Campo Grande

Da Wikitravel

Campo Grande'[1] é a capital do Estado de Mato Grosso do Sul.

Campo Grande é uma cidade moderna e em sintonia com o presente. Evolui multiplicando oportunidades e confirmando, a cada dia, sua vocação para o progresso sem deixar de conservar o ar brejeiro. É chamada de cidade morena por causa da cor do seu solo.

Entenda

Avenida Afonso Pena, Campo Grande - Julho 2006.jpg

Campo Grande é conhecida no Brasil por cidade morena por causa da cor avermelhada de sua terra. Os seus habitantes são chamados campo-grandenses. Virou capital do estado de Mato Grosso do Sul a partir de 1 de janeiro de 1979.

Campo grande é marcada pela diversidade cultural. Soma de povos que fizeram do Centro- Oeste brasileiro um rico encontro de tradições e costumes. Capital do estado que concentra a 2ª maior comunidade indígena do Brasil, Campo Grande mistura influências de diversar etnias, principalmente dos vizinhos fronteiriços. Desbravada por mineiros, campo grande acolheu diversos imigrantes e brasileiros de vários estados.

Cidade acolhedora e cercada de verde, possui avenidas largas, rede hoteleira variada e boa infra-estrutura de comércio e serviços, despontando como uma das principais capitais com melhor qualidade de vida do Brasil. É uma cidade com cultura diversificada, cosmopolita e que com grandes atrativos de lazer e entretenimento, o que a faz se destacar principalmente no turismo de negócios, eventos e rural.

Chegar

De avião

  • Aeroporto Internacional de Campo Grande - A 6 km do centro da cidade, recebe vôo nacionais e internacionais. É servido por táxis e ônibus urbano, que fazem o transporte para outras partes da cidade.

De ônibus

Há ônibus para vários destinos, incluindo Corumbá (5 a 6 horas, na fronteira com a Bolívia), Bonito, Foz do Iguaçu, São Paulo (13 a 15 horas), Rio de Janeiro (20 horas), Porto Alegre (24 horas), entre outros. Várias empresas fazem transporte interurbano de passageiros.

Circular

Campo Grande é relativamente grande, embora seja simples. Precisará de um transporte. Seu centro é pequeno o bastante para circular a pé. A cidade dispõe de transporte urbano por ônibus, cuja passagem é de R$ 2,75 (Usuário pode utilizar mais de uma linha de ônibus sem pagar nova passagem no período de uma hora), muitos articulados e com acesso universal (para deficientes físicos). Também dispõe dos chamados fresquinhos, que tem serviços e preços diferenciados.

Em seu trânsito os engarrafamentos não são grandes como das metrópoles e como a cidade possui ruas e avenidas largas, isso facilita e muito o trânsito, mas nos horários de "picos" os engarrafamentos não deixam de acontecer podendo ser maiores no centro e nas principais avenidas da capital.

Socorra

  • Auto Guincho Figueira – Eunice Weave, 144. Tel: 3361-3196
  • Auto Guincho Mineiro – Evaristo de Morais, 656. Tel: 3361-1252
  • Auto Munk Service – Murilo Rolin Junior, 702. Tel: 3363-5113
  • Auto Socorro Djair – Costa e Silva, 3936. Tel: 3387-0808
  • Auto Socorro Canguru – 26 de Agosto, 1287. 3384-2008
  • Auto Socorro GS – Av. da Capital, 1035. Tel: 3351-7005
  • Guincho Morães – R. Brilhante, 3554. 3385-7417
  • K & K Munk – Dona Consuelo Muller, 118. Tel: 3351-0626
  • Perfil Auto-Socorro –Ana Luiza Souza, 117. Tel: 3387-7182

Veja

Dispõe de vários atrativos turísticos que retratam a história da cidade em várias épocas (revelados na culinária, artesanato e cultura).

Áreas verdes

Araras e tucanos cortando o céu. Capivaras em parques urbanos. Visitar Campo Grande é um convite para o contato com a natureza. Os 10 parques e as dezenas de praças são locais para contemplação, prática de esportes e lazer. Uma variedade de espaços públicos que atrai visitantes e oferecem programas inesquecíveis.

  • Inferninho - Parque localizado fora do perímetro urbano, possui várias cachoeiras.
  • Parque Ayrton Senna - Oferece um amplo espaço para eventos e exposições, contando também com diversas quadras de esporte. Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 8h00 às 19h00.
  • Parque Ecológico do Sóter - É o parque mais novo da cidade. Projetado como parque modelo, dispõe de área verde com 22 hectares, quadras poliesportivas, pista de skate e patinação, pista de cooper, ciclismo e quiosque com churrasqueira.
  • Parque Estadual do Prosa - Área de 135 hectares onde fica a nascente do Prosa. Dispõe de trilhas para prática de esportes radicais.
  • Parque Florestal Antonio de Albuquerque/Horto-Florestal - Possui uma área verde de 4,5 hectares, com várias espécies de árvores nativas. Marco inicial da cidade, possui também biblioteca, lanchonete, playgroung, pistas de skate e bicicross.
  • Parque Itanhangá - Possui pista de cooper e quiosques, além de um parque infantil. É aberto de terça á domingo das 6:30 ás 21:30
  • Parque Jacques da Luz - Oferece um amplo espaço para eventos e exposições e conta com diversas quadras poliesportivas.
Parque das Nações Indígenas
  • Parque das Nações Indígenas (Nos altos da av. Afonso Pena) - considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, com uma extensão de 119 hectares. Oferece infra-estrutura adequada para a prática de lazer, diversão e esporte.
  • Parque dos Poderes - Abriga diversos setores da administração estadual e também a infra-estrutura da TVE. Embora urbanizado, é possível encontrar quatis, tatus e lobinhos.
  • Praça Ary Coelho (Av. Afonso Pena) - Seu grandioso chafariz já foi palco de grandes eventos políticos. Lá você encontra os famosos lambe-lambes. É a praça mais tradicional da cidade.
Praça Cuiabá
  • Praça Cuiabá
  • Praça das Araras (Av. João Rosa Pires com Dom Aquino) - Dispõe de quadra esportiva, espelho d'água, parque infantil e o monumento das araras. Também conhecida como Praça União. Inaugurada em 1964. O monumento foi criado pelo artista Cleir para despertar a atenção da população para a preservação da arara azul. A praça foi totalmente remodelada em 1996. destaque para o monumento das araras.
  • Praça Esportiva Belmar Fidalgo - Dispõe de toda infra-estrutura esportiva.
  • Praça dos Imigrantes
  • Praça Oshiro Takamari - onde funciona a Feira Indígena
  • Praça da República (Av. Afonso Pena) - Conhecida como praça do rádio, por ficar em frente á sede do Radio Clube. Destaque ao monumento referente à imigração japonesa.
  • Praça Vilas-Boas - Conhecida também como praça do peixe, por ter um formato semelhante á de um peixe.

Bibliotecas

  • Biblioteca do SESC Almirante Barroso: dispõe de 1.885 títulos e 1.993 exemplares divididos entre livros e periódicos. Empréstimo somente após inscrição do usuário. Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 13h00 às 21h00. Rua Almirante Barroso, 52 - Amambaí.
  • Biblioteca do SESC Camilo Boni: dispõe de 5.000 títulos e 5.985 exemplares divididos entre livros e periódicos, entre outros. Empréstimos somente após inscrição do usuário. Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 7h30 às 20h30. Avenida Afonso Pena, 3.469.
  • Biblioteca do SESC Horto: dispõe de 2.480 títulos e 2.870 exemplares divididos entre livros e periódicos. Empréstimo de livros somente após inscrição do usuário. Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 13h00 às 22h00, e aos das sábados, das 9h00 às 13h00. Rua Anhanduí, 200 - Centro.
  • Biblioteca Municipal Anna Luiza Bastos (Profª Galega): dispõe de 33.000 exemplares. A biblioteca atende a diversas áreas, com livros, revistas e periódicos. O local é aberto ao público e faz empréstimos de romances e obras literárias mediante a confecção de uma carteirinha que possui taxa semestral. Horário de funcionamento: de seguda à sexta-feira, das 7h30 às 18h00. Rua Francisco Xavier, s/n - Centro.
  • Biblioteca Pública Municipal: dispõe de livros de literatura infantil, literatura inglesa e outros tipos de livros. Atendimento: das 7:00 ás 11:00, e 13:00 ás 17:00. R.Artur Bernardes, sn, - Praça Joaquim Pedro de Campo.

Centros culturais

  • Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
  • Art Galeria: realiza exposições culturais e de arte.
  • Centro Cultural José Octávio Guizzo: nesse espaço são realizadas oficinas gratuitas de arte (dança, teatro, pintura, etc). Possui 02 auditórios com equipamento de som e uma galeria para exposições temporárias. Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 8h00 às 22h00. Rua 26 de Agosto, 453 - Centro.
  • Centro de Tradições Gaúchas - CTG Farroupilha
  • Centro de Tradições Gaúchas - CTG Tropeiros da Querência
  • Espaço Unimed: no local acontecem exposições mensais. O espaço é aberto ao público e a entrada é franca. Rua Goiás, 695 - Jardim dos Estados.
  • Galeria Uruarte Referencial Guaicuru de Artes Plásticas: realiza exposições de artes plásticas.
  • Penha Eme-Ene: centro cultural e gastronômico.
  • Salão de Exposições Loyde Bonfim Andrade: localizado no Parque dos Poderes, realiza várias exposições.
  • Sarau do Zé Geral: trata-se de um espaço para movimentos culturais de diversos gêneros, tendo sido fundado no fim dos anos 90. Funciona todas às quartas feiras à partir dàs 21:30, possui uma taxa de entrada, mulheres até ás 23:00 não pagam entrada, estudantes e artistas pagam meia-entrada. Funciona no Bar Maria (antigo Maria Fumaça) que fica próximo a antiga estação.
  • Usina de Arte Conceição Ferreira

Cinemas

A cidade tem um total de 14 salas de cinemas:

Cine Campo Grande, Rua 15 de Novembro, 750 - Centro, tel. 67 3384-2922. Possui 2 salas com ar condicionado e som Dolby Digital.

  • Cine Center, tel. 67 3324-2323. Localizado no segundo piso da rodoviária, dispõe de uma sala que exibe filmes eróticos.
  • Cine Cultura, avenida Afonso Pena, 5.420 (no Pátio Avenida)- Chácara Cachoeira, tel. 67) 3027-5858, [2]. Criado em maio de 2002, o Cine Cultura é um espaço que permite a exibição de produções que não obtêm espaço no circuito comercial. Os filmes são exibidos de segunda a sexta-feira, em duas sessões, e aos sábados, domingos e feriados em três sessões.
  • Cine Moreninhas, 1 sala localizada no Centro Comunitário das Moreninhas I e II, no bairro Cidade Morena, região sul de Campo Grande.
  • Cinemark, Shopping Eldorado, Av. Afonso Pena, 4909 - Santa Fé, tel. 67 3358-2900, [3]. Dez salas em sistema multiplex.

Museus

Campo Grande é uma capital jovem, mas faz questão de preservar a memória e os marcos da sua evolução. Seus 10 museus contam a história e os costumes de seu povo. São fontes de referencia para quem deseja pesquisar ou conhecer melhor a história e a formação de Campo grande e de MS.

  • Casa da Memória Arnaldo Estevão de Figueiredo (Av. Calógeras, 2163): construída em 1921, resgata a memória de Mato Grosso do Sul, e uma séria de objetos do governador.
  • Museu da Aviação de Busca e Salvamento
  • Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB)
  • Museu da Imagem e do Som - MIS
  • Museu da TV Morena
  • Museu de Arte Contemporânea/MARCO (R. Barão do Rio Branco, 2155) - além de acervos de artistas plásticos locais, apresenta mostras de artistas de outros estados.
  • Museu de História Natural
  • Museu de Ofiologia-Serpentário
  • Museu do Telefone/TELEMS
  • Museu José Antônio Pereira (Av. Guaicurus, s/n.) - instalado na Fazenda Bálsamo, foi doada pelo fundador da cidade a um dos seus filhos. Hoje conta a história da Capital de MS.
  • Museu Lídia Baís
  • Museu Regional Dom Bosco (R. Barão do Rio Branco, 1611) - inaugurado em 1951, atualmente é reconhecido e respeitado como um dos grandes institutos do ramo. Nele é possível conhecer peças importantes das tribos Bororó, Carajá e Xavante.
  • Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Patrimônio

Marcos da formação da cidade, os monumentos eternizaram a história e a importância dos povos que contribuíram para a evollução da capital. Como ma maioria das cidade brasileiras, cresceu a beira de cursos de água e á sombra de uma igreja católica. Algumas edificações se mesclam a história da cidade.

  • Estação Ferroviária da Novoeste (antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil - N.O.B.) - foi construido por uma comitiva (que chegou em 1907), chefiada pelo engenheiro Emilio Schenoor, que assinou contrato com o governo federal. patrimõnio protegido por lei.
  • Monumento do Aviador - o avião foi usado na 2ª guerra mundial e homenageia o Tenete Aviador Chaves Filho
  • Monumento da Imigração Japonesa - homenageia a colônia japonesa do estado, que chegou no início do século XX.
  • Monumento dos Imigrantes (Marco da Fundação da cidade) - homenageia as primeiras famílias de migrantes que vieram de Minas Gerais e é representado por um carro de boi.
  • Morada do Baís (Av. Noroeste, 5140) - tombada como patrimônio histórico, é um espaço permanente para exposições de arte e espetáculos musicais. Construída em 1918 e revitalizada em 1993, hoje é palco de mostras culturais e informações turísticas
  • Obelisco - inaugurado em 1933 e tombado como patrimônio em 1975. Considerada uma referência da cidade
  • Palácio das Comunicações - conhecido como TV Educativa, o palácio consumiu cerca de 8 milhões de dólares em sua construção. Considerada a torre de alvenaria mais alta do mundo com 100m e ali funciona a diretoria da TVE.
Relógio da 14
  • Relógio da 14 (Av. Calógeras com Afonso Pena) - Foi um dos primeiros monumentos que a cidade recebeu, foi demolido e após algumas décadas, foi resgatado dado seu valor histórico. Inaugurada em 2000, é uma replica do original, que foi demolido em nome do progresso.
  • Vila dos Ferroviários - construída para a instalação dos funcionários e seus familiares.

Teatros

  • Cine Teatro Glauce Rocha - dispõe de 750 lugares e localiza-se no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Concha Acústica - possui um auditório para 1.050 pessoas e Teatro de Arena com 450 lugares)
  • Teatro Aracy Balabanian (R. 26 de agosto, 453) - o teatro faz parte do Complexo Cultural, com 300 lugares. Apresenta shows, peças teatrais, encontros, palestras, espetáculos de dança.
  • Teatro Dom Bosco - 700 lugares
  • Teatro Fernanda Montenegro - 370 lugares
  • Teatro Prosa - dispõe de 236 lugares e localiza-se dentro do SESC Horto
  • Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo - Auditório Manoel de Barros com 1.049 lugares.

Faça

City tour

City tour

É o ônibus turístico que atende a cidade. O desenho do coletivo é o grande destaque e foi desenvolvido pela empresa Marcopolo. O modelo é um Viale Double Decker SUNNY de dois andares, sendo o piso superior aberto, o que possibilita aos passageiros uma vista razoável de todos os pontos turísticos. Com capacidade para 74 lugares, possui bancos com cintos de segurança, câmera interna no piso superior, microfone com alto-falantes, itinerário eletrônico, rampa de acesso e espaço reservado para deficientes físicos.[4]

Foi idealizado com a parceria entre o Campo Grande Pantanal Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura de Campo Grande. Seu trajeto é concluída em cerca de 2 horas e 30 minutos, num trajeto total de 48 km. Passa em 46 pontos turísticos.

Durante o passeio um guia conta um pouco da história de Campo Grande.

Ingresso e funcionamento

A Linha funciona de terça a domingo, as 8h30 da manhã e as 14h da tarde.

O ingresso do city tour pode ser comprado no Centro de Atendimento ao Turista do Shopping Campo Grande (quiosque do 1º piso) e na Morada dos Baís de terça a domingo das 10h às 22h. Reservas: (67) 3321-0800 e 3384-9610.

Compre

O artesanato local é definitivamente o que você vai querer levar daqui. Frutas típicas como araçá e bocaiúva. Não deixe de passar na Casa do Artesão e na Feira Barroarte, e também na feirona. A Rua 14 de Julho também é uma boa opção para compras.

Artesanato

  • Barroarte
  • Casa do Artesão
  • Feira Central - Vende vários itens.
  • Feira Indígena - local onde os índios terenas divulgam e comercializam seus artesanatos.
  • Memorial da Cultura Indigena
  • Mercado Municipal Antônio Valente - construído em 1933 pelos irmãos Fidales juntamente com a prefeitura municipal.

Coma

A culinária de Campo Grande incorpora vários sabores que conquistam o turista. O churrasco não poderia faltar na terra escolhida por milhares de gaúchos. Mas é no acompanhamentos da mandioca amarela e macia que está toda a diferença. E para completar umas gotas de shoyu, o tempero japonês a base de soja que se tornou popular entre os campo-grandenses. Do povo oriental a cidade também adotou o sobá, um tipo de macarrão encontrado emvários de seus 100 bares, locais turísticos e quase 1000 restaurantes. Um ótimo local para você experimentar a comida local é a Feira Central (conhecida como feirona). A feira é coordenada pela comunidade okinawana, que já se adaptou à culinária local, com espetinhos de mandioca,e o sobá, por exemplo. Os peixes do Pantanal são obviamente outra boa pedida.

Árabe

  • Empório Árabe, Rua 15 de Novembro, 2090. Tel.67 3383-154.
  • Manura Cozinha Árabe, Av. Mato Grosso, 579. Tel.67 3384-1464

Brasileira

  • Água Doce – Cachaçaria, Rua José Antonio, 194 – Centro de Campo Grande-MS
  • Fogão de Minas, Rua Dom Aquino, . Tel.67 3325-5287
  • Restaurante Fogo Caipira, Rua José Antonio, 145 - Centro, Tel. 67 3324.1641
  • Tempero Baiano, Rua Dom Aquino, 2.331. Tel.67 3324-5001
  • Tapiocaria Pernambucana, Rua José Paes de Farias, 77. Tel.67 3381-3590

Churrascaria

  • Boi de Ouro, Rua Antônio Arantes, 307. Tel.67 3326-5463
  • Churrascaria Nilson, Rua José do Patrocinio, 165. Tel.67 3342-5413
  • Costelaria do Gaucho Gastão, Rua 14 de julho, 775. Tel.67 3384 4326
  • Delícias na Brasa, Av. Mato Grosso, 2129. Tel.67 3325-9585
  • Khalil Karnes, Rua Furnas. Tel.67 3326-3715
  • Vitório's Churrascaria, Av. Afonso Pena, 1907. Tel.67 3324-5001
  • Zitão Churrascaria, BR 163 Km. 502. Tel.67 3354-1347

Chinês

  • Restaurante China, Rua Pedro Celestino, 750. Tel.67 3382-5091
  • Restaurante Hong Kong Senshin-An, Rua Dr. João Rosa Pires, 761. Tel.67 3324-3237

Comida vegetariana

  • Viva a Vida, Rua Barão de Melgaço, - Centro. Tel.67 3384-6524.
  • Café Lírio, Rua Maracaju, - Centro, nº 400.

Feijoada

  • Restaurante e Pizzaria Afonso 3007, Avenida Afonso Pena, 3007. Tel.67 3317-4810 - Deliciosa feijoada aos sábados durante o almoço.

Italiana

  • Bella Parmegiana , Shopping Campo Grande Lj. 803. Tel.67 3326-5444
  • Cantina Masseria, Av. Afonso Pena, 4311. Tel.67 3325-7722
  • Cantina Mato Grosso, Av. Mato Grosso, 5017. Tel.67 3326-4667
  • Cantina Romana, Rua da Paz, 237. Tel.67 3324-9777
  • Galeteria Zanoto, Av. Ceará, 983. Tel.67 3321-0419

Japonês

  • Restaurante Shimada, Rua Antônio Correa, 776. Tel.67 3324-9752
  • Restaurante Yaki Sobá, Av. Ernesto Geisel, 5115. Tel.67 3321-0305
  • Soba House, Rua Tietê, 84 - Vila Planalto. Tel.67 3321-7391 - Tem pacu frito, caldo de piranha, dobradinha, etc.
  • Sobáchopps, Av. Mato Grosso , 2800. Tel.67 3326-5744
  • Sobaria Carandá, Rua Vitorio Zeolla, 1870. Tel.67 3326-8001
  • Kitai - Comida Japonesa, Rua Euclides da Cunha, 228. Tel.67 3213-1333

Pizzaria

  • Carlitos Pizzaria, Rua Maracajú, 1428. Tel.67 3321-5486
  • Dom Pauligi Pizzaria, Rua Dr. Arthur Jorge, 933. Tel.67 3325-7885
  • Gato Mia Pizzaria, Rua Candido Mariano, 2511. Tel.67 3382-1036
  • L' Acqua In Bocca Pizzaria, Av. Mato Grosso, 2521. Tel.67 3326-0003
  • Pizza & Pizza, Rua José Antônio, 182. Tel.67 3325-6768
  • Pizza House, Rua José Antônio, 523. Tel.67 3325-3000

Português

  • Acepipe Restaurante, Rua Eduardo Santos Pereira, 645. Tel.- 67 3383-4287

Beba e saia

  • Arguille , Rua Espírito Santo, 429 Tel: 67 3027-6650
  • BarCeLona, Pq. de Exposições Laucídio Coelho Tel: 67 8405-8086
  • Bar do Zé, Rua Barão do Rio Branco, 1213. Tel.67 3324-4169
  • Bilhar Snooker Sport Bar, Rua 25 Dezembro, 1.737. Tel.67 3382-1134
  • Café Mostarda, Av. Afonso Pena, 3952 – Jd dos Estados. Fone: 67 3026-8469
  • Cervejaria Bier Hof Chopp, Av. Mato Grosso, 5017. Tel.67 3326-4576

Casas noturnas

  • Garage , Rua 13 de maio, 2825.
  • 21 Bar, Rua São Vicente de Paula, 160.
  • Tozen, Pq. Laucídio Coelho Tel: 67 3325-4940
  • Tangos, Rua Cândido Mariano, 2181 - Centro. Tel.67 3383-5266

Durma

  • Hotel Grande Anel, Av. Matias Albuquerque, 39. Tel.67 3354 1260.
  • Hotel Iguaçu, Rua Dom Aquino, 761. Tel.67 3384 4621.
  • Hotel Nacional, Rua Dom Aquino, 610. Tel.67 3384 6715.
  • Village Palace Hotel, Rua Dom Aquino, 804. Tel.67 3382 1430.
  • Hotel Advanced, Av. Calogeras, 1909. Tel.67 3321 5000
  • Hotel Bínder Concord, Av. Calogeras, 1624. Tel.67 3321 2999. Av. Calogeras, 190967 3321 5000
  • Caranda Hotel, Rua Joaquim Nabuco, 62. Tel.67 3382 8384.
  • Exceler Plaza Hotel, Av. Afonso Pena, 444 - Amambaí. Tel.67 3321-0102, [5]. Confortável. Em avenida movimentada, perto do Aeroporto. Piscina, sauna, quadras, bar. Aceita cartões de crédito.
  • Hotel Americano, Rua 14 de Julho, 2311. Tel.67 3321 1454.
  • Hotel Athenas, América, 608. Tel.67 3382-1450.
  • Hotel Buriti, Rua Antônio Maria Coelho, 2.301. Tel.67 3321-2211.
  • Hotel Campo Grande, Rua 13 de maio, 2825. Tel.67 3324-8349.
  • Hotel Galli , Av. Afonso Pena, 754. Tel.67 82 6555.
  • Hotel Gaspar , Av. Mato Grosso, 02. Tel.67 3383 5121.
  • Hotel Internacional, Rua Alan Kardec, 233. Tel.67 3384-4677.
  • Hotel Metropolitan, Av. Ernesto Geisel, 5100. Tel.67 3324-4688.
  • Hotel Paris, Av. Costa e Silva, 4175. Tel.67 3387 1795.
  • Hotel Pousada Kaimã, Av. Calógeras, 1.699 - Centro. Tel.67 3324-5187. Apartamentos com ar, som e TV.
  • Hotel Real, Av. Costa e Silva, 3895. Tel.67 3387 2233.
  • Hotel Roma, Av. Redentor. 213. Tel.67 3341 1264.
  • Hotel União, Av. Calógeras, 2.828 - Centro. Tel.67 3382-4213. Apartamentos com ar, frigobar, TV, café da manhã e estacionamento próprio.
  • Hotel Vale Verde, Av. Afonso Penas, 106 - Amambaí. Tel.67 721-3355, [6]. Médio conforto. Piscina e bar. Aceita cartões de crédito.
  • Hotel Vânia, Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 1.004 - Centro. Tel.67 3384-2338.
  • Hotel Zys, Rua Barão do Rio Branco, 342. Tel.67 3383 3778.
  • Indaia Park Hotel, Av. Afonso Pena, 354. Tel.67 3325 9400.
  • Jandaia Hotel, Rua Barão do Rio Branco, 1271 - Centro. Tel.67 3321-7000, [7] Confortável. Localizado no Centro. Aptos equipados. Piscina, sala de jogos, ginástica, bar. Aceita cartões de crédito: todos.
  • Novotel Campo Grande, Av. Mato Grosso, 5.555 - Jd. Copacabana. Tel.0800-111790/67 3326-1177. Confortável. Distante do Centro. Aptos espaçosos. Piscinas, sala de jogos, paddle, playground, bar. Aceita cartões de crédito.
  • Pousada Dom Aquino, Rua Dom Aquino, 1806. Tel.67 3321 0887.
  • Pousada Mangabal, Rua José Antônio, 815 - Centro.
  • Turis Hotel, Rua Trindade. 322. Tel.67 3342 0575.

Mantenha contato

Pela web

  • Ch@t Room - R. Barão de Melgaço, 137 - Centro, Tel. 67 3321-8227.
  • Cyber Caf´we, R. 7 de Setembro, 758 - Centro, Tel. 67 3025-2476, [8].
  • Cyber Ponto, Av. da Divisão, 698 - Jd. Paraty, Tel. 67 3346-7081, [9].
  • NetPoint, Av. Agripino Grieco, 480 - Universitária II, Tel. 67 3387-5230, [10].
  • Qualify Lan House, R. Amazonas, 1504 - Vila Gomes, Tel. 67 3351-4776, [11].
  • Spy L4n Hous3, Av. Brasil Central, 548 - Santo Antônio, Tel. 67 3361-8384, [12].

Partir

A maioria dos turistas passa por aqui para chegar ao Pantanal. Outros destinos são:

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites