Golpes mais comuns

Da Wikitravel
Isto é um artigo de dicas de viagem.

Essas são algumas dicas de como evitar e como acontecem os golpes com turistas pelo mundo.

Batedor de Carteira:Um dos golpes mais comuns em turistas

Batedores de carteira[editar]

O que é?[editar]

Um dos golpes mais comuns que os turistas podem sofres é de um batedor de carteira. Bater carteira é um golpe simples, rápido, que pode gerar mais dinheiro que um roubo armado (aponta estudo), e que o ladrão tem menos chances de ser identificado. Quando você sofre um roubo de um batedor que carteira você tem poucas chances de recuperar seu dinheiro e/ou documentos que estavam na carteira e quando os ladrões são pegos a pena é curta, pois os crime não aconteceu a mão armada e a vitima não sofre nenhum tipo de agressão. Nesse artigo você aprenderá como funciona os esquemas e as táticas dos batedores de carteira agindo só ou em grupo e como evitar esse golpe que muitos turistas ou moradores da própria cidade sofrem.

Locais em que ocorre[editar]

Os locais mais comuns onde se concentra batedores de carteira são:

  • 1 - Lugares muito movimentado como em grandes eventos em que quando alguém esbarra em você, você pode achar normal ou comum.
  • 2 - Lugares movimentados em que se possa encontrar bastante turistas (nos pontos turísticos das cidade).
  • 3 - Nos transportes públicos lotados pode-se encontrar batedores de carteira e se tiver sorte algum passageiro pode te avisar.

Como funciona[editar]

Os batedores de carteira podem agir sozinho ou em grupo. Quando estão agindo sozinhos, os batedores de carteira espera você ficar distraída(o) e sem que perceba pode roubar os objetos que estavam em seu bolso. E quando estão agindo com um comparsa, ele/ela faz a vitima se distrair e fazendo com que o comparsa te roube. Veja como alguns golpes são aplicados (fonte:Tom Harris)

Vitima distraída no telefone e batedor de carteira a roubando
  • 1 - Quando sozinho o batedor de carteira pode fingir que esta distraído (como por exemplo: fingir que está lendo um livro, ouvindo musica...) e se aproximar de você ou você dele e ele pode te roubar discretamente. Ou pode ser vice-versa, você pode ser o distraído e ser roubado por isso(veja a imagem).
  • 2 - A técnica do sanduíche funciona com dois batedores de carteira. O primeiro fica na frente e o segunda logo atras deixando a vitima no meio, e de repente o comparsa da frente pára de caminhar fazendo com que a vitima do meio esparre no da frente e o terceiro comparsa esbarre na vitima e a roubando rapidamente.
  • 3 - Outra técnica usada entre batedores de carteira é fazer com que um comparsa deixe cair seus objetos no chão e faz com que a vitima ajude-a(o) e, quando a vitima vai ajuda-la(o) o segundo comparsa roube a carteira que esta em sua bolsa ou bolso da vitima.

Essas são alguns esquemas que os batedores de carteira usam, mas nem sempre são os mesmos. Os batedores sempre tentam inovar em seus esquemas e podem agir sozinhos, com dois,três ou até quatro comparsas.

Como evitar[editar]

Bom, caso tenha lido o artigo todo e ter ficado neurótico(a) pensando que qualquer momento de distração ou esbarrão que você sofrer você possa estar sendo roubado(a), não fique assim, basta seguir as dicas de como evitar isso e poder caminhar tranquilamente sem ser alvo fácil dos batedores de carteira. Bom não garanto 100% de certeza que as dicas irão te ajudar, a ser roubado, mas ira dificultar para o batedor de carteira, pois os batedores de carteiras sabem se disfarçar. Fingem ser ricos, carrega um bebe em suas mãos(ou algum objeto) para dizer que estão ocupadas ou podem fingir ser turistas comuns. Então se prepare para as dicas:

  • 1 - Dificulte. Pois como dito no texto acima as dicas irão dificultar para os batedores, pois eles não vão ficar tentando e tentando e tentando rouba-lo. Então não carregue objetos de valor ou carteiras no bolso de trás, pois é mais fácil roubar um objeto no bolso traseiro do que no bolso da frente onde deveriam estar. Pochetes, sacolas ou bolsas que ficam viradas para trás são também alvos fáceis, portanto pochetes viradas para frente e bolsas ou sacolas entre os braços.
  • 2 - Engane. Se eles conseguem te enganar, você pode engana-lo. Use no bolso traseira uma carteira "falsa" para que eles peguem e não vejam a verdadeira.
  • 3 - Se familiarize com o local, porque é comum você chegar em uma cidade grande com bolsas (como se fosse acampar), talvez mapas e pedindo informações as pessoas próxima. Bom não estou falando para sair por ai sem nada e ficar perdido na cidade, mas tente evitar ser uma pessoa 'perdida' por ai pedindo informações e olhando em mapa a todo momento. Procure ficar segura, e como dito antes, se familiarize com o local, pois pessoas confiantes e que tem capacidade de circular a cidade sem pedir tanta informação pode ser reduzidas as chances de ser roubado e caso tentem eles tenderão a passar ao largo se você não se parecer com a mais perfeita vítima na multidão.

Essas são as principais dicas para reduzir suas chances de ser vitima dos batedores de carteira, então fique esperto(a).

Falsa Policia[editar]

Já imaginou, você (ou alguém que você conheça ou esteja próximo) estiver fumando em uma área aberta, em que não tem nenhuma placa e nenhuma lei sobre isso, ou fazendo algo que não é nada de ilegal, como por exemplo, tirar foto de uma coisa livre ao publico (como uma estatua ou até mesmo um banco bonito), e de repente aparece um guarda que te multa por estar fazendo isso ou outras coisas, o que fazer?

Basta você para checar a identificação do policial e contate a policia se tiver duvida.

Pedras de mentira[editar]

Alguns motoristas de táxis ou algum guia turístico (um pouco mais difícil de acontecer) pode ter levar a lojas em que os preços são bons demais. Então desconfie. Sua joias ou pedras preciosas, pode ser nada mais que vidro polido.

Golpe do bar[editar]

Os principais alvos nesse golpe são os homens, em que é abordado por moradores locais que o convida para ir a um bar. Logo apos algumas bebidas, o grupo vai embora e você fica responsável pela conta.

Taxistas trapaceiros[editar]

Os golpes mais comuns são cobrar mais pela tarifa ou dizer que o hotel/bar/restaurante escolhido pelo passageiro está fechado, mas que ele sabe de um logo ali.

Como evitar[editar]

Utilize somente táxis licenciados (se possível, combine uma taifa fixa) e certifique-se por si mesmo de que o estabelecimento está ou não fechado.

Não é de graça[editar]

É comum acontecer ao redor da Times Square, em Nova Iorque ou na Strip, em Las Vegas. Pessoas entregam o que parece ser um CD gratuito. O artista se recusa a pegar o disco de volta e espera você pague. Para escapar, coloque-o gentilmente no chão e se afaste.

O golpe da foto[editar]

Um morador local fantasiado e se oferece para posar para uma foto. Tirada a foto ele (ou ela) pede um preço alto pela pose. Para piorar, pode haver um comparsa que tira a foto e não devolve a câmera.

Trens lotados[editar]

Aquela esbarrada foi um acidente ou alguém tentando levar sua carteira? Os furtos são mais comuns nas redes de transporte de Nova Iorque, Paris e Londres, sempre cheias, mas podem ocorrer em qualquer lugar. Um golpe em particular é comum em certas partes da Itália: minutos antes de o trem partir, dezenas de pessoas invadem os vagões para levar objetos dos viajantes. Para se evitar esse golpe, basta ver como evitar os batedores de carteira.

O truque da pulseira[editar]

Uma pessoa se aproxima falando sobre atrações turísticas e, de repente, amarra uma pulseira em seu braço. Se você se recusar a pagar O golpista começa a gritar que você está roubando a pulseira.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas