Ilha de Marajó

Da Wikitravel
América : América do Sul : Brasil : Norte : Pará : Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó, no Pará, é a maior ilha fluviomarinha do mundo, com mais de 40 mil m2, uma área superior à da Suíça. É banhada pelos rios Amazonas, Pará e Tocantins e pelo Oceano Atlântico. Marajó ja foi o centro de uma grande e sofisticada civilização indígena. Suas principais cidades são Soure, considerada a "capital", e Salvaterra.

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

  • Praia do Pesqueiro, em Soure
  • Praia de Araruna, em Soure
  • Praia de Joanes, a 15 km de Salvaterra, com ruínas dos tempos coloniais
  • Praia Grande, em Salvaterra
  • Ilha Mexiana, sob a linha do Equador, é uma ilha particular, com um resort, e fica a 8h de navio de Belém ou 50 minutos de avião.

Entenda[editar]

Marajó tem lindas praias de rio, nas quais você não vê o outro lado. Muitas delas são completamente inexploradas. Tem ainda o maior rebanho de búfalos do Brasil.

De dezembro a junho, no período das cheias, a parte oriental da ilha fica encharcada

Chegar[editar]

O principal acesso à ilha é de navio, que parte do porto de Belém e chega na Foz do Rio Camará, numa viagem de aproximadamente 3h. A Arapari e a Banav são as duas empresas que fazem o trajeto Belém-Camará / Camará-Belém, com passagens custando R$ 20,00 (Classe Econômica) e R$ 32,00 (Classe Executiva). Chegando em Camará, ainda tem 32 Km de estrada até chegar no Porto da Balsa que fica as margens do Rio Paracauari que divide as cidades de Soure e Salvaterra. Depois de mais 10min de travessia via balsa, enfim se chega a Soure, a Capital do Marajó. Também pode-se pegar em Icoaraci uma balsa da empresa Henvil que também vai até a Foz do Rio Camará, viajem esta realizada em aproximadamente 4h, custando o valor de de R$ 15,50 o passageiro, sendo que cada veículo custa um valor próprio de acordo com o seu tamanho e peso.

De táxi aéreo, a viagem dura de 20 a 30 min. Informações na Brabo (91) 3233-4884, Soure (91) 9981-0794, Kovacs (91) 3233-06065, Cândido (91) 3244-4024, dentre muitas outras empresas. O frete pode variar bastante; por isso, cheque em diversas companhias.

Circule[editar]

As estradas são precárias e, muitas vezes, estão alagadas. Logo, os carros são bastante inúteis para percorrer grandes distâncias. O transporte fluvial e aéreo ainda são as melhores opções.

Fale[editar]

Compre[editar]

  • Cerâmica marajoara
  • Artesanato

Coma[editar]

  • Peixes, como tucunaré, pirarucu e tamuatá, temperados com raízes seguindo as tradições indígenas
  • Carne de búfalo
  • Tacacá, comida típica do Pará
  • Bolinho de Piracuí

Beber e sair[editar]

Em Soure e Salvaterra tem alguns restaurantes com alguma vida noturna e apresentações de shows de carimbó, a música do Pará.

Durma[editar]

  • Hotel Ilha de Marajó - Travessa 2, entre 7ª e 8ª Ruas. Tel. 91 3741-1379, Soure.
  • Hotel Marajó - Praça Inhangaiba, 351 . Tel. 91 3741-1396, Soure.
  • Hotel Araruna - Trav. 14, nº 1150, entre 7ª e 8ª Ruas. Tel. 91 3741-1133, Soure.
  • Hotel Fazenda Carmo Camará - Tel. 91 3249-6400, Salvaterra, [1].
  • Pousada dos Guarás - Av. Beira-Mar, km 3; Tel. 91 3765-1133, Salvaterra, .
  • Marajó Park Resort - Ilha Mexiana. Informações e reservas pelo tel. 91 3244-4613, 91 3202-7034/7042. Chaves. [2]
  • Fazenda São Jerônimo - Tel. 91 3741-2016, Soure.
  • Pousada Aruaque, Salvaterra, Tel. 91 9969-8002, [3].

Hotel Casarao da Amazonia Rua Quarta esq. Tv. 9 - Soure

Segurança[editar]

O Marajó conta com dois Batalhões de Polícia Militar, um que fica em Soure (8° BPM) e outro que em Breves (9° BPM), que atendem todas as cidades do Marajó. O Policiamento do 8° BPM (Soure) conta ainda com o Policiamento Montado a Búfalo, que é o único do Mundo nessa modalidade. As cidades do Marajó são tranquilas e com poucos casos de violência, não havendo ocorrências de grande relevância.

Saúde[editar]

A cidade de Anajás é a campeã brasileira em casos de malária.

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Partir[editar]

Os horários dos navios podem sofrer variações devido às marés.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites