Guiana

Da Wikitravel
Kaieteur Falls Guyana (2) 2007.jpg
Localização
LocationGuyana.png
Bandeira
Gy-flag.png
Informações Básicas
Capital Georgetown
Governo república
Moeda dólar guiana (GYD)
Área 214.970 km2
População 767.000
Idioma Inglês, Hindi, Urdu
Religião cristão 50%, hindu 35%, muçulmano 10%
Eletricidade 110-240V/60Hz
Código telefônico +592
Internet TLD .gy
Fuso horário UTC-4

Guiana [1], é um país no nordeste da América do Sul. Tem um litoral no Oceano Atlântico, a nordeste, e situa-se entre o Suriname, a leste, e a Venezuela, a oeste, fazendo ainda fronteira com o Brasil ao sul e sudoeste. É o terceiro menor país da América do Sul, depois do Suriname e o Uruguai. O nome da Guiana (do Arawak Wayana) significa "terra de muitas águas."

Entenda[editar]

Clima[editar]

Tropical, quente e úmido, moderado pelos ventos alísios de nordeste; possui duas estações chuvosas: de maio a meados de agosto, e de meados de novembro até meados de janeiro. Os maiores perigos naturais do país são as enchentes, uma ameaça constante durante as estações chuvosas.

Relevo[editar]

Preponderância de áreas de planalto, com planícies costeiras e cerrado no sul. Ponto mais alto: Monte Roraima, com 2.835m, marcando a tríplice fronteira com a Venezuela e o Brasil.

História[editar]

Originalmente uma colônia holandesa no século 17, em 1815 a Guiana tornou-se uma possessão britânica. A abolição da escravatura levou à compra de algumas aldeias, como Vitória e Grove Anns, ao afastamento da população negra dos centros urbanos e à imigração de trabalhadores da Índia para o trabalho nas plantações de cana-de-açúcar. Chineses também foram trazidos para trabalhar nas plantações, mas não se adaptaram. Os poderes coloniais criaram um sistema de "divisão e governo" entre os africanos libertos e outros grupos étnicos que foram trazidos e incentivados a se instalar na então colônia. A política foi empregada durante a escravidão, mesmo quando indígenas foram usados para caçar escravos fugidos. O resultado foram uma divisão étnico-cultural que persiste até hoje e que levou a uma turbulência política, à dissolução de tentativas de desenvolvimento cultural nacionalista e à não-existência de algo semelhante a uma "identidade nacional".

Independência
26 de maio de 1966 (do Reino Unido)
Feriado nacional
Dia da República, 23 de fevereiro (1970)
Constituição
6 de outubro de 1980 (parece existir o sentimento de que essa Constituição, na verdade, trabalha para facilitar a ditadura).

Guiana obteve independência do Reino Unido em 1966, mas até o início de 1990 foi governado na maior parte pelos governos de orientação socialista. Em 1992, Cheddi Jagan foi eleito presidente, naquilo que foi considerada a primeira eleição livre e justa do país, desde a independência. Após a sua morte, cinco anos depois, ele foi sucedido por sua esposa Janet, que renunciou em 1999 devido à saúde debilitada. Seu sucessor, Bharrat Jagdeo, foi reeleito em 2001 e novamente em 2006.

Regiões[editar]

Mapa of Guiana

Planície Costeira (Georgetown, Bartica, Mabaruma, Nova Amsterdam)
Planalto (Lethem, Paramakatoi)
Corentine-Berbice (Linden)

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

  • Cataratas Kaieteur [2] (250 m). O local pode ser acessado por um curto voo a partir da capital oferecido por empresas de turismo como uma viagem um dia. É também o destino final de uma caminhada de cinco dias.
  • Cataratas Orinduik - Menor que a Kaieteur, geralmente incluída no mesmo passeio de avião.
Cataratas Kaieteu
  • Savana Rupununi
  • Montanhas Kanuku
  • Iwokrama

Chegar[editar]

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país; basta um passaporte válido.

De avião[editar]

  • O Aeroporto Internacional Cheddi Jagan, tel. (592) 261-2245, fica a 40km ao sul de Georgetown
  • O Aeroporto de Ogle fica a 9 km do centro da capital.
  • Voos de Boa Vista para Georgetown pela Meta: aprox. R$ 500,00 ida e volta. Só ida eles não vendem mas só a volta, sim (exigência do governo guiano).
  • Vôos de Belém pela Meta e Air Caraïbes
  • A empresa Trans-Guyana conecta o Aeroporto de Ogle, também em Georgetown, a Lethem em 1h30, por GYD $29.000 (US$134,00) ida e GUY $55.000 (US$280,00) ida-e-volta.

De barco[editar]

  • É ilegal entrar no país a partir de Niuewe Nickerie, no Suriname.

De carro[editar]

  • de Boa Vista, pela BR-401 até Bonfim, na fronteira, e depois por estradas do país, que levam de 10 a 14 horas até a capital

  • de Boa Vista até Bonfim, cruzando a fronteira e pegando outra condução em Lethem , até Georgetown
  • de Paramaribo, no Suriname, há micro-ônibus para o país vizinho

Circular[editar]

De avião[editar]

  • A Trans-Guyana Airways tem vários destinos no interior do país.

De barco[editar]

Como há muitos rios no país, barcos fazem a travessia; recomenda-se perguntar aos outros passageiros o valor da passagem, pois os cobradores tendem a cobrar mais dos turistas.

De carro[editar]

Táxis são baratos em Georgetown.

Micro-ônibus vão a várias cidades próximas à capital, porém não é recomendado viajar nesse transporte à noite.

Fale[editar]

Inglês; português só na área da fronteira

Compre[editar]

O mercado de jóias é famoso no país

R$ 1 = GYD $118 US$ 1 = GYD $205

GYD$ 1000 = US$ 4,88 = R$ 8,42 (nov/2010)

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Georgetown tem muitos crimes de rua, como assaltos e furtos. Não ande só, mesmo de dia, a menos que conheça bem a área. Não circule por Tiger Bay a leste da rua principal e toda a parte sul da cidade, particularmente os bairros de Albouystown e Ruimveldt. Evite a área coberta do Mercado Stabroek. Não ostente nada.

Homossexualidade é crime no país, o que pode levar à prisão perpétua.

Porte seu passaporte (mas bem protegido). Deixe cópia no hotel.

Saúde[editar]

Tome vacina contra febre-amarela 10 dias antes de chegar ao país. Tome somente água mineral.

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

  • Embaixada do Brasil, 308, Church Str., Queenstown, Georgetown, tel. (592) 225-7970/1/2/3

Emergências[editar]

  • Polícia 911
  • Bombeiros 912
  • Ambulância 913

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites