Campinas

Da Wikitravel
3.jpg

Campinas é uma cidade do estado de São Paulo, também considerada a "Capital do Interior". Possui área de 795,697 km². Sua população estimada em 2006 era de 1.059.420 habitantes. Localiza-se a cerca de 90 km da capital do estado (São Paulo) e possui uma economia diversificada e dinâmica. Décima primeira cidade mais rica do Brasil, o município representa, isoladamente, 0,96% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de ser responsável por 10% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro.

O município é formado pela cidade de Campinas e por seis distritos: Joaquim Egídio, Sousas,Campo Grande, Ouro Verde, Barão Geraldo e Nova Aparecida. É a terceira cidade mais populosa do estado de São Paulo, ficando atrás de Guarulhos e da capital paulista. Sua região metropolitana é constituída por 20 municípios e conta com 2.633.523 habitantes, o que a torna a nona mais populosa do Brasil.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Há também voos regulares internacionais diretos conectando o aeroporto a Lisboa, em Portugal e Montevidéu, no Uruguai.

O aeroporto é servido pelas linhas de ônibus urbano 1.93 (até o Terminal Central) e 1.98 (até o Terminal Ouro Verde). Para se chegar de carro, o acesso é pela Rodovia Santos Dumont (saída para Indaiatuba), logo após passar o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes.

De ônibus[editar]

  • Terminal Multimodal Ramos de Azevedo:
    • Ônibus rodoviários (na Rodoviária);
    • Linhas seletivas da EMTU (na Rodoviária);
    • Linhas metropolitanas da EMTU (pelo Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, anexo à Rodoviária).

O Terminal Rodoviário de Campinas está localizado na rua Dr. Pereira Lima,60, Vila Industrial. Para quem deseja comprar uma passagem rodoviária com fácil acesso e serviço qualificado, pode entrar no internet, escolher a rota, a companhia, o horário, o veículo e aquirir a passagem. Para outras informações o viajante pode entrar em contato diretamente com a companhia que faz o trecho, por exemplo, a viação Cometa, que dispõe de diversos horários durante o dia.

De carro[editar]

A cidade é um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, nela passando diversas rodovias. Algumas das mais importantes para a cidade são:

Rodovia Anhanguera (SP-330): cruza a cidade, partindo de São Paulo no sentido sudeste-noroeste em direção a Ribeirão Preto e ao Triângulo Mineiro. Há ainda a ligação com a Rodovia Washington Luís, na região de Limeira, que se liga a importantes polos regionais do estado como: São Carlos, Araraquara e São José do Rio Preto. Em suas margens estão numerosas empresas e fábricas, como a da Bosch. Trata-se da rodovia mais movimentada da cidade e da Região Metropolitana de Campinas.

Rodovia dos Bandeirantes (SP-348): passa na Região Sul da cidade, vinda de São Paulo), no sentido sudeste-noroeste. A rodovia ganhou novo traçado e os últimos quilômetros de seu antigo percurso - que cruzam a Região Oeste e receberam o nome de Rodovia Adalberto Panzan - hoje servem de ligação entre esta rodovia e a Rodovia Anhanguera. Há ainda a ligação com a Rodovia Washington Luís, na região de Limeira, ligando-se a Região Central do Estado, com cidades como São Carlos, Araraquara e São José do Rio Preto.

Rodovia Adalberto Panzan, principal ligação entre as rodovias, Anhanguera e Bandeirantes, estando próxima ao fim da Dom Pedro I. Era o antigo trecho final da Rodovia dos Bandeirantes antes de sua ampliação, rumo a Iracemápolis.

Rodovia Dom Pedro I (SP-065): termina na Anhanguera e atravessa a cidade sequencialmente nas direções leste, sul e sudeste, rumo a Atibaia e ao Vale do Paraíba; São José dos Campos e Jacareí. Trata-se de uma Rodovia importante, que tem às margens hipermercados (Carrefour e BIG), fábricas (Lucent e Samsung) e shopping centers (Shopping Parque Dom Pedro e Shopping Galleria).

Rodovia Santos Dumont (SP-075): segue no sentido norte-sul, rumo a Sorocaba, tendo seu começo na Rodovia Anhanguera. Passa por regiões como o Jardim do Lago e o Jardim Itatinga. Também é por ela que se faz o acesso ao Aeroporto de Viracopos, localizado no extremo sul da cidade.

Rodovia Adhemar de Barros (SP-340): segue na direção norte, rumo a Jaguariúna e Mogi-Mirim. Dá acesso aos bairros rurais, a condomínios como:(Estância Paraíso,Alphaville e Parque Xangrilá.Também a colônias agrícolas (Fazenda Monte D'Este/Colônia Tozan) na região norte da cidade.

Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332): segue na direção noroeste rumo a Paulínia e a Cosmópolis, servindo como ligação de Campinas ao distrito de Barão Geraldo, à UNICAMP, e à REPLAN. Em função do trânsito intenso de veículos, do grande número de acidentes e da má qualidade do asfalto, o trecho entre Campinas e Barão Geraldo ficou conhecido depreciativamente como Tapetão. Recentemente a pista passou por um processo de recapeamento e teve sua velocidade máxima reduzida de 100km/h para 80km/h, a fim de reduzir os acidentes.

Rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença (SP-101): segue na direção oeste, rumo a Hortolândia, a Monte Mor e a Capivari. Por ter uma parte de seu percurso em pista única, ocorrem muitos acidentes.

Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083): no sentido norte-sul, serve de ligação entre a Rodovia Dom Pedro I e a Rodovia Anhanguera, já no município de Valinhos.

Rodovia Lix da Cunha (SP-73): Conhecida também como Estrada Velha Campinas à Indaiatuba, rodovia é pouco utilizada pelos motoristas, devido a modernidade e conforto da Rodovia Santos Dumont que liga a cidade a Indaiatuba.

Circule[editar]

De táxi[editar]

Campinas possui uma grande frota de táxi, abaixo segue algumas das mais importantes frotas da cidade.

RMC RADIOTAXI RUA FRANCISCO GLICERIO, 305 - CENTRO CAMPINAS - SAO PAULO Telefone: (19) 3621-2000 www.rmcradiotaxi.com.br

Rod Dom Pedro I km 131,5 - Jd Palmeiras CAMPINAS - São Paulo Telefone : (19) 3207-3512

CAMP TAXI RUA ANTÔNIO SARMENTO 27 - VL INDUSTRIAL CAMPINAS - São Paulo Telefone : (19) 3772-3311

DISK TAXI RUA ANTÔNIO NUNES DOS SANTOS 424 - JD VOVO CAMPINAS - São Paulo

METRÓPOLE TAXI Regente Feijó, 173 - Vl Lídia CAMPINAS - São Paulo Telefone : (19) 3232-8553

PONTO DE TAXI BARÃO GERALDO RUA LUIZ VICENTIN 31 - JD ST GENEBRA II CAMPINAS - São Paulo Telefone : (19) 3289-4995

De carro[editar]

Há inúmeras empresas de locações de veículos em Campinas, facilitando assim, a vida do turista.

Estacionamento[editar]

Estacionamento do Carmo (19) 3233-5358 Estacionamento MultiPark 0800 11-6001 Estacionamento do Vovô (19) 3235-2220 Estacionamento do Carmo (19) 3237-0930

De ônibus[editar]

Ônibus urbanos

A cidade conta com aproximadamente duzentas linhas de ônibus urbano (gerenciadas pela EMDEC) e cem linhas de ônibus metropolitanos e intermunicipais (gerenciadas pela EMTU-SP).

O sistema municipal de transporte coletivo - Intercamp ainda está em implantação, que segundo o planejamento da Prefeitura, só se completará em 2008. Esse sistema pretende reduzir a competição entre os concessionários (também denominados perueiros) e as empresas de ônibus (duas empresas - VB e Onicamp - e dois consórcios - Concicamp e Urbcamp).

A tarifa em vigor no Intercamp é R$ 2,85. Há a possibilidade de fazer integrações pelos terminais fechados (sem necessidade de cartão) ou utilizando o Bilhete Único oferecido pela TRANSURC que oferece até 3 usos em um período de 1,5h pagando apenas uma passagem.

Os terminais da cidade são: - Campo Grande (T.C.G. - fechado) - Ouro Verde (T.O.V. - fechado) - Barão Geraldo (T.B.G. - fechado) - Padre Anchieta (aberto) - Itajaí (aberto) - Vila União (fechado) - Vida Nova (aberto) - Metropolitano (aberto, com fechamento em estudo pela EMDEC e EMTU) - Shopping Iguatemi (aberto, recém-promovido a esta categoria)

As Estações de Transferência são: - Cidade Judiciária - Icaraí - PUCC II - Lix da Cunha (compartilhada com a EMTU) - Sousas Outras Estações de Transferência serão concluídas até o final deste ano, e algumas nem mesmo sairão do projeto do sistema de transporte.

Evite andar de ônibus no horário de pico nas linhas com maior demanda. Apesar da população parecer bastante receptiva e simpática, evite ostentar riqueza material (estar de forma homogênea entre a população) e sempre esteja atento à pessoas estranhas que pareçam querer roubar algo.

É recomendado evitar algumas linhas nos horários de pico, devido ao excesso de demanda: - 117 (DIC VI) - 118 (T.O.V. até Andrade Neves) - 120 (T.O.V. via Santos Dumont) - 121 (T.O.V. via Amoreiras) - 131 (T.V.N.) - 135 (Jd Filadélfia) - 134 (T.V.N. - T.B.G) - 142 (Jd Sta Terezinha) - 161 (Res Souza Queiroz) - 171 (Shop D Pedro - Cps Shop) - 190 (Jd S Domingos) - 210 (T.C.G. - Shop D Pedro - T.B.G. - Unicamp) - 211 (T.C.G. - T.S.I.) - 212 (T.I. e T.C.G.) - 213 (T.I. e T.C.G.) - 214 ((T.I. e T.C.G. - Expressa) - 215 (T.I. e T.C.G.) - 216 (T.I. e T.C.G. - Semi-Expressa) - 229 (Jd Florence) - 249 (Pq Eucaliptos - T.S.I.) - 250 (B Boa Vista) - 252 (Pq S Jorge) - 253 (Vl Boa Vista - Swift) - 265 (Nova Aparecida) - 273 (Jd Eulina) - 316 (Pq Cidade) - 331 (T.B.G.) - 332 (T.B.G. via HC Unicamp e Unicamp - T.M.) - 333 (T.B.G.) - 353 (Alphaville) - 369 (Pq Imperador) - 381 (Shop D Pedro - T.S.I.) - 385 (T.S.I.) - 386 (Cambuí) - 408 (Pq Jambeiro) - 413 (Jd S José)

Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT)[editar]

Entre 1991 e 1995 operou em Campinas um transporte de média capacidade sobre trilhos, conhecido por Veículo Leve sobre Trilhos, ou simplesmente VLT. Todavia, devido à diversos erros cometidos em sua implantação, como a ausência de integração com os ônibus e uma estação central em posição desvantajosa, a operação comercial foi deficitária, e o serviço descontinuado.

A médio prazo é imprescindível que o projeto do VLT seja retomado e ampliado pelos governos, pois uma boa malha de transporte sobre trilhos resolveria parte dos problemas que Campinas enfrenta com a poluição e congestionamentos oriundos de uma frota crescente. Entretanto, a estrutura física do VLT foi retirada, desmanchada ou vandalizada e até 2008 continua sem uso. Há projetos para a utilização do leito para corredores de ônibus; contudo, nada foi feito.

Ciclovias[editar]

Em função de seu relevo acidentado, Campinas não é uma cidade com condições ideais para a prática do ciclismo. Até o ano de 2006, Campinas não possuía nenhuma ciclovia, somente uma ciclofaixa com aproximadamente 5km em volta da Lagoa do Taquaral, instalada no início da década de 90 e ampliada com a conclusão da Praça Arautos da Paz. Em 2006 foram instaladas ciclovias no canteiro central da Avenida Atílio Martini, no distrito de Barão Geraldo, com aproximadamente 1,5km de extensão e outra ciclovia nos dois sentidos da Estrada dos Amarais.

Veja[editar]

  • Parque Portugal mais conhecido como 'Lagoa do Taquaral' este parque, localizado no tradicional bairro do Taquaral, possuí 648.409 m² de área verde com uma lágoa, pedalinhos, bondinhos, bosques e uma fauna e flora diversificada, além da famosa Caravela, cartão postal de Campinas.
  • Lago do Café, ao lado da Lagoa do Taquaral. Um parque com uma agradável caminhada que abriga o Museu do Café, que conta a história da ocupação da cidade na época colonial.
  • Parque Ecológico de Campinas, cujo nome real é Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Aos domingos, acontece uma feira de produtos agrícolas sem agrotóxico.
  • Observatório Municipal (Joaquim Egídio)
  • Bosque dos Jequitibás
  • Torre do Castelo - mirante localizado na região alta do bairro Jardim Chapadão conhecida como Castelo, em função da Torre, originalmente construída como caixa d'água entre 1936 e 1940. Com altura de 27 metros e localizada a 735m de altitude, o mirante da Torre de Campinas permite ver Campinas em quase todas as direções. No pavimento intermediário a Torre abriga o Museu da SANASA, companhia municipal de abastecimento de água, com equipamentos antigos. Tanto o mirante como o museu estão abertos à visitação pública aos sábados e domingos, das 15:00 às 21:00.
  • Palácio dos Azulejos
  • Estação Cultura
  • Centro de Convivência Cultural

Faça[editar]

Arnoldo Foà in the 1950's.jpg

A cidade sempre teve uma posição destacada no Estado de São Paulo, com grande produção e recursos culturais. Conta com três teatros municipais, com a Orquestra sinfônica da cidade (fundada em 1974, durante as festividades do bicentenário da cidade e considerada uma das três melhores do país, ao lado da OSESP e OSB), vários grupos de música erudita, corais, 43 salas de cinema, dezenas de bibliotecas (uma delas municipal), galerias de arte, museus etc. A vida cultural é variada e intensa, especialmente na música popular.

Compre[editar]

  • Shopping Parque Dom Pedro
  • Shopping Iguatemi
  • Shopping Galleria
  • Campinas Shopping (Outlet)
  • Shopping Unimart
  • Shopping Spazio Ouro Verde
  • Shopping Parque das Bandeiras
  • Camelódromo - encontre de tudo a preços muitíssimo baixos. Vale a pena pesquisar e analisar os produtos do Camelódromo
  • Centro

Aprenda[editar]

Universidades e faculdades

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) UNIP (Universidade Paulista / Campinas) Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A cidade de Campinas desde 1959 é a sede da única escola para o acesso a formação de cadetes do Exército Brasileiro - a Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Oferece a inicialização da única forma preparação do Oficial Combatente de carreira. A Escola de Cadetes (EsPCEx) habilita o aluno ao ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende - RJ (AMAN), onde após 4 anos de formação de nível superior os cadetes são graduados com a patente de Aspirante à Oficial, iniciando a carreira até generalato do Exército Brasileiro.

Colégios Técnicos Gratuitos - Colégio Técnico de Campinas (COTUCA - UNICAMP) - ETEC Bento Quirino - ETEC Conselheiro Antônio Prado (ETECAP)

Coma[editar]

Campinas possui uma grande diversidade gastronômica, com restaurantes de culinária: Portuguesas, Japonesas, Francesas, Italianas, Chinesas, Árabes, Alemãs, além de variados tipos de restaurantes, de todos os tipos e preços.

Beber e sair[editar]

Como toda cidade grande, Campinas possui uma variada vida noturna, é possível encontrar opções das mais populares a clubes exclusivos. Espalhados por toda a cidade, os “botecos” são a opção preferida dos campineiros para encontrar amigos, beber cerveja ou chope, experimentar petiscos e ouvir boa música. Esses bares despojados estão dos bairros mais elegantes à distante periferia. Os mais concorridos ficam na região da Cambuí, Barão Geraldo, Castelo, além do centro.

E também há ótimas casas noturnas que agradam a todos os gostos.

Cumbuca Guia Lírico e Sentimental dos bares e butecos de Campinas
O site traz um guia com opções para todos os gostos e bolsos e promove a verdadeira cultura do botequim. www.cumbuca.com.br [1]

Eventos Culturais[editar]

Para saber o que movimenta a cidade culturalmente - os pontos de cultura, oficinas, cursos e agenda atualizada de cinema, shows, teatro, cineclubes, palestras, dança, exposição e eventos afins - acesse Cultura Campinas [2]

Durma[editar]

Campinas é abastecida por hoteis de excelente qualidade contando com toda a infra-estrutura nescessaria para acolher quaisquer tipo de familia, personalidade, ou times que possam visitar a cidade. Os hoteis variam de pequenos a altos preços, muitos sao de luxo e sofisticados, porem tambem reserva sua parte simples e barata.

Partir[editar]

Distrito de Sousas[editar]

Zedocleto (3).JPG

Sousas, um dos quatro distritos de Campinas, tem ganhado fama de excelente ponto turístico por suas belezas naturais, ares de rusticidade e ótima gastronomia. O pequeno distrito possui mais de 60 estabelecimentos comerciais no setor de entretenimento entre bares, restaurantes, cafés, docerias, pizzarias, casas noturnas e espaços de eventos.

Antigas fazendas tornaram-se ambientes propícios para receber toda a família pelo dia inteiro, do café-da-manhã até o final da tarde, com direito a almoço caprichado feito no fogão a lenha. Casarões do século passado foram transformados em ambientes belíssimos para realizações de festas e eventos sofisticados. Restaurantes apresentam gastronomia que transita do requinte da cozinha francesa à rústica culinária mineira. Casas de show atraem pessoas adeptas de diversos ritmos musicais do samba, sertanejo ao rock clássico ou contemporâneo.

Durante as estações mais frias do ano, a temperatura pode se aproximar de 0 graus, fazendo com o que comércio ofereça as típicas comidas de inverno, como caldos, sopas, cremes e fondues.

Na primavera e no verão, a Rio Atibaia mantém o clima mais ameno do que no restante da cidade, o que propicia atividades ao ar livre, como caminhadas ecológicas pelas diversas trilhas que levam a Joaquim Egídio e à Serra das Cabras ou passeios pelas ruas de pedra para aproveitar a Vila das Artes - feira com produtos feitos por artesãos da cidade - e sua música ao vivo, por exemplo.

O distrito também mantém a tradição de festas populares e religiosas, como a de Santana, realizada sempre no mês de julho, que apresenta forte herança cultural trazida pela colonização italiana.

Levantamento feito pela Seplama (Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente) da Prefeitura de Campinas, em 1996, apontou que o patrimônio arquitetônico de Sousas é composto por cerca de 60 edificações (fazendas) dotadas de valor histórico, estético e cultural, com características do período áureo do ciclo do café no Brasil. Algumas delas estão abertas à visitação.

Natureza

Localizada na porção Leste da cidade de Campinas, Sousas e Joaquim Egídio foram transformados em Área de Proteção Ambiental, nos anos 90, com o objetivo de conservar a diversidade de ambientes e de espécies, bem como preservar a região dentro dos conceitos de desenvolvimento sustentável.

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a região possui cerca de 60% dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no município. A paisagem é marcada por serras e morros e sua fauna e flora são bastante diversificadas: são 250 espécies de aves, 68 de mamíferos, 45 de anfíbios e 40 de répteis.

--Erikacsoares 22h01min de 4 de Maio de 2012 (EDT)

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites