Ciudad del Este

Da Wikitravel
América : América do Sul : Paraguai : Ciudad del Este

Ciudad del Este é uma cidade do Paraguai.

Chegar[editar]

  • Normalmente, chega-se através da Ponte da Amizade, erguida em 1965, a partir de Foz do Iguaçu. Inúmeros são os meios para atravessá-la: A pé, de veículo particular, de ônibus urbano a partir de Foz, de táxi, de mototáxi e em veículos de excursão. Se você for apenas passar o dia na região e for voltar ao Brasil não é necessário apresentar documentação, mas se for prosseguir viagem Paraguai adentro é necessário registrar-se na imigração paraguaia com RG ou passaporte válido.

Também é possível chegar em ônibus de longa distância a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O terminal rodoviário de Ciudad del Este fica a 3 km do Centro, próximo ao Estádio. Outra maneira é chegar de avião. O Aeroporto Internacional Guaraní está localizado a 18 km do Centro, e possui vôos diretos todos os dias da TAM para São Paulo.

Circule[editar]

Evite circular de carro em Ciudad del Este. O trânsito é muito ruim e existem poucos estacionamentos. Sem falar que veículos brasileiros são alvo constante de flanelinhas e de ladrões. A cidade é servida por um grande número de ônibus de várias empresas, a grande maioria de idade avançada e em condições ruins. São conhecidos pela população local como "chatarras", o que em espanhol significa, literalmente, sucatas. Servem para levar o viajante a locais mais afastados tais como a a Rodoviária, a Usina de Itaipu e os Saltos del Monday. Também há a opção de circular de táxi até esses locais, prefira pegá-lo em um ponto de rádio táxi ao invés de chamá-lo na rua. Não há taximetros, o preço é combinado antes com o motorista. Se o objetivo for fazer compras não há necessidade de recorrer a esses transportes, pois a área comercial da cidade é bem concentrada. No entanto, tome muito cuidado ao caminhar pela área pois muitas ruas não possuem sequer uma calçada, e as que as tem estão apinhadas de barracas de vendedores. Atravessar as ruas (principalmente a avenida San Blás, de acesso a Ponte) exige toda a atenção possível devido ao fluxo caótico de veículos, especialmente de motos. Faixas de pedestres são quase inexistentes. Existem passarelas na Avenida San Blás mas quase ninguém as usa.

Veja[editar]

  • Usina Binacional de Itaipu - A 10 km ao norte do Centro seguindo pela estrada Supercarretera em direção a cidade de Hernandárias encontra-se o centro de visitantes do lado paraguaio da usina, onde há a disposição estacionamento, sanitários e uma feirinha de artesanato dos índios Guaraní. A Visita Turística é a mais realizada pelos visitantes, onde está incluso a exibição de um filme a respeito da história da usina e um itinerário percorrido a bordo de um ônibus da empresa acompnhado de um guia turístico que conta todas as características da Usina. Tudo apenas em espanhol! Há uma parada em um mirante para tirar fotos. A Visita Turística é grátis (necessário apresentar algum documento de identidade) e acontece todos os dias exceto em feriados específicos dos dois países. As demais visitas -Especial e Institucional Científica- são dedicadas a pesquisadores e autoridades, e é necessário contatar o Centro de Visitantes previamente para ter a chance de obter uma vaga nessas visitas. Para ir de ônibus basta pegar no terminal urbano de Ciudad del Este qualquer linha que siga para Hernandárias, custa cerca de 3500 guaranis, e descer ao final da Supercarretera, a 100 metros do Centro de Visitantes. A partir de Foz do Iguaçu pode pegar também a linha para Hernandárias da empresa Chaco Boreal, por R$ 4,00 ou 9000 Guaranis.

Telefone:(595)-61-599-8040. Email: cturistico@itaipu.gov.py

  • Saltos del Monday - A 10 km ao sul do Centro, já na cidade de Presidente Franco, encontra-se uma alternativa bem mais tranquila ao movimento intenso nas Cataratas do Iguaçu. Os Saltos del Monday são um conjunto de quedas d'água exuberantes do rio Monday com cerca de 40 metros de altura, cercados de muito verde. Estão localizadas dentro de um parque bem estruturado, com tirolesa, restaurante e sanitários bem cuidados, e com um terraço panorâmico bem diante das quedas. É possível praticar rapel junto as quedas. O preço de entrada do parque é de 5.000 guaranis ou 2 dólares por pessoa. Chega-se utilizando a estrada Supercarretera no sentido sul até chegar a Avenida Guarani, de onde já se percebe placas indicando o caminho. Da Avenida Guarani entra-se posteriormente na Avenida Monday e logo depois já há a indicação para o acesso ao Parque. Há a disposição um estacionamento para os usuários do Parque. Para quem vai de ônibus, a partir do centro de Ciudad del Este tomar a linha Monday directo 1,2,3,4,5 da empresa La Matialda (2.500 guaranis) na Avenida Pioneros del Este em frente ao Supermercado Arco-Íris, e descer na esquina das avenidas Guarani e Monday, onde haverá a sinalização de acesso para o Parque, tendo que caminhar cerca de 1 km até a entrada do mesmo. O Parque fica aberto todos os dias das 07:30 as 18:00. Telefone: (595) 61-599-8040.
  • Hito de las Tres Fronteras - A 15 km do Centro, no município de Presidente Franco. Pegue o ônibus da linha Tres Fronteras, da empresa de mesmo nome. Abaixo do marco está o atracadouro da balsa que leva a Puerto Iguazu, na Argentina. A bordo da balsa, na foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná, é possível ver bem de perto os marcos dos três países. É obrigatório apresentar RG ou Passaporte válido para entrar na Argentina, mesmo que o regresso ao Paraguai ou ao Brasil seja feito no mesmo dia.

Faça[editar]

Compre[editar]

  • Bebidas, roupas, eletro-eletrônicos e perfumes. As ruas do centro da cidade, localizado logo na saída da Ponte da Amizade às margens na Avenida San Blás, são repletas de lojas e barracas. Procure pechinchar e verificar a qualidade do produto antes de efetuar a compra, e nas lojas exija a nota fiscal.
  • A cota de compras é de US$300 para os que voltarem ao Brasil pela Ponte da Amizade ou qualquer outra fronteira terrestre entre os dois países. Todas as pessoas estão sujeitas a fiscalização ao chegar no lado brasileiro da ponte. No aeroporto de Foz do Iguaçu e nas rodovias também há fiscalizações periódicas. Muitos muambeiros têm tido suas mercadorias confiscadas pela Polícia Rodoviária Federal nas rodovias do Paraná e de São Paulo. Já para os que retornam de avião em vôos regulares do Paraguai para o Brasil a cota de compras é de US$500.

Coma[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Partir[editar]

  • Foz do Iguaçu, no Paraná - Acessível através da Ponte da Amizade.
  • Puerto Iguazu, na província argentina de Missões - Acessível através da linha de ônibus da empresa Rio Uruguay, que segue pela Ponte da Amizade e não realiza paradas em Foz do Iguaçu, apenas a partir da fronteira argentina. Outra opção é o serviço de balsas que parte da cidade de Presidente Franco, a 15 km ao sul de Ciudad del Este.
  • Cataratas do Iguaçu

Para o lado brasileiro, dirigir-se ao Terminal de Transporte Urbano de Foz (qualquer linha entre Ciudad del Este e Foz passa na frente dele) e pegar a Linha 120 (Aeroporto / Parque Nacional). Para o lado argentino, pegar no terminal de Puerto Iguazu o ônibus da empresa Rio Uruguay com o letreiro "Cataratas".

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites