Gramado

Da Wikitravel

Gramado é uma cidade de Rio Grande do Sul. Sua população, segundo o IBGE é de 33.706 habitantes.

Entenda[editar]

Gramado é uma das cidades que compõem a Serra Gaúcha e fica bem próxima a Canela, outro formoso destino. Trata-se de uma estância climática, muito famosa pelo casario de arquitetura ao estilo bávaro e pelo clima ameno. Também é famosa pelos eventos como o Festival de Cinema e o conhecido "Natal Luz", um dos mais fascinantes espetáculos natalinos em todo o Brasil. A paisagem é notável durante as quatro estações do ano: durante o outono, as ruas se tingem de vermelho e marrom, devido às folhas secas das árvores caducifólias. No inverno, é muito comum a geada e em algumas vezes chega a aparecer precipitações de neve; a cor branca passa a dominar a paisagem. Na primavera e no verão, salta à vista a enorme quantidade de hortências espalhadas por todas as áreas da cidade.

A cidade também é conhecida por seu Festival de Cinema, pelas numerosas lojas de artesanato e chocolate, pela "rua coberta", no centro da cidade, e pelo conhecido "Natal Luz", talvez o mais espetacular de todos os eventos natalinos no Brasil.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Os aeroportos mais próximos são o de Caxias do Sul, a 68 Km e o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre. Vôos de pequeno porte podem utilizar o aeródromo de Canela, distante de Gramado sete quilômetros.

Informações sobre horários de ônibus para Gramado podem ser encontrados no site oficial da cidade.

De carro[editar]

De carro, o caminho mais próximo é via Caxias do Sul, uma vez que é cidade limítrofe. Partindo de Porto Alegre, deve-se pegar a Free Way, no sentido da serra. De Curitiba o caminho mais curto é via a BR-116.

Outro caminho que se pode fazer, que, apesar de um pouco mais longo é mais bonito, é via Nova Petrópolis. A estrada é, em vários trechos, margeada por plátanos, formando um bonito conjunto natural.

Circular[editar]

De carro[editar]

É uma cidade pequena e calma, logo, circular de carro é tranquilo. Entretanto, durante a alta temporada pode haver congestionamentos e dificuldade de estacionar. Sendo a cidade muito bonita e cheia de atrativos, o melhor mesmo é percorrer os trajetos a pé, desfrutando de cada momento.

Veja[editar]

  • Centro da Cidade - Qualquer visita para Gramado começa pela visita ao centro, na Av. Borges de Medeiros, onde estão a Igreja São Pedro, o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta, além de diversos restaurantes, lojas e praças.
  • Lago Negro - cercado pela densa mata de araucárias e, no verão, por grande quantidade de hortênsias, este lago tem uma coloração de tonalidade verde profunda, causada pelos musgos e algas em suas profundidades. O acesso é liberado ao público e há pedalinhos.
  • Mini-mundo [1] - um parque de miniaturas de construções famosas ao redor do mundo, inclusive construções brasileiras. É particularmente interessante observar as miniaturas feitas das construções das cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, além do castelo de Neuschwanstein e do Aeroporto de Bariloche, todas expostas ao ar livre em escala de 1:24.
  • Rua coberta - rua do centro da cidade,que concentra grande quantidade de lojas de roupas, restaurantes e outros serviços. Coberta por uma imensa cúpula transparente de acrílico, que acende durante o período do Natal (dezembro e janeiro), é um dos principais pontos de evento da cidade. O acesso é livre.
  • Parque Knorr - Localizado na Rua Bela Vista, 353, este parque é especialmente conhecido pelo Bosque do Papai Noel e pela Aldeia da Mamãe Noel. O ideal é chegar a esse local no início da noite, quando os estabelecimentos estão acesos. O interior das casas lembra muito as cenas "românticas" associadas ao Natal. Há passeios de bonde por todo o local e são instalados alto-falantes, que transmitem o tempo inteiro músicas típicas do Natal, desde as tradicionais "Jingle Bells", "Joy to the World" e "Noite Feliz" até peças clássicas de compositores como Haendel e Bach. Alguns pontos de destaque são a Fábrica de Brinquedos (onde está o Papai Noel - em carne e osso e com barbas verdadeiras), a Árvore de Desejos e o Chalé dos Ursos.
  • Centros municipais de cultura - Localizado na Rua São Pedro, 369, é dividido em Centro I e Centro II. Neste local está localizada a secretaria de Educação do município, além de uma infra-estrutura para prática de esportes e até mesmo orações. Estão localizados aí também o Museu Municipal prof. Hugo Daros, o Teatro Elisabete Rosenfeld, a Câmara dos Vereadores, e o Arquivo Histórico Municipal.
  • Palácio dos Festivais - Localizado na Av. Borges de Medeiros, 2697, é o local onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado. No entanto, as sessões de cinema acontecem durante o ano inteiro, às sextas, sábados, domingos e segundas, com sessões iniciando às 20h30. Durante o mês de julho, há sessões em todos os dias.
  • Dreamland - Museu de Cera de Gramado, Av. das Hortênsias, 5.507. Tel. (54) 3286-5100 [2]

Faça[editar]

Eventos[editar]

  • Festival de Cinema - acontece na terceira semana do mês de Agosto em cada ano. Teve início na década de 70 e tornou-se um dos eventos oficiais da cidade - uma das razões, inclusive, para a cidade de Gramado ter adquirido projeção nacional.
  • Natal Luz - trata-se do mais belo espetáculo natalino do Brasil. Sempre durante o mês de Dezembro, tem atrações como a Árvore Cantante, onde um coro se dispõe ao longo de uma árvore, com peças musicais de Natal, encenações teatrais, enfeites por toda a cidade, e diversos concertos pela cidade toda, executados pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É comum ver coros adultos e infantis carregando velas pelas ruas da cidade, e o ponto culminante é o concerto na lagoa Joaquina Rita Bier, onde os cantores e colocam sobre pedras isoladas no lago, que lembram pêssancas, a queima de fogos de artifício e os fascinantes efeitos de luz.
  • Gramado Aleluia - confirmando a tradição da cidade com os eventos relacionados à Cristandade, assim como no Natal Luz, existe também um evento semelhante que acontece durante a Páscoa. Durante a Semana Santa, vários concertos de música sacra acontecem na cidade, além das luxuosas procissões. Embora menos conhecido, não é menos interessante que o Natal Luz. Durante o "tríduo pascal" há vigílias e missas na Igreja São Pedro, no centro da cidade, além do canto do Exsultate e as bênçãos do Fogo e da Água, durante o Sábado de Aleluia.

Atividades[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

O sucesso de Gramado como cidade turística proporcionou o aparecimento de inúmeros restaurantes, alguns com menus perfeitamente ecléticos, onde ofertas de fondue, trutas convivem com carnes, massas, pizzas, etc. É raro que um restaurante que se proponha a fazer de tudo, faça-o bem. O tradicional galeto gaúcho é aí servido em seus melhores momentos e uma ampla opção de vinhos a preços razoáveis torna este uma das melhores opções de bem comer em Gramado. Outra fama gastronômica de Gramado e de toda a Serra Gaúcha são os cafés coloniais: são estabelecimentos em que uma farta mesa de pratos tradicionais da região (somadas a algumas das culturas italiana e alemã) é servida por um preço moderado (entre R$ 35 e R$ 40, aproximadamente).

Moderado[editar]

  • Café Colonial Bela Vista, Av. das Hortênsias, 4665. Tel. (54) 3286.1608
  • Casa di Pietro, Rua Pedro Benetti, 05 (ao lado da Igreja São Pedro. Tel. (54) 3286-4077 [3]
  • Il Piacere, Av. Borges de Medeiros, 1989 - Centro. Tel. (54) 3286-1937 [4]

Esbanje[editar]

  • Belle du Valais, Av. das Hortênsias, 1432. Tel. (54) 3286.1744

Durma[editar]

Econômico[editar]

Médio[editar]

  • Pousada Lanai Gramado, Travessa Corsan, 19, (54) 3295.1120 (), [5]. checkin: 13:00; checkout: 12:00. Pousada localizada no bairro Floresta com ótimo serviços e infraestrutura. Localização perto do centro de Gramado, restaurantes, a poucas quadras da famosa rua coberta de Gramado e da catedral. Todos os quartos estão equipados com calefação, frigobar, TV LCD, secadores de cabelo, e internet wireless. Café da manhã incluso no valor da diária. A pousada com vista panorâmica do centro de Gramado.  editar
  • Pousada Rosa - Gramado - RS-115, Km39 Fone/Fax: 54 3286 4202, [6] . Em Gramado no RS ou na Praia do Rosa em SC você e sua família poderão desfrutar de momentos inesquecíveis de lazer. Nossa pousada está localizada numa área privilegiada, em meio a natureza, proporcionando aos nossos hóspedes um local próprio para descanso e lazer.
  • Gramado Palace - Rua D´Artagnan de Oliveira, 237 Fone/Fax: 54 3286 2021, [7]
  • Pousada Vale do Quilombo, Rua Leopoldo Geyer, 256 - Residencial Vale do Bosque - tel. 54 3286-2394 Fax: 54 3286-6104, [8]
  • Hotel Pórtico - Rua São Luiz, 400 - Bairro Planalto, tel. 54 3286-1037, [9] Skype: "Hotel Portico"
  • Hotel Pousada Le Chateau, Rua Floresta Negra, 110 - Bairro Planalto, tel. 54 3286-6606 e 3286-6766. [10] [11]. É hotel extremamente familiar, com os proprietários residindo no local. A decoração é um charme e se o orçamento estiver um pouquinho mais folgado considere ficar numa das suites. A decoração dos quartos e suítes é primorosa, equipamentos e instalações de primeira. Fica bem situada, em local tranquilo, mas próximo do agito. É uma garantia de conforto e bom serviço. O lugar é tão romântico que é garantia que pinte um clima de lua-de-mel.
  • Aardvark Inn, Rua Mestre, 18 - Bairro Floresta, tel. 54 3286-0806 e 8418-0010. [12] [13]. Projetada por uma família Escocês-brasileira para ser um Country Inn Britânico, a pousada remeterá os hóspedes ao ambiente informal típico da tradição Britânica. Inns, na Grã-Bretanha, eram os estabelecimentos que recebiam os viajantes a cavalo ou em carruagens, herança que se traduz, atualmente, por local confortável, com boas acomodações e gastronomia.

Esbanje[editar]

  • Gramado Master Palace (Hotel em Gramado), Rua Carlos Lengler Filho, 103 - Planalto, (54) 3295.7171, [14]. O Gramado Master Palace Hotel fica próximo a Rodoviária, Lago Negro, Rua Coberta, Lago Joaquina Rita Bier e diversas opções gastronômicas e culturais da cidade. Durante o Natal Luz você poderá assistir a muitas atrações do evento ao lado do Hotel como o espetáculo Nativitaten onde chamas de fogo saem de dentro do Lago, chafarizes de água desenham formas em meio a raios laser, fogos de artifícios costuram os temas do início ao fim, numa comovente e única apresentação. A localização do Hotel beneficia um passeio inesquecível pela cidade de Gramado. Reserve hotel em Gramado no Gramado Master Palace: [15]!  editar

  • Ritta Höppner Residenz Hotel - Rua Pedro Candiago, 305, tel. 54 3286-1334, [16] - Suítes com piscina térmica privativa!
  • Boutique Hotel Varanda das Bromélias - Rua Alarich Schultz, 158, tel. 54 3286-6653, [17] - A 3 quadras do centro [18]
  • Estalagem St Hubertus - Rua da Carrieri, 974. Tel. (54) 3286.9254 [19]
  • Pousada Jardim Secreto - Rua Fredolino Guilherme Bier, 110. Tel. (54) 3286.2023 [20] [21]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites