Canela

Da Wikitravel

Canela é uma cidade turística do Rio Grande do Sul

Cascata do Caracol

Entenda[editar]

Canela é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Conhecida por suas belezas naturais, apresenta vales e cachoeiras de rara beleza. Nas últimas duas décadas, várias outras atrações e empreendimentos surgiram, tornando a cidade ainda mais interessante. A principal fonte de renda é o turismo. Com suas duas universidades, é um polo cultural reconhecido nacionalmente nas áreas de turismo e hotelaria. Conta com 60 hotéis e pousadas. Recebe mais de 3 milhões de turistas anuais e apresenta um vasto conjunto de atrações, tais como vinícolas, cervejaria, passeios a cavalo, parques de diversões, artesanato, chocolates caseiros, museu, parque com miniaturas de máquinas a vapor e gastronomia típica dos povos italiano e alemão.

Chegar[editar]

De avião[editar]

De ônibus[editar]

Saída a partir do Aeroporto Salgado Filho:

  • 10h15min - Diário
  • 12h45min - Diário
  • 14h15min - Diário
  • 16h15min - Nas sextas-feiras
  • 16h45min - Diário (menos nas sextas-feiras)
  • 18h15min - Diário
  • 19h15min - Diário
  • 21h15min - Nas sextas-feiras

A partir da rodoviária de Gramado saem ônibus a cada 20 minutos para Canela.

De carro[editar]

Canela fica a apenas 130Km da capital do estado. O trajeto pode ser percorrido de carro em 2h e 5min. As estradas são excelentes e muito bem sinalizadas.

Veja[editar]

  • Alambique Flor do Vale, tel. 54 3282 6954, [1]. às margens da estrada que um dia foi apenas uma trilha cortada por índios, forasteiros e imigrantes, aos poucos, vai se avistando um moderno alambique para produção artesanal de cachaça, com visitação à produção, restaurante, empório e um parque de natureza abundante com rios e cachoeiras.
  • Catedral Nossa Senhora de Lourdes - Construída em estilo gótico inglês, sua torre de 65 metros de altura é imponente e abriga um carrilhão de 12 sinos. Em 2010, foi eleita uma das 7 maravilhas arquitetônicas do Brasil.
  • Parque do Caracol, um dos parques mais visitados do sul do Brasil. É o parque símbolo da cidade. Conta com uma cascata de 131m que pode ser vista de várias maneiras, incluindo uma escadaria com 715 degraus que permite ver a queda d'água de dentro do cânion. Conta com restaurante, lojinhas e museu histórico. Excelente estrutura e linda vista. A partir da rodoviária de Canela, espere pagar aproximadamente 30 reais pelo taxi, ou informe-se dos horários do ônibus urbano.
  • Vale do Quilombo - No Parque Laje de Pedra, passeia–se por ruas arborizadas, lagos e belos jardins. Este caminho conduz o visitante a contemplar o Vale do Quilombo, uma das mais belas paisagens da região. De seu mirante, próximo ao Hotel Laje de Pedra, observa–se o largo horizonte que se estende por montanhas e vales.
  • Vale da Ferradura - Parque com 3 trilhas ecológicas de 8 min a 2 horas de duração, com mirantes espetaculares para o Rio Caí em forma de ferradura e para cascata do Arroio Caçador, em um canyon de 420 m de profundidade.

  • Alpen Park Localizado a 5 minutos do centro de Canela, o Alpen Park concentra atividades de aventura com toda segurança, e é perfeito para contemplação à natureza. O acesso é gratuito, sendo cobrado separadamente as atividades escolhidas. Criado há apenas 5 anos, já possui entre seus frequentadores uma expressiva parcela de visitantes que retornam periodicamente.Rodovia Arnaldo Oppitz, 901. Tel. 54 3282-9752 [2]
  • Teleférico - Faça o passeio de teleférico e a cascata de outro ângulo. Próximo à entrada do Parque do Caracol. Tel. 54 3504-1405 [3]
  • Castelinho Caracol - Edificado em 1913, todo em madeira, não precisou de sequer um prego para ser erguido. A junção das tábuas que compõe esta antiga residência foi realizada apenas através de encaixes. Sua charmosa casa de chá é bastante conhecida. Uma boa opção para quem escolher visitá–la é a apfelstrudel (torta de maçã), uma das melhores servidas no estado. Atualmente, funciona como museu, retratando a vida da época anterior a chegada do trem em Canela.
  • Vinícola Jolimont - A vitivinícola Jolimont foi fundada em Canela no ano de 1948 por três técnicos franceses. A região escolhida foi batizada como Vale do Jolimont. Hoje os vinhos finos Jolimont estão aprimorando cada vez mais sua qualidade, procurando difundir seus vinhos e dando oportunidade para que novos apreciadores da bebida os conheçam.

Faça[editar]

Eventos[editar]

Atividades[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Visite o famoso Castelinho do Caracol e prove lá o famoso APFELSTRUDEL de MAÇÃ servido com sorvete de creme ou nata, preparado em um fogão a lenha de mais de 90 anos e mais recheada que a versão original alemã e servido com uma xícara de chá de maçã.

Econômico[editar]

Médio[editar]

Esbanje[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Econômico[editar]

Médio[editar]

Esbanje[editar]

Mantenha contato[editar]

Segurança[editar]

Canela é uma cidade muito segura e civilizada, não tenha medo de sair a qualquer horário do dia.

Saúde[editar]

Cotidiano[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites