Faro

Da Wikitravel
Igreja do Carmo.

Capital do Algarve, Faro é a principal porta de entrada do Turismo em Portugal, através do Aeroporto com o mesmo nome.

Entenda[editar]

História[editar]

Os primeiros marcos datam do século VIII a.C., durante a colonização Fenícia do Mediterrâneo Ocidental. A cidade servia então de entreposto comercial, integrado num amplo sistema comercial baseado na troca de produtos agrícolas, peixe e minérios. Seu nome de então era Ossónoba, sendo um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal Entre os séculos III a.C. e VIII d.C. a cidade esteve sob domínio Romano e Visigodo, tendo vindo a ser conquistada pelos mouros no ano de 713 d.C, erguendo ali uma fortificação (reforçada por uma nova muralha erguida a mando do príncipe mouro Bem Bekr, no século IX). Na sequência de independência de Portugal (que data de 1143), D. Afonso Henriques (primeiro Rei de Portugal) e os seus sucessores iniciaram a expansão do país para Sul, reconquistando os territórios então ocupados pelos Mouros, que culminou com a conquista do Algarve e da cidade de Faro no ano de 1249, pelas tropas de D. Afonso III. Faro foi elevada à categoria de cidade no ano de 1540, sendo desde 1830 é capital do Algarve. Faro foi parcialmente destruída durante o grande terremoto de 1755, dendo parte de sua muralha, assim como alguns outros edifícios ido ao chão.

Faro assumiu a sua vocação cosmopolita aquando da inauguração do seu aeroporto internacional a 11 de Julho de 1965, ainda durante a ditadura de António de Oliveira Salazar. Hoje em dia e graças ao aumento de procura turística em todo o Algarve, a cidade possui o segundo mais movimentado aeroporto de Portugal atrás do aeroporto da Portela em Lisboa, com um movimento superior a 5 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto é ainda utilizado por parte dos turistas que se dirigem para a Andaluzia devido a certos locais desta região espanhola estarem mais próximos de Faro do que de Sevilha.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Aeroporto de Faro (IATA: FAO) (ICAO: LPFR) [1]. Muitos pacotes turísticos e companhias aéreas de desconto chegam do Reino Unido e Irlanda, Europa continental e no Canadá. Há um grande grupo de agências de aluguer de automóveis, se você virar à direita após a saída principal (Veja informações na secção circule).

Circule[editar]

  • Faro Airport Transfers to all the Algarve, [2].
  • Faro Airport Transfers, [3].
  • Algarve Airport Transfers, [4].
  • Faro Airport Transfers, [5].
  • Car Hire Faro Airport, [6].
  • Budget Rent a Car Faro Airport, [7][8].

Há 2 autocarros entre o aeroporto e a cidade de Faro a cerca de 15min do centro, são eles o nr 14 e 16.

Veja[editar]

Arco da Vila de Faro.
  • Palacete Belmarço - Desenhado pelo arquitecto Norte Júnior e mandado construir em 1912, localiza-se na confluência do Largo Marcelino Franco com a Rua de S. Francisco e com a Rua José Maria Bandeiro. O palacete de arquitectura revivalista é composto por dois pisos, decorados no interior com vários painéis de azulejos, representando terras e monumentos portugueses, tais como a Torre de Belém (Lisboa), o Palácio da Pena (Sintra) e o Estoril.
  • Muralhas de Faro - Envolvem a área antiga da cidade (conhecida por Vila-Adentro), sendo parte muçulmana, parte portuguesa.
  • Arco da Vila de Faro - É a porta das muralhas medievais da cidade, sendo um dos seus monumentos mais interessantes. Desenhada pelo genovês Xavier Fabri em 1812, foi aberta nas uralhas medievais criando uma passagem para a Vila-Adentro. No topo do monumento, que está ladeado por duas colunas jónicas, existe um nicho com a imagem de São Tomás de Aquino.
  • - Construída na Idade Média, foi reconstruída em 1596 (após o saque das tropas do conde de Essex), e novamente em 1775 (após o terramoto de Lisboa). A mistura de arquitecturas tornou-a numa "imagem" do Algarve. O portal principal e a torre-pórtico do relógio são de arquitectura românico-gótica, enquanto que no interior se pode apreciar a talha dourada barroca. Do cimo da torre sineira tem-se uma magnífica vista de Faro e da Ria Formosa.
  • Igreja do Carmo - Construída nos séculos XVIII e XIX, a igreja tem fachada barroca. Estando numa das partes mais elevadas do centro histórico da cidade, as suas duas torres são bem visíveis. No interior podem-se apreciar o retábulo barroco e o magnífico tecto pintado. Anexa à igreja está a mais famosa capela dos ossos do Algarve.
  • Jardim Manuel Bivar - Zona sombreada, muito agradável, debruçado sobre a a doca, com esplanadas agradáveis. É rodeado por edifícios interessantes, tais como a Alfândega e o Palcete Bivar.
  • Centro Ciência Viva do Algarve - O Centro Ciência Viva do Algarve oferece experiências sobre os fenómenos físicos que contribuem para a evolução da Terra, aquários com fauna locais, incluindo um apalpário que representa a Ria Formosa, uma sala dedicada aos sentidos e outro dedicado aos fenómenos da luz. No exterior temos uma estufa, um terraço com vista sobre a Ria Formosa e um jardim dedicado às energias renováveis. Organiza actividades, incluindo sessões, oficinas de ciência, sessões de astronomia, festas de aniversário para crianças, exposições entre outros ... Para mais informações visite as páginas web [9] e do Facebook [10]

Faça[editar]

  • Passeio na Ria Formosa - Com barcos que saem do cais de Faro (informações no Posto de Turismo ou nos escritórios do Parque Natural da Ria Formosa, o passeio pelo labirinto de canais e ilhas é inesquécivel.
  • Festas - Faro tem várias festas ao longo do ano, incluindo a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais (Agosto), na Doca, a Festa da Ria Formosa (Julho), no Largo da Sé ou a Feira de Santa Iria (Outubro), no Largo de São Francisco.

Compre[editar]

  • Rua de Santo António - Ladeada de casas antigas, é das artérias maias conhecidas e animadas da cidade. Há bastantes lojas e cafés, incluindo o Café Aliança, que mantém a decoração dos anos 30.

Coma[editar]

As especialidades da cidade são os carapaus alimados, o arroz de lingueirão, as cataplanas, a sopa de amêijoas e a de conquilhas. Quanto a sobremesas, destacam-se os queijinhos de amêndoa, o bolo mimoso, o bolo algarvio e o morgado de amêndoa.

Económico[editar]

Médio[editar]

  • Taska (Rua do Alportel, 38; tel.:(+351)289 824 739) - Serve várias iguarias, das quais se destacam o arroz de lingueirão e os carapaus alimados.

Esbanje[editar]

  • Camané (Avenida Nascente Praia de Faro - Praia de Faro; tel.:(+351)289 817 539) - Com maravilhosas vistas da Ria Formosa, destaca-se pelo peixe e marisco.

Beber e sair[editar]

  • Café Aliança - Mantendo a decoração dos anos 30, o café com 100 anos de vida situa-se na rua de Santo António. Por ele passaram personalidades como Marguerite Yourcenar, Simone Beauvoir, Fernando Pessoa, Carlos Porfírio, António Aleixo, Assis Esperança, entre outros.
  • Pastelaria Gardy (Rua de Santo António, 16, tel.:(+351)289 824 062- Pastelaria com mais de meio século de existência. Recomendam-se os Dom Rodrigos.
  • Pastelaria Cinderela (R. Portugal 12, Tel: 289821762) Recomendada pela sua pastelaria de qualidade e ambiente agradável, destacam-se os doces tradicionais algarvios e os Bolos Rei considerados os melhores da região.

Durma[editar]

  • Hostel Casa d'Alagoa - Faro, Praça Alexandre Herculano 27, (+351)289 813 252 (), [11]. A Casa d'Alagoa é um edifício histórico que tem mais de 3 seculos e foi reabilitada com a total dedicação dos proprietários. Tem recepção 24h, area de churrasco, sala, acesso à Internet, cozinha para hospedes, lençois incluídos, terraço e aluguer de bicicletas.  editar
  • Hotel Eva, Avenida da República, 1, (+351)289 001 000 (, fax: (+351)289 001 002), [12]. Duplo - de 70 a 145 euros.  editar
  • Hotel Ibis Faro, E.N. 125 Pontes de Marchil, (+351)289 893 800, [13]. O hotel Ibis Faro está situado a 2 km do centro da cidade, a 3 km do aeroporto e a 6 km das praias do Algarve. O hotel oferece 81 quartos com ar-condicionado e 2 salas de reuniões para seminários e conferências. Também possui restaurante, bar com terraço e serviço de snacks 24 horas, piscina e estacionamento privativo externo. Os hóspedes em viagem de negócios contam com acesso Wi-Fi à Internet banda larga. O campo de ténis está a 2 km e o campo de golfe a 10 km.  editar
  • Hotel Faro, Praça D. Francisco Gomes 2 8000-168 Faro, (+351)289 830 830 (, fax: (+351)289 830 830), [15]. Duplo - de 70 a 166 euros. (Lat. N 37º 0' 58,72) editar
  • Vila Quinta dos Ferreiros, (+351) 289 598 190 (, fax: +351 289 598 199), [16]. A Vila Quinta dos Ferreiros é um moinho de vento original restaurado. É acolhedor, e está muito bem estimado pelo proprietário, tendo sido construído em estilo português. A moradia está implantada num cume com uma vista ímpar para a serra e barrocal algarvio, e dispõe de um quarto, cozinha bem equipada com máquina de lavar louça, terraço com barbecue, piscina, jardim e parqueamento privativo. A habitação está preparada para quatro pessoas. que podem usufruir de um amplo terraço com barbecue. A sala de estar tem uma lareira e TV. A área de lazer privada é constituída por: jardim, zona de relvado, árvores de fruto, piscina, mobiliário de lazer.  editar
  • Hostel Faro - Hostel 33, Rua Miguel Bombarda 33 - Faro, +351 96 972 13 60 (), [17]. Hostel 33 beneficia de uma localização excelente em Faro, apenas a 40 metros da Estação Ferroviária e a 10 minutos a pé do centro da cidade de Faro. Todos os quartos do hotel dispõem de acesso Wi-Fi gratuito, roupa de cama, aquecedores, ventoinhas de tecto e um roupeiro. O Quarto Twin possui uma casa de banho privada.  editar

Partir[editar]

Palácio de Estói.

À volta de Faro há muito para ver. O Parque Natural da Ria Formosa, por exemplo, é uma experiência inesquécivel, podendo-se ver viveiros de amêijoas (consideradas as melhores do mundo), passear entre os sapais, e ver as inúmeras aves migratórias que aqui passam durante a sua migração desde a Europa ao Norte da África. A Fonte da Benémola, também, zona de transição entre o litoral algarvio e a serra, com seus solos avermelhados, é dos melhores exemplos da vegetação original do Barrocal. Da Rocha da Pena, perto de Salir, têm-se uma vista magnífica, se conseguir um dos muitos trilhos pedreestes que levam ao topo da falésia.

O património envolvente de Faro é também abundante. Em Estói, as Ruínas Romanas de Milreu e o Palácio de Estói ocupam o lugar de principais atracções. As Ruínas Romanas de Milreu situam-se junto à povoação, mostrando ainda hoje um balneário, instalações agrícolas, um templo, uma casa senhorial, etc. O Palácio de Estói, é um pastiche rococó único na região. O palácio tem também uns jardins com laranjeiras e palmeiras, que condizem com o seu alegre estilo rococó. O terraço inferior exibe um pavilhão e azulejos azuis e brancos, a Casa da Cascata, no interior da qual se encontra uma cópia das Três Graças, de Canova. O terraço superior , o Patamar da Casa do Presépio, tem um grande pavilhão com vitrais, fontes decoradas com ninfas e nichos em azulejos.

Olhão é também interessante com o seu mercado neo-árabe. No Festival de Marisco de Olhão, que decorre entre 10 e 15 de Agosto, pode-se deliciar ciom ostras, lagostins, conquilhas cozinhadas de diversas maneiras. Durante o festival há também espectáculos musicais com artistas portugueses e estrangeiros.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites