Ilha de Páscoa

Da Wikitravel
(Redireccionado de Ilha da Páscoa)
Easter Island panorama2.png

A Ilha da Páscoa [1] (espanhol: Isla de Pascua, polinésio: Rapa Nui) é uma das ilhas mais isoladas do planeta. É oficialmente parte do Chile e situa-se no Oceano Pacífico Sul, no caminho do Taiti. Sua fama vem das enigmáticas estátuas gigantes, chamadas Moai, esculpidas séculos atrás.

Entenda[editar]

Localização da Ilha de Páscoa no Oceano Pacífico.

Os primeiros habitantes da ilha foram os polinésios, que a ocuparam a partir de, estima-se, 900 dC. Como esse povo pereceu ainda é um mistério. Rapa Nui é tomado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico (27º 10' latitude Sul e 109º 25' longitude Oeste). Está situada a 3 700 km de distância da costa oeste do Chile e constitui a província chilena de Ilha de Páscoa. Sua população em 2002 era de 3 791 habitantes, 3 304 dos quais viviam na capital Hanga Roa. É famosa pelas suas enormes estátuas de pedra, faz parte da V Região de Valparaíso, pertencente ao Chile.

Chegar[editar]

Vista do Aeroporto Internacional Mataveri.
  • Há duas possibilidades para se chegar a Rapa Nui. A primeira, mais rápida e mais cara, é com a única companhia aérea que une a ilha ao continente, em um voo direto que sai da capital chilena, Santiago, e dura 5h30.
  • A outra opção é com o barco Aquiles, da Marinha chilena. A viagem dura, aproximadamente, 8 dias, e há apenas duas saídas anuais de Valparaíso. Certamente, essa é a melhor opção para quem não tem pressa em conhecer os mistérios de Páscoa. Mais informações, acesse o site: www.armada.cl
  • Aeropuerto Comodoro Arturo Merino Benítez (Santiago)

Tel: 56 (2) 690-1752 www.aeropuertosantiago.cl

  • Aeropuerto Internacional Mataveri

Av. Hotu Matua, s/nº Tel: 56 (32) 210-0279 / 210-0278

  • Voos para Ilha de Páscoa

Lan Chile Tel: 0800-761-0056 www.lan.com

Circule[editar]

Mapa da Ilha

Sendo a Ilha tão pequena, só há duas maneiras para circular: de táxi ou a caminhar. Se for pela segunda hipótese, tem mais vantagens, uma vez que pode penetrar em sítios em que não se consegue de táxi. Também pode-se circular de bicicleta ou a cavalo. Existem agencias locais que alugam ambos, bem como motos, carros e outros veículos.

Veja[editar]

Vista da cratera de Rano Kau
Estátuas na Ilha

A Ilha toda, principalmente visite os vulcões e a fábrica de onde os nativos faziam as suas estátuas. Uma vez que a Ilha é muito pequena e se for adepto de caminhar, pois faça-o. Prepare uns sanduíches e leve o fato de banho, para banhar-se do outro lado da Ilha. Pelo caminho pode observar os espaço onde os nativos viviam... Leve protetor solar, pois o vento engana muito e o sol lá é forte. Admire as plataformas com os moai, chamadas Ahu, mas não pise nelas, e nem saia das trilhas demarcadas em lugares como Orongo e Rano Raraku.

Faça[editar]

Assista a missa aos domingos. É interessante e rezada em Rapa Nui. Vá a um dos espetáculos folclóricos.

Fale[editar]

Sendo um território chileno, a principal língua falada na Ilha é o espanhol. Como também é um popular destino turístico, também é possível encontrar pessoas que falem inglês ou francês. Praticamente todo mundo falará pelo menos o básico de alguma dessas três línguas. O idioma Rapa Nui é falado por todos os nativos.

Compre[editar]

Examine o artesanato local. Existem peças muito bem acabadas, mesmo que um pouco caras.Em épocas ancestrais tudo era produzido ali mesmo, mas, lentamente, os recursos naturais foram se tornando raros e, hoje, até as mercadorias mais básicas são importadas. Por isso, prepare o bolso para gastar até três vezes mais do que no continente.

  • Avenida Atamu Tekena - A principal via de Hanga Roa, centro urbano da ilha, concentra estabelecimentos comercias de Páscoa como lojas de souvenirs, pequenos mercados, bares e restaurantes.
  • Feria Artesanal - Artesanatos, com destaque para as réplicas das famosas estátuas de Páscoa, e uma pequena variedade de peixes, verduras e frutas são os principais produtos oferecidos na feira. Atamu Tekena, s/nº, de seg. a sáb., das 9h às 19h. A feira de artesanato funciona também aos domingos até às 14h.
  • Mercado Artesanal - O bem trabalhado artesanato rapa nui é o destaque desse mercado localizado ao lado da Igreja Santa Cruz. Rua Tu'u Koihu, s/nº, de seg. a sáb., das 9h30 às 19h; dom, das 10h às 14h.

Coma[editar]

Um dos pratos mais típicos da ilha é o Tunu Ahí. Essa é a versão rapa nui do famoso curanto típico da costa chilena, uma espécie de cozido ao ar livre com peixes, mariscos e verduras preparados sobre pedras quentes e envolvidos em folhas de bananeira. Peixes como matauira e nanue são outras opções exóticas provenientes do mar que podem ser encontradas na feira artesanal de Hanga Roa. Para os menos fãs dos pratos marinhos, as opções vão de carnes porco ou de cordeiro, acompanhadas de mandioca ou batata doce, até às tradicionais massas e pizzas.

  • Te Ra'ai - O destaque da casa é o curanto.

Tel: 56 (32) 255-1460 restaurant@raairapanui.cl

  • Au Bout Du Monde - Restaurante especializado em peixes. Policarpo Toro, s/nº

Tel: 56 (32) 255-2060

  • Aringa Ora - Cozinha internacional e rapa nui.Hotu Matua esquina com Atamu Tekena

Tel: 56 (32) 210-0188

  • Donde El Gordo - Comida tipo fast food. Te Pito o Te Henua, s/nº

Tel: 56 (32) 210-0986

Beber e sair[editar]

  • Matato'a - O grupo de dança mais tradicional da ilha se apresenta às segundas, quintas e sábados nessa casa que funciona também como um pequeno bar. Os shows, comandados por artistas locais que já se apresentaram no Havaí e na Ásia, são uma fusão entre as culturas polinésia e contemporânea. Lendas do folclore Rapa Nui são contadas ao som de músicas locais, latina e reggae. Pasaje Oho Vehi, s/nº, tel. 56 (32) 255-0556 / 255-2017.
  • Ballet Cultural Kari Kari - Shows às terças, quintas e sábados às 21h. Atamu Tekena, s/nº, tel. 56 (32) 210-0767.
  • Pub Topatangi - Música ao vivo. Av. Atamu Tekena, s/nº, tel. 56 (32) 551-694.
  • Pub Restaurante Kanahau - Restaurante e pub com música ao vivo durante os meses de verão. Av. Atamu Tekena, s/nº, tel. 56 (32) 255-1923.

Durma[editar]

Se for em época baixa, não há problemas de alojamento, pois o que mais há em Rapa Nui é alojamento. Mas, a título de precaução, convém reservar.

  • Explora's Posada de Mike Rapu - Te Miro Oone S/N, Hanga Roa, 2770000, Chile

+56 2 395 2800

  • HOTEL O`TAI - Apina Nui Isla de Pascua Easter Island, Isla de Pascua, Quinta Región de Valparaíso, Chile

+56 32 255 1192

  • Hotel Orongo - Avenida Atamu Tekena s/n, Hanga Roa, 2770000, Chile

+56 32 210 0572

  • Iorana Hotel - Isla de Pascua, Valparaíso Region, Chile

+56 2 695 2058 ‎

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites