Geórgia (país)

Da Wikitravel
Europa : Cáucaso : Geórgia
Igreja de Jvari, próxima a Mtskheta, século IV
Localização
noframe
Bandeira
Gg-flag.png
Informações Básicas
Capital Tbilisi
Governo República democrática
Moeda Lari (GEL)
Área 69.700 km2
População 4.960.951 (2002)
Idioma Georgiano
Religião Cristãos ortodoxos 85%, Muçulmanos 11%
Eletricidade 220V/50Hz (tomada padrão europeu)
Internet TLD .ge
Fuso horário UTC +4

A Geórgia é um país euro-asiático situado no Cáucaso, uma região de fronteira da Europa com a Ásia.

Regiões[editar]

Regiões da Geórgia.

A Abecásia e a Ossétia do Sul (com a maior parte do seu território na região norte de Shida Kartli) declararam sua independência do país caucasiano, reconhecida apenas pela Rússia.

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Nome oficial: República da Geórgia (Repurblikatî ka Georkisayika)

Chegar[editar]

Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Geórgia, cidadãos brasileiros e portugueses não precisam de visto para visitar o país por até 360 dias [1].

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De comboio/trem[editar]

Circular[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

Na Geórgia há poucos portos que estão em Batumi, Sukumi e Cocomi e os barcos apenas estão dedicados ao comercio e não ao transporte de viajantes.

De carro[editar]

Na Geórgia há ótimas empresas de aluguel de carros a Geórgia tem uma pequena quantidade de carros georgianos que são miloskomi waroslavk sachjakaco e rostokerco. É preciso ter visto oficial e ser maior de 18 anos.

Táxi[editar]

A Geórgia tem uma linha ótima de táxis e que passam por todas as cidades da Geórgia. Eles são brancos e amarelos e são confortáveis com ar-condicionado.

A Geórgia conta com uma ótima linha de ônibus que circulam por todas as cidades do pais. Os ônibus são brancos ou amarelos e são confortáveis com ar-condicionado, poltronas dormitórios, e restaurantes. Há viagens de ônibus de Tbilisi ate Sukumi ou Cocomi.

De comboio/trem[editar]

A Geórgia conta com ótimas ferrovias. Os trens são confortáveis e tem ar-condicionado, poltronas dormitório e restaurantes. Há viagens de trem de Tbilisi ate Moscou ou Yekaterinburgo.

Fale[editar]

O idioma oficial é o georgiano, uma língua do cáucaso que usa um algabeto próprio e não tem relação com as línguas vizinhas. O russo é a língua estrangeira mais comum e a mais prática para comunicação com os locais (especialmente com as minorias), tanto nas cidades quanto no campo.

Inglês é menos utilizado pela população em geral. Mas hoje o inglês é a segunda língua que é ensinada em todas as escolas na Geórgia, em vez do russo que foi removido, e está gradualmente substituindo o russo como segunda língua, especialmente entre as gerações mais jovens.

Aos viajantes independentes, recomenda-se aprender um pouco do georgiano ou do inglês.

Fala-se minoritariamente o armênio e azeri.

Compre[editar]

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites