Guarujá

Da Wikitravel

Guarujá é um município da Baixada Santista, no Estado de São Paulo

Índice

Entenda[editar]

O Guarujá na verdade é uma ilha: a ilha de Santo Amaro. É o mais tradicional destino de verão da classe média paulistana, desde a primeira metade do século vinte, quando, em sua época de glória, foi apelidada de Pérola do Atlântico. A parte sul da ilha concentra os restaurantes, casas noturnas, hotéis e residencias, sendo predominante os edificios nas praias de Astúrias e Pitangueiras. No norte da ilha, condominios em meio a mata atlântica e praias desertas (algumas ainda particulares) fazem parte de um cenário exuberante.

Há ainda uma praia exlusiva para uso do exército.

Chegar[editar]

Mapa Rodoviário da Baixada Santista (parte central) e Litoral Norte de São Paulo
  • De Santos, pela balsa que liga a Ponta da Praia ao Terminal de Ônibus
  • De Bertioga, pela balsa que chega à Estrada de Pernambuco
  • De São Paulo, pela Via Anchieta ou Rod. dos Imigrantes e depois Via Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera-Guarujá)
  • Do interior de São Paulo, pelo Rodoanel Mário Covas
  • Do Rio de Janeiro e Vale do Paraíba pela Rodovia Ayrton Senna e depois acessando o Complexo Viário Jacu Pêssego

Circule[editar]

  • A pé nas praias centrais de Enseada e Pintagueiras.
  • De carro e a pé (trilhas) para praias de acesso restrito.
  • De ônibus circulares.

Veja[editar]

  • Praia de Pernambuco, grande parte da área próxima da praia faz parte de um condominio fechado de alto padrão, porém o acesso a praia é livre. É talvez a mais bem frequentada da cidade, e conta ainda com um Golf Club o complexo Sofitel Jequitimar e a Pousada Viladomar Guarujá,uma pousada com ambiente familiar e excelente atendimento.
  • Prainha Branca, com acesso próximo à balsa de Bertioga, com água bem limpa. Caminhada de 30 minutos.
  • Praia de Iporanga, lindíssima, com cachoeira junto ao mar. Verificar se o acesso por terra está aberto antes de empreender viagem, pois faz parte do condominio de mesmo nome.
  • Praia do Tombo, urbana, preferida dos surfistas.
  • Praia da Enseada, mais extensa praia urbana, concentra grande parte do agito de verão da cidade. O Hotel Casa Grande, mais tradicional do Guarujá, fica na praia, próximo a divisa com Pitangueiras. Na outra ponta, chama atenção o clube Samambaia e o condominio Península, com suas residências encrustadas na rocha sobre o mar.
  • Pitangueiras, praia central do Guarujá, e a primeira ser atingida ao chegar a cidade. Em sua orla, edificios modernistas ainda abrigam grandes nomes da sociedade paulistana.
  • Astúrias, ao lado de pitangueiras, segue o mesmo padrão de grandes edificios, em sua maioria de estilo moderno.
  • Perequê, popular e poluída, aceita excursões e é ainda ponto de trabalho e moradia de pescadores.

Faça[editar]

Compre[editar]

  • Feirinha do Centro, Av. Mal. Deodoro da Fonseca, Pitangueiras.
  • Feirinha 28 de Outubro, Rua 28 de Outubro, Astúrias.
  • Shopping La Plage, Avenida Marechal Deodora da Fonseca, 885, Pitangueiras, tel. 13 3355-9057.
  • Iguatemar Imoveis, Aven. Dom Pedro I, 2730, Enseada, tel. 13 3398-9000Iguatemar Imoveis.

Coma[editar]

  • Alcides, Av. D. Pedro I, 398, Enseada, tel. 13 3387-6323. Pratos deliciosos para lá de fartos.
  • Combinati, Rua Mário Ribeiro, 600, Pitangueiras, tel. 13 3386-9005. Italiano.
  • Dalmo Bárbaro, Avenida Miguel Stefano, Enseada, 4751, tel. 13 3351-9298. [1]
  • Rufino's Restaurant, Avenida Miguel Stefano, 4795, Enseada, tel. 13 3351-5771. Um dos mais tradicionais restaurantes da cidade. [2]
  • Santa Carne, Avenida D. Pedro I, 1955, Enseada, tel. 13 3351-8964.
  • Tasca, Avenida Miguel Stefano, 4710, Enseada, tel. 13 3351-2095. Restaurante português.

Beber e sair[editar]

  • Boteco Avelino's, Avenida Leomil, 772, Pitangueiras, tel. 13 3355-6798.
  • Phoenix, Avenida Miguel Stefano, 1087, Enseada, tel. 13 3355-4192.
  • Taboo Club, Rua Marjory da Silva Prado, Vila Jequitimar, Pernambuco, tel. 13 3845-2464. [3]

Durma[editar]

Econômico[editar]

  • Pousada Viladomar Guarujá, Rua das Acacias , 178 tel 13 3353-8158 ou 3024-5953. [4]
  • Pousada Casa no Tombo - Guarujá, Rua José Avelino de Oliveira, 464 Praia do Tombo - 13 3018-0036. [5]

Médio[editar]

  • Delphin Hotel, Avenida Miguel Stéfano, 1295, tel. 13 3797-6000. [6]
  • Enseada Praia Hotel, Avenida Miguel Stéfano, 3063, tel. 13 3351-9585. [7]

Esbanje[editar]

  • Casa Grande Hotel, Avenida Miguel Stéfano, 1001, tel. 13 3389-4000. [8]
  • Sofitel Jequitimar, Avenida Marjory da Silva Prado, tel. 13 2104-2000. [9]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites