Ceará

Da Wikitravel
Jericoacoara
O Ceará é um estado do Nordeste do Brasil

Mesorregiões[editar]

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

localização do ceará no Brasil

Sua área total é de 148.825,6 km²,ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil. Terra de Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e José de Alencar, o Ceará também descobriu os maiores humoristas do país como Renato Aragão e Chico Anysio; além do cearense do século, Padre Cícero[9]; e atores famosos como José Wilker, Gero Camilo e Luiza Tomé. O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".

Chegar[editar]

Avião[editar]

No Ceará existem dois aeroportos administrados pela Infraero. O Aeroporto Internacional de Fortaleza é o maior do estado movimentando anualmente mais de 5 milhões de passageiros e o Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, é o maior do interior do estado e o mais movimentado do interior do Nordeste.O Governo do Ceará tem cadastrado 68 aeroportos e pista de pousos. O Aeroporto de Aracati no litoral leste, o Aeroporto de Camocim no litoral oeste, o Aeroporto de São Benedito na Serra da Ibiapaba e o Aeroporto de Quixadá no sertão cearense destacam-se por dar acesso a regiões turísticas. Outros aeroportos regionais de destaque são o Aeroporto de Sobral e o Aeroporto de Iguatu.

sistema ferroviário[editar]

Mapa dos transportes do Ceará.

O sistema ferroviário do estado é operado em conjunto com a malha do Nordeste pela empresa Transnordestina Logística S.A, que está construindo a ferrovia Transnordestina. O estado é cortado por 1.431 km de caminhos de ferro interligando o estado de norte a sul e de leste a oeste entre a capital e o interior. Ainda no transporte ferroviário existem dois sistemas de metrô em construção. O Metrofor é o metrô de Fortaleza interligando vários bairros da cidade e também as cidades de Maracanaú e Caucaia e o Metrô do Cariri que interligará as cidades do Crato e Juazeiro do Norte.

Barco[editar]

Os principais portos do estado são: o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, que é administrado pelo governo federal e o Terminal Portuário do Pecém, inaugurado em 2002, construído para estruturar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém com planejamento de terminal para uso siderúrgico e de refinaria de petróleo.

Rodovias[editar]

Em Fortaleza tem início a rodovia federal mais importante do Brasil, a BR-116, que liga a capital do Ceará às regiões Sudeste e Sul do país até o Rio Grande do Sul. Em Fortaleza também tem início a BR-222 que faz ligação com a região Norte indo até o Pará.A BR-020 faz a ligação de Brasília com Fortaleza. A rodovia BR-230 Transamazônica corta o estado na região sul e a BR-304 liga o Ceará ao Rio Grande do Norte. As rodovias estaduais somam um total de 10.657,9 km, sendo 5.767,6 km pavimentados e 4.890,3 não-pavimentados.

Fale[editar]

Linguagem popular Ceará Arcaísmos fonéticos

  • Adonde: onde, aonde
  • Anrique: Enrique
  • Arriba: em cima
  • Botismo: batismo
  • Corenta: quarenta
  • Coresma: quaresma
  • Despois: depois
  • Entonce: então
  • Frecha: flecha
  • Fruita: fruta
  • Menhã: manhã
  • Prantá: plantar
  • Rezão: razão
  • Salvage: selvagem.
  • Samiá: semear
  • Somana: semana
  • Tromenta: tormenta

Vocabulário

  • À boca da noite: anoitecer
  • Agastar-se: zangar-se, por-se de mal
  • Agravar: agravar-se, ofender-se
  • Anojar-se: aborrecer-se, desgostar-se
  • Aparelhar: (corrompido de apariá) com as acepções de preparar, aprontar
  • Arear-se: perder o rumo, atarantar-se
  • Assistir: morar algum tempo, residir
  • Baiacu: indivíduo baixo e grosso
  • Beber fumo: fumar
  • Birrento: implicante, imprudente, agastado
  • Caipora: diz-se da pessoa desafortunada, azarada
  • Cobrar: adquirir, recuperar
  • Correr com alguém: expulsar, perseguir
  • Couce: retarguada, parte posterior
  • Dar de graça: dar grátis ou sem interesse comercial
  • De primeiro: antes, antigamente

Continuação no site:http://www.jangadabrasil.com.br/revista/marco64/especial6402.asp

Compre[editar]

Rendeira cearense trabalhando com bilros.
  • Artes plásticas
  • Livros - O Ceará é terra de muitos escritores e poetas importantes, podendo-se citar, dentre muitos outros: José de Alencar, Domingos Olímpio, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Antônio Sales, Jáder Carvalho, Juvenal Galeno, Gustavo Barroso e Patativa do Assaré.
  • Musica - O gênero musical mais identificado com o Ceará é o forró, em suas variadas formas, notadamente o tradicional forró pé-de-serra.
  • Arte popular- Com origens portuguesas e relevante influência indígena, têm destaque a produção de redes com os mais diversos bordados e formas e intrincadas rendas feitas em bilros, talvez o maior destaque da produção artesanal cearense, sendo uma arte tradicional no Ceará desde, pelo menos, o século XVIII.

Coma[editar]

A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares, agradam aos mais exigentes paladares. Em geral, seus pratos refletem traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos colonizadores.

Frutos do Mar[editar]

Os produtos do mar são os mais característicos da culinária cearense, despertando o interesse dos turistas, principalmente daqueles cujas cidades não são banhadas pelo mar. O prato de peixe mais tradicional é a "peixada cearense" (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha), servida em todos os restaurantes da cidade, dos mais simples aos mais sofisticados.

Coisas do Sertão[editar]

Carne seca do sertão

Arroz, feijão, manteiga e queijo combinam para fazer um dos pratos mais populares: o baião-de-dois. Do sertão vem, também, a carne de sol com paçoca ou macaxeira. A carne é utilizada para preparar a paçoca, um prato feito à base de carne seca torrada e pisada no pilão com farinha e cebola. Muita gente não consegue resistir a uma panelada (cozido de vísceras e mocotó de boi), a buchada (saquinhos de pedaço de bucho, recheados com miúdos de carneiro), o guizado de carneiro (também conhecido como carneirada), o sarrabulho (picadinho de vísceras e sangue talhado de porco), ou a carne assada com coalhada. O hábito do consumo da carne de criação foi adquirida em função de nossas pastagens serem mais apropriadas para pequenos animais como carneiros e cabras.

Culinária Cearense[editar]

  • CUSCUZ
  • FAROFA DO SERTÃO
  • FAROFA DE CUSCUZ
  • PAÇOCA
  • CARNE DE SOL AO FORNO
  • COZIDO COM PIRÃO
  • PEIXADA COM LEGUMES E PIRÃO
  • BAIÃO DE DOIS
  • DOCE DE LEITE
  • DOCE DE BANANA MISTO
  • PUDIM DE MACAXEIRA
  • TORTA DE BANANA DIFERENTE
  • SOPA DE PEIXE

Restaurantes[editar]

  • Restaurante Moranga

Rua Xavier de Castro, 100 - Fortaleza - CE - (85) 3219-7078

  • Coco Bambu Frutos do Mar - Beira Mar

Avenida Beira Mar, 3698 - Mucuripe, Fortaleza - CE - (85) 3198-6000

  • Pizzaria Bom Preço

Rua Jaime Benevides, 13 - Mombaça - CE - +55 88 3583-3267

  • castelo pizzaria

Rua Santo Antônio, 1550 - Acaraú - CE - +55 88 9902-3252

  • Lanches Santo Amaro

Rua Conceição, 386 - Juazeiro do Norte - CE - +55 88 3511-1733

Beber e sair[editar]

  • Hits Brasil

Avenida Jovita Feitosa, 170 - Parque Araxá, Fortaleza - CE - (85) 3243-8331 ‎

  • Boteco Praia

Avenida Beira Mar, 1680 - Meireles, Fortaleza - CE - (85) 3248-4773

  • Boteco Bar

Rua sebastiao palmeira - Juazeiro do Norte - CE - +55 88 8859-6298

  • Bar do Aquino - Happy Hour

Rua José de Alencar, 981-1035 - São Sebastião, Iguatu - CE - +55 88 3581-2701 ‎

  • Sitio do Picapau Moderno

Rua Sebastião Lopes, 1500 - Camocim - CE - +55 88 9267-6691

Durma[editar]

  • Boreas Apart Hotel

Avenida César Cals, 1780 - Praia do Futuro I, Fortaleza - CE - (85) 3265-4641

  • Verdes Vales Hotel

Avenida Plácido Aderaldo Castelo, Lagoa Seca - Juazeiro do Norte - CE - +55 88 3566-2544

  • Água Marinha Hotel

Avenida Almirante Barroso, 701 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE - (85) 3453-2000 ‎

  • Hotel Villa Terra Viva

Rua do Forró, s/nº, Jericoacoara - Jijoca - CE - +55 88 9967-8739

  • Ytacaranha Hotel de Serra

Rodovia CE 440, Km 17, Sítio Estância São Pedro, s/n - Zona Rural - Meruoca - CE - +55 88 3613-4000 ‎

Aprenda[editar]

Cultura:

  • Artes
  • Músicas
  • Sobre a religião
  • Festas
  • Esportes
  • Historias

Segurança[editar]

O Governo do Ceará, desde o início da década de 1990, realiza ações para integração das forças policiais: militar, civil e bombeiro.

Brasão da PMCE
  • A Polícia Militar do Ceará tem um contingente de aproximadamente 13 mil policiais divididos em sete batalhões, um batalhão de choque, um batalhão de segurança patrimonial, um esquadrão de polícia montada, uma companhia de polícia rodoviária, um centro integrado de operações aéreas, uma companhia de polícia do meio ambiente, um pelotão de motos e a unidade de polícia de turismo.
  • O efetivo da Polícia Civil é de aproximadamente 2.200 policiais distribuídos em 34 distritos policiais, oito delegacias metropolitanas, 19 delegacias regionais, 23 delegacias municipais e 18 delegacias especializadas.
  • O Corpo de Bombeiros Militares é composto pelo efetivos de aproximadamente 1.400 bombeiros distribuídos em 5 grupamentos, um em Fortaleza com 11 seções de comando e os outros quatro no interior subordinando 13 seções.

Saúde[editar]

Os principais hospitais públicos do estado estão concentrados na Capital. Atualmente o sistema de saúde pública cearense é composto por hospitais municipais e estaduais, totalizando 164 unidades hospitalares com internação e 2.198 sem internação. O Hospital Geral de Fortaleza é o maior hospital público. O Instituto Doutor José Frota é o maior hospital de emergência. Dois hospitais de grande porte serão construídos durante o atual governo do estado nas regiões do Cariri e Sobral para diminuir a superlotação do sistema de saúde cearense. O sistema também é composto por centenas de postos de saúde e centenas de equipes do Programa de Saúde da Família em quase todos os municípios. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está sendo implantado em todas as regiões do Ceará. O atendimento médico privado é bastante desenvolvido com um total de 127 hospitais, destacando-se os hospitais São Mateus, Antônio Prudente, Unimed, Monte Klinikum.

Respeite[editar]

  • O vocabulário
  • Os moradores
  • As culturas

Mantenha contato[editar]

  • CENTRAL DE TURISMO - Fone: 1516
  • DEFESA CIVIL - Fone: 199
  • INFORMADOR TELEMAR - Fone: 102
  • SAMU - Fone: 192
  • DETRAN – ALDEOTA - Fone: (85) 3101-4797
  • AEROPORTO PINTO MARTINS - Fone: (85) 3477-1200
  • ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - Fone: (85) 455-2242| 455-2205
  • PORTO DO MUCURIPE - Fone: (85) 3083-6300
  • TERMINAL RODOVIÁRIO ENGENHEIRO JOÃO TOMÉ - Fone: 186 | (85) 3256-2100
  • TRANSPORTE PÚBLICO URBANO - Fone: 1517

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites