mergulho, e pesca desportiva.

Chegar[editar]

De carro[editar]

Pode escolher o conforto de um transporte até ao seu local de estadia Airport Transfers

Há táxis disponíveis, existindo também a opção dos táxis partilhados.

Rent-a-Car: Disponível.

De avião[editar]

Através do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, localizado a 2km sul da cidade de Espargos, zona central da ilha do Sal.

Há voos directos de Lisboa através da TAP e da TACV. A ligação com as restantes ilhas de Cabo Verde é feita através dos voos domésticos (internos) da companhia áerea TACV,e de voos charter, com excepção das ilhas da Brava e de Santo Antão, somente acessíveis por via marítima. Cabo Verde Airways

Contacto: Tel: +238 411 135.

De barco[editar]

As ligações marítimas, entre as ilhas, são poucas e não tem horários fixos (a excepção do ferry Armas entre São Vicente e Santo Antão). Existem barcos de transporte de carga ligeira que ocasionalmente fazem também transporte de passageiros. As ligações marítimas de natureza turística são raras.

Fale[editar]

O Crioulo é a língua falada de Cabo Verde, e o Português a língua oficial.

Compre[editar]

O artesanato local, encontra-se em várias lojas em Santa Maria e também em Espargos. Uma exposição de artesanato e produtos caboverdianos encontra-se no Mercado Caboverdiano no centro de Santa Maria. Existem também várias lojas que vendem artesanato típico da costa Africana. Note que a maioria do artesanato ali vendido não tem origem no país mas antes no vizinho Senegal e em muitos casos são artigos feitos por organizações que usam mão de obra sem quaisquer condições e feitos em série. Informe-se no hotel sobre os locais onde adquirir o artesanato genuíno.

Coma[editar]

Irá encontrar restaurantes que servem comida cabo-verdiana e internacional, assim como snack- bares, e bares de praia. Há quase sempre novos restaurantes a abrir em Santa Maria. Não deixe de experimentar os pitéus da gastronomia da região, como o Pastel com diabo dentro, que é feito de uma mistura de atum, cebola, tomate, batata doce e farinha de milho, e a célebre Cachupa, parecida com o Cozido à portuguesa. Entre as frutas tradicionais encontrará as: bananas, papaias, mangas, goiabas, zimbrão, marmelos, cocos, azedinhas e tâmaras.

Beber e sair[editar]

Duas bebidas que se aconselham provar: a aguardente da cana-de-açúcar, e o licor de Santo Antão, feito com café, pimento, canela, laranja e lima. O Grogue é um cocktail feito à base de aguardente de cana e que é uma variação do que atrás se chama Licor de Santo Antão e que se vende em qualquer taberna ou bar da ilha. Se preferir o vinho, experimente provar o vinho tinto Manecom, proveniente da ilha do Fogo.

Durma[editar]

Aprenda[editar]

A moeda do país é o escudo cabo-verdiano .

A taxa de câmbio fixa-se em - 1€ =110.265CVE, sendo o Euro aceite.

Poderá usar os seus cartões de crédito e VisaElectron para levantamentos nalgumas ATM e em bancos, assim como para realizar pagamentos nos principais hotéis, restaurantes e mini(super)-mercados. No entanto, convém confirmar previamente estas possibilidades de pagamento nos respectivos estabelecimentos.

Segurança[editar]

Tem vindo a verificar-se um decréscimo na actividade do Tráfico de estupefacientes em especial de cocaína (em forma de Crack) devido à acção da polícia. Tenha atenção nas suas saídas e mantenha-se afastado dos locais mais escuros e sinistros durante a noite. Em caso de emergência contacte as autoridades através do

nº nacional de emergência 112

ou do número do comando Local de polícia em Espargos 241 15 93

ou ainda da esquadra de Santa Maria 242 11 32

Saúde[editar]

Convém tomar algumas medidas de prevenção ao nível dos cuidados de saúde, como beber água engarrafada e sem gelo, e evitando o consumo de saladas. Leve os seus próprios medicamentos. Em especial os anti-diarreicos.

Contactos de Clínicas na Ilha do Sal:

  • Espargos - (+238) 241 11 30
  • Santa Maria - (+238) 242 11 30

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Contactos úteis:

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites