Caxias do Sul

Da Wikitravel

Caxias do Sul é a próspera cidade do Rio Grande do Sul.

Vista aérea de Caxias do Sul (Luiz Chaves/Prefeitura de Caxias)

Conhecer vinícolas, castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos, cânions, igrejas, vila de presépios, tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos nas mais lindas paisagens do sul, saborear comidas típicas e passear pelas mesmas trilhas feitas há 130 anos quando os primeiros imigrantes italianos chegaram a Caxias do Sul. Admirar um dos mais belos espetáculos (Som & Luz) criados em homenagem a esses bravos homens que cruzaram o oceano em busca de terra e liberdade. Tudo isso você encontra em Caxias do Sul!

Localizada no coração da Serra Gaúcha, a 130 Km de Porto Alegre, Caxias do Sul é famosa pelos bons vinhos, pela hospitalidade e pelo frio. A segunda cidade mais importante do estado guarda na memória a herança cultural e costumes deixados por seus colonizadores inserindo este legado no ambiente tradicionalista gaúcho.

Entenda[editar]

Antes da chegada dos imigrantes italianos a região era habitada por índios Caingangues, e daí vem sua denominação antiga de Campo dos Bugres, empregada registradamente até 1864. Por ali também passavam tropeiros em seus deslocamentos entre o sul do estado e o centro do país, e os jesuítas também tentaram fundar algumas reduções, embora sem sucesso.

Na segunda metade do século XIX, em virtude da guerra de unificação italiana, aquele país europeu se encontrava em grave crise social e econômica, e os agricultores empobrecidos já não conseguiam garantir a subsistência. Nesta época o governo imperial do Brasil decidiu empreender a colonização de áreas desabitadas do sul do país, e resolveu-se incentivar a vinda de imigrantes da Itália, após o bom sucesso da iniciativa semelhante com o elemento germânico.

Da fragmentação da antiga Colônia Caxias nasceram os atuais municípios de Flores da Cunha, Farroupilha e São Marcos. O município é também conhecida como a Pérola das Colônias, e recebeu o título de Capital da Cultura 2008.

Chegar[editar]

De avião[editar]

A cidade possui aeroporto e tem voos operados por Gol Linhas Aéreas de/para São Paulo (Congonhas), e de/para Curitiba, Paraná. A companhia aérea Azul também tem voos de Caxias do Sul para Campinas, e de lá para o restante do Brasil. Ainda é possível pegar um voo até Porto Alegre e de lá pegar um táxi até a rodoviária (cerca de R$ 18) e pegar um ônibus até Caxias do Sul, que partem a cada intervalo de cerca de 45 minutos (R$ 25 em média). Do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, até a rodoviária da mesma cidade, também pode-se ir de Trensurb (trem urbano). Há uma passarela até a estação, que fica cerca de 10 minutos a pé longe do Terminal 1. O custo do bilhete é de R$ 1,70, e pode-se descer na estação Rodoviária.

De ônibus[editar]

  • Rodoviária de Caxias [1]

De carro[editar]

  • BR-116
  • RS-122
  • RSC-453 (Rota do Sol)

Circular[editar]

A área foi dividida em roteiros, uma maneira de facilitar as visitas e não deixar nenhum atrativo de fora. Veja abaixo em Faça.

Caxias do Sul é bem sinalizada para turistas, motoristas e pedestres, apesar da falta de atenção e respeito dos condutores. Deve-se ter muito cuidado ao atravessar ruas e procurar andar em locais bem movimentados. Principalmente na área central, a segurança é mais ostensiva.

Existe ainda uma Rota de Pedestres, que indica por meio de placas os locais que o pedestre pode acessar a pé, como Museus e Monumentos. Porém, deve-se estar preparado, já que a cidade é serrana e possui muitos morros pra subir e descer. Mesmo no verão, deve-se estar prevenido para enfrentar 17 ºC em alguns dias.

De táxi[editar]

Os táxis de Caxias do Sul são brancos, com uma faixa azul ao redor e um cacho de uvas no detalhe traseiro. A bandeira única custa R$ 4,10, e R$ 0,22 a cada 100 metros. São muitos os pontos espalhados pela cidade, principalmente em pontos turísticos, aeroporto e rodoviária.

Transporte Coletivo Urbano[editar]

Sob concessão da Visate, cuja tarifa custa R$ 2,75 e possui um dos melhores serviços de transporte coletivo urbano do país.

Táxi-lotação[editar]

Outra opção são os táxi-lotação, os famosos "azuizinhos". São micro-ônibus que atravessam a cidade, ligando Universidade de Caxias do Sul, Centro da cidade, Aeroporto e Shoppings. A tarifa é de R$ 3,10 e são mais confortáveis, além de possuir ar condicionado.

Bicicleta[editar]

Não é uma boa ideia, por ser uma cidade de regiões montanhosas, ficando restrita os passeios as ciclovias localizadas apenas nos parques da cidade.

Veja[editar]

O Monumento Nacional ao Imigrante possui museu anexo. (Luiz Chaves/Prefeitura de Caxias)
  • Espetáculo Som & Luz - No início, a escuridão absoluta. Aos poucos, vozes, ruídos, trovões e relâmpagos invadem o cenário, constituído por uma réplica da Av. Júlio de Castilhos e da R. Doutor Montaury, principais ruas de Caxias do Sul de 1885: um conjunto de 18 casas - incluindo capela e coreto - rodeadas por um bosque de mata nativa. Com auxílio de poderosos equipamentos de sonorização e iluminação (356 canhões de luz de 1.000 Watts, caixas de som e aparelhos de fumaça), capazes de criar emocionantes efeitos especiais, o espectador é transportado no tempo ao início da saga dos pioneiros que atravessavam o Atlântico para plantarem seus sonhos na América. Diálogos, narrativas, música e jogos de luzes cortando a mata, cobrindo as casas, mantêm o público em suspense durante 45 minutos. No centro da réplica de Caxias antiga ele viaja levado pela magia do texto, escrito por José Clemente Pozenato, o conhecido autor de O Quatrilho. Ao final do espetáculo, a cidade do passado encontra a cidade do presente. SERATA (apenas com reserva-mínimo 30 pessoas) Buona sera! (Boa noite!) Com este cumprimento e um largo sorriso nos lábios, os descendentes dos imigrantes italianos vão chegando para uma festa muito característica: a SERATA. Esta atividade animada sempre acontece à noite. Os principais ingredientes são a comida típica dos imigrantes (polenta, queijo, salame, vinho...) muita cantoria e alegria. Destinada à comemoração ou à descontração, a SERATA muitas vezes se faz intercalar com manifestações jocosas que fazem ecoar fortes gargalhadas. Este marco cultural pode ser conferido após a apresentação do espetáculo Som & Luz. OBS - apresentação do espetáculo mediante reserva.
  • Museu de Ambiência Casa de Pedra - Casa de pedra construída na penúltima fase do século XIX, de dois pisos e rejunte de barro, transformada em museu no ano de 1975, com objetos em seu interior, que retratam os afazeres dos imigrantes e de seus descendentes, doados pela comunidade caxiense.
  • Monumento Nacional ao Imigrante - O Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas, é uma criação do escultor Antonio Carangi. Feito de bronze e medindo 4,5 metros de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul. Junto ao monumento encontramos o Museu do Imigrante, com a exposição do trabalho relativo às mulheres caxienses e sua contribuição para a crescente evolução dessa cidade que tem muito orgulho de suas origens.
  • Universidade de Caxias do Sul
  • Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos)
  • Pavilhões da Festa Nacional da Uva - O Parque Mário Bernardino Ramos (Parque de Eventos Festa da Uva) é um dos maiores e mais completos espaços para eventos do Brasil. Cercado por uma ampla área verde encontra-se em uma região elevada, oferecendo uma belíssima vista panorâmica da cidade. São 367.142 m² de área total disponíveis para locação conjunta ou dos espaços individuais, conforme a necessidade exigida por cada evento.
  • Estação Férrea - Foi o que alavancou a economia da cidade e da região, já que a Estação Férrea inaugurada em 1911 era o principal meio de transporte de passageiros e produtos.
  • Igreja de São Pelegrino - A devoção a São Pelegrino, em Caxias do Sul, está vinculada aos primórdios da imigração italiana e da fundação da cidade. Em 1879 a família Sartori chegava ao antigo "Campo dos Bugres" trazendo a imagem do Santo que se habituaram a venerar na sua terra natal, Treviso, cidade da região do Vêneto, Italia. Marcados fortemente por uma tradição religiosa, encontraram alternativas para as suas necessidades espirituais criando inicialmente um "Capitel". Após, a "Capelinha de Madeira" e a Igreja de Madeira, inaugurada em 1938. A Igreja Matriz foi inaugurada em 02/08/1953 e concedido o nome de "Paróquia São Pelegrino". Em 1944 foi lançada a pedra fundamental do edifício atual, projetado por Vitorino Zani (ou Vitório Zini, segundo outras fontes), terminado em 1953. Nesta ocasião a igreja foi dedicada conjuntamente a São Pelegrino e São José, denominação que seria alterada novamente em 1983, quando foi reconsagrada a São Pelegrino e Nossa Senhora da Pietà, em honra a uma réplica da Pietà de Michelangelo, recebida de presente da Santa Sé.
  • Monumento Cristo Terceiro Milênio - É um busto estilizado de 21 metros de altura. Tem sua base fixada na laje do Museu de artes Sacras, com aproximadamente 450 metros quadrados de área e pé direito de 4 metros.
Espetáculo Som & Luz. O nome diz tudo. (Luiz Chaves/Prefeitura de Caxias)

Faça[editar]

Parque lotado em dias de Festa da Uva. (Luiz Chaves/Prefeitura de Caxias)
  • Festa Nacional da Uva

A importante Festa Nacional da Uva é realizada de dois em dois anos em um parque próprio onde são expostos os produtos da região, desde manufaturas e alimentos até maquinaria pesada e automotores, com desfiles de carros alegóricos pelas ruas do município e diversas outras atrações paralelas em diversos locais. No parque existe uma réplica de uma pequena parte da antiga colônia italiana, com suas rústicas casas de madeira e uma igrejinha, de grande interesse histórico e turístico. A Festa da Uva foi o tema da primeira transmissão em cores da TV brasileira, em reportagem de 19 de fevereiro de 1972.

  • Trekking

A turma do trekking encontra belas e variadas trilhas no cânion do Palanquinhos, enquanto os adeptos do rafting praticam a atividade nas corredeiras do rio das Antas. A Rupestre Turismo Ecológico é a principal agência de viagens ecológicas e de aventura da cidade.

  • Roteiros

A cidade de Caxias do Sul preparou roteiros especiais para conhecer cada canto deste pedaço de chao italiano. Os roteiros são:

    • La Città
    • Caminhos da Colônia
    • Estrada do Imigrante
    • Ana Rech
    • Criúva
    • Vale Trentino

Para mais informações sobre os roteiros, visite a página deles no site da Secretaria de Turismo de Caxias do Sul.

Compre[editar]

Os principais shoppings da cidade de Caxias do Sul são, em ordem de importância:

  • Shopping Iguatemi Caxias
  • San Pelegrino Shopping Mall
  • Pratavieira Shopping
  • Shopping Triches
  • MartCenter Shopping

Na saída para Farroupilha estão dois grandes centros de pronta-entrega de malhas, com bons produtos a preços acessíveis.

Coma[editar]

O galeto al primo canto, prato típico regional, é o frango assado acompanhado de massa com molho de miúdos, polenta frita, saladas de batata com maionese e de radicci com bacon, e a tradicional e única sopa de agnolini. Outros pratos tradicionais do município são o tortéi, trouxinhas de massa recheadas com abóbora temperada com noz-moscada, cozidas na água e servidas com molho de tomate e miúdos; o codeguim (espécie de morcela) e o salame, embutidos feitos respectivamente de sangue e de carne de porco, e o gnocchi, bolinhos pequenos de massa de batata e farinha de trigo cozidos na água e servidos com molho de tomate. Queijos, massas, pães e vinhos de vários tipos ainda são muito consumidos e antigamente, quando a caça ainda era uma prática comum, era muito apreciada a passarinhada, só com aves selvagens pequenas de várias espécies.

O que não falta na cidade e na região, são as cantinas, onde pode-se comer e comprar vinhos, queijos e salames. Vale a pena experimentar estas delícias feitas pelas mãos das nonas.

A herança continua nos restaurantes especializados em rodízio de galetos, uma instituição de Caxias do Sul. As aves são preparadas com esmero - depois de temperadas com vinho branco, sálvia e sal são douradas em uma churrasqueira a carvão - e chegam às mesas acompanhadas por sopa de agnolini, maionese, radicce (uma espécie de almeirão) com bacon, polenta e massa caseira.

Beba e saia[editar]

Como opção para a noite, a cidade oferece algumas opções culturais, como o Largo da Estação Férrea, que concentra grande parte dos bares da cidade, como Mississipi Delta Blues Bar e La Barra. Ali tem ainda o Boteco Treze com estilos desde rock até pagode e samba.

Para os amantes de música eletrônica as mais pedidas são o Havana Café, Palce Des Sens, Casa do Bissi e Level, recém inaugurada.

Pros que preferem música sertaneja estilo universitária, a cidade oferece o Arena Country Bar, o Xerife Country Bar e o Bulls Brasil.

Pra conhecer um pouco sobre o nativismo gauchesco, o local ideal é o Paiol Espaço Nativo. Imperdível!

Durma[editar]

Econômico[editar]

  • BANDEIRA HOTEL, 54 3221.1657 / 54 3214 5155, [2].  editar
  • COOPHOTEL (antigo Alfred Hotel), (54) 3209.8600, [3].  editar
  • HOTEL POUSADA CAXIENSE, (54) 3229.3155, [4].  editar

Médio[editar]

  • BELA VISTA PARQUE HOTEL, (54) 3283.1177, [5].  editar
  • BERGSON EXECUTIVE FLAT, (54) 3214.1122, [6].  editar
  • HOTEL IBIS CAXIAS DO SUL, (54) 3209.5555, [7].  editar
  • NORTON EXPRESS, 54 3535 3434, [8].  editar
  • VOLPIANO HOTEL, (54) 3223.9944, [9].  editar

Esbanje[editar]

  • BLUE TREE TOWERS HOTEL, R. Pinheiro Machado, 2867, B. São Pelegrino, (54) 3224.9000, [10].  editar
  • COSMOS HOTEL, R. Vinte de Setembro,1563, Centro, (54) 2101.7777, [11].  editar
  • HOTEL INTERCITY PREMIUM, Av. Terezinha Pauletti Sanvitto, 333, Desvio Rizzo, (54) 3026.1000, [12].  editar
  • MERCURE APARTAMENTS CAXIAS DO SUL, R. Os Dezoito do Forte, 1934, Centro, (54) 2108.5000, [13].  editar
  • PERSONAL ROYAL HOTEL, R. Garibaldi, 153, Pio X, (54) 3289.2000, [14].  editar
  • SAMUARA PARQUE HOTEL, RS-122, km 69, 2505, Desvio Rizzo, (54) 3028.2222 / 3026.3000, [15].  editar

Partir[editar]

A hora de deixar a cidade é uma das mais complicadas. Principalmente no inverno, pois nem dá vontade de deixar pra trás o friozinho da cidade serrana. Mas... Como nem tudo são flores, a hora de partir tem que chegar.

Ônibus[editar]

A Rodoviária de Caxias oferece vários destinos para o Brasil todo. Pode-se ainda pegar um ônibus até Porto Alegre e de lá ir ao destino desejado.

Avião[editar]

A Gol Linhas Aéreas opera três voos diários (depende do dia da semana) em Caxias do Sul, sendo um para Curitiba e dois para Congonhas, São Paulo. O Aeroporto Hugo Cantergiani de Caxias do Sul é de 3ª Categoria.

Outra opção é pegar um ônibus executivo na rodoviária, o qual leva o passageiro até o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, cobrando a mesma tarifa. Mas atenção: Antes de embarcar no ônibus é necessário carimbar a passagem que sinaliza que deseja ir até o Aeroporto. Algumas opções de voo de Porto Alegre acabam sendo mais baratas (leve em conta os R$ 30 da passagem de ônibus até lá).

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites