Camarões

Da Wikitravel
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Cm-flag.png
Informações Básicas
Capital Yaoundé
Governo Républica presidencialista
Moeda Franco CFA (XAF)
Área 475 442 km2
População 18 467 692 (est. 2008)
Idioma Inglês e Francês (oficial).
Religião Crenças indígenas (40 %), cristianismo (40%), muçulmanos (20%)
Código telefônico + 237
Internet TLD .cm

Camarões é um país da África Ocidental.

Entenda[editar]

História[editar]

Apesar da chegada dos portugueses à costa dos Camarões datar do século XV, a malária impediu os europeus de se instalarem e conquistarem os territórios do interior até ao final da década de 1870, quando grandes quantidades de quinino se tornaram disponíveis. No início, os europeus estavam sobretudo interessados em comerciar, o que faziam na zona costeira, e adquirir escravos. O comércio de escravos foi reprimido a meio do século XIX, ainda na parte final deste século instalaram-se nos Camarões missões cristãs, as quais continuam a desempenhar um papel na vida do país.

No dia 5 de Julho de 1884 a totalidade do território camaronês e alguns territórios vizinhos tornaram-se a colónia alemã de Kamerun, com a capital situada primeiramente em Buea e depois em Yaoundé. Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido e a França dividiram esta colônia, cabendo à França a maior área, sendo as zonas mais distantes transferidas para o domínio de outras colônias francesas, e governando o restante a partir de Yaoundé.

Os Camarões franceses alcançaram a independência em 1960 sob a denominação de República dos Camarões, no território conhecido como Camarões do Norte e Camarões do Sul. No ano seguinte, a maioria muçulmana do norte, que dominava dois terços dos Camarões britânicos, votou pela adesão à Nigéria, enquanto que no sul a maioria cristã, votou de forma que o outro terço dos Camarões britânicos aderisse à República dos Camarões, formando a República Federal dos Camarões. Permanece no entanto em aberto o conflito da Ambazónia (Camarões do Sul).

Clima[editar]

Se vai no Verão, conte com muita chuva. Pode ser muito frio nas montanhas, especialmente à noite.

Regiões[editar]

Cameroon regions map.png
Adamaoua
Litoral
Norte
Planaltos do Noroeste
Platô do Sul

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Monte Camarões.
  • Reserva de Fauna de Dja - É uma das maiores e mais bem conservadas áreas de floresta tropical em África e foi inscrita pela UNESCO, em 1987, na lista dos locais que são Patrimônio da Humanidade. Com 526 mil hectares, a reserva encontra-se quase completamente rodeada pelo rio Dja, forma uma floresta densa, com as copas entre os 30 e os 60 m de altura, e estima-se que 90 % da sua área esteja ainda virgem.
  • Monte Camarões - A montanha mais alta na África Ocidental. Na antiguidade clássica o Monte, com o seu cume fumegante, de que só havia notícia incerta, era conhecido pelo "Carro dos Deuses", uma alusão ao carro que transportava o Sol no seu movimento diurno. O Monte Camarões é um vulcão activo.
  • Ngoketunjia - Um bastião da cultura na África Ocidental. O nome Ngoketunjia refere-se às planícies férteis, dominadas pela Montanha de Ngoketunjia. O sítio é habitado por semi-bantus e fulani. É uma região onde a cultura e atradição permanecem fortes.

Chegar[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De comboio/trem[editar]

Circular[editar]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

As estradas principais ligando as grandes cidades são asfaltadas e com um nível de conservação correcto. Para financiar essas obras regulares existem portagens/pedágios em geral a meia distância, com um preço único de 500 francos CFA. Prever pois uma quantidade de moedas ou notas desse valor para maior rapidez. Não esquecer de exigir o recibo aos empregados em uniforme côr-de-laranja e de ter atenção a que a barreira que vos obrigou a parar foi retirada! Durante a estação das chuvas muitas estradas secundárias e mesmo algumas principais não revestidas são fechadas por "barreiras de chuva" por decisão das autoridades, o que se pode tornar num contratempo importante se viajar nesses períodos do ano.

O trânsito nos centros das cidades ou aldeias é bastante complicado pela inobservância do código da estrada/código de trânsito, em particular pelas moto-táxis que podem surgir de todos os lados e em vários sentidos e direcções. Circular lentamente é pois uma condição de segurança essencial.

O condutor/motorista deve possuir uma Licença Internacional de Condução/Direção.

O veículo deve ter uma Carta Internacional de Seguro de responsabilidade civil automóvel CEMAC. Um veículo 4x4 será adequado para as estradas de mau piso ou inundáveis.

A rede de postos de abastecimento de combustível cobre suficientemente o país. Mas um condutor previdente poderá transportar consigo um jerrycan de reserva. O preço por litro é sempre indicado, e varia de lugar para lugar e mesmo de marca para marca. Uma pequena gorjeta de 100 ou 200 francos CFA será sempre recebida com agradecimento pelo empregado.

Nas aldeias é comum que pessoas lhe peçam uma boleia/carona, pois os transportes públicos são insuficientes. Essa é uma maneira simpática de contactar com os habitantes e particularmente útil para obter indicações sobre o caminho a seguir, já que a grande maioria das vias não têm placas de indicação de direcções. Não será por isso inútil dispôr de uma bússola e de um mapa de estradas.

De comboio/trem[editar]

Fale[editar]

Francês em geral, inglês no Oeste e Noroeste.

Derivando de cerca de 250 etnias presentes no país, são usadas também muitas línguas locais, mas o turista conhecedor de francês ou inglês não terá problemas linguítiscos, com excepção de algum léxico regional destas línguas que depressa se aprende.

Compre[editar]

Negociar é a base, salvo nos casos de produtos em que o preço esteja afixado. O método mais habitual é de dividir por dois ou três o primeiro preço que o vendedor vos proponha; seguidamente a resposta é ainda negociável para terminar num preço aceitável pelas duas partes. Fique ciente que o preço depende muito da cara do cliente e da participação que este seja capaz de dar a este hábito cultural de negociar. O ideal é ter sempre notas de pequenos valores para evitar trocos que por vezes se fazem esperar.

Produtos de todos os dias, que se vendem nos cruzamentos de ruas ou estradas importantes, têm um preço que é normalizado a montantes arredondados de francos CFA.

O pagamento por cartão de crédito é praticamente impossível, excepto em raras lojas ou hotéis de cadeias internacionais. Atenção que em geral o montante é convertido primeiro em euros ou dólares americanos e raramente ao câmbio fixo oficial (que é de 1 € = 655,957 XAF).

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Cerveja produzida no país é mais barata por garrafa (65 cl) do que a água engarrafada (1,5 l). Bebidas gasosas de sabores artificiais estão também à venda por todo o lado.

Um pormenor linguístico importante: se pedir "un tonic" vão dizer-lhe que não têm... pois a água tónica é conhecida pela marca Schweppes... Deve pois pedir "un Schweppes".

Recuse em geral os cubos de gelo, mas peça "glacée" para ter uma bebida a baixa temperatura.

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Praticamente todas as doenças tropicais das regiões equatoriais se encontram ativas neste país à espera dos mais fracos ou dos menos prevenidos. Evite ficar doente pois o país tem uma fraca rede hospitalar; tenha um bom seguro de repatriação sanitária que aja em caso de problema grave. Abuse de protetores solares e repelentes de mosquitos.

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites