Calcutá

Da Wikitravel
Sul da Ásia : Índia : Calcutá

Calcutá (em bengali Kolkota) é um destino pouco recomendável para qualquer turista ocidental. A cidade é bem feia, caótica, com milhares de pessoas vivendo nas ruas, nas calçadas, na mais extrema miséria e indigência.

O trânsito é infernal, com milhares de ônibus produzindo uma fumaça muito espessa de óleo diesel, sempre lotados, ruidosos e caindo aos pedaços. Some-se a eles carros horripilantes da marca Ambassador, típicos da Índia, rickshas descalços, motos, moto-riqckshas, multidões de pedestres, todos circulando numa sujeira incrível produzida pelos plásticos em decomposição, fuligem, pó, palha, trapos e tudo que é detrito que se possa imaginar (não há coleta de lixo).

Os hotéis geralmente também são bastante sujos, mas há os de redes internacionais, relativamente caros para o turista de classe média.

Como destaques turísticos de Calcutá temos o palácio dos Vice-reis, que foi sede da Índia colonial inglesa, já bastante decadente e hoje um museu; a estação ferroviária, da época vitoriana e que já foi a maior estação ferroviária do mundo (Estação de Howrah); a ponte pênsil (Howrah Bridge) sobre o Ganges e o famoso templo da deusa Kali (Templo de Dakshineswar), em nome de quem a cidade foi erguida.

A uns oito quilômetros de Calcutá, pela margem ocidental está localizado o Jardim Botanico, com uma assombrosa figueira de Bengala, tão grande que se rivaliza com a árvore da Vida de Disney, mera cópia estilizada dessa árvore ancestral. Calcuta está no delta do Ganges e é contígua ao famoso Sanderbas (Sundara Vana, ou floresta encantada), lar do temido tigre de Bengala, do crocodilo de água salgada e dos macacos narigudos, hoje uma reserva ecológica.

Creio que permanecer mais de 2 dias em Calcutá é um sofrimento que não desejo para ninguém!

Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites