Cachoeira do Sul

Da Wikitravel
Brasil : Sul : Rio Grande do Sul : Centro-Leste : Cachoeira do Sul

Entenda[editar]

Cachoeira do Sul é uma cidade do Rio Grande do Sul, com uma população de 89.669 habitantes. A base econômica da cidade é a agricultura, sendo o arroz a moeda forte do município, a tal ponto de ser considerada, no Brasil, a "Capital Nacional do Arroz". Também é a maior produtora de noz pecã da América Latina.

Chegar[editar]

De avião[editar]

A cidade possui o Aeroporto Nero Moura, com uma pista de 1.018 metros de extensão, ideal para aviões de porte médio. Não há linhas freqüentes de vôo de Cachoeira para outros municípios.

De barco[editar]

Cachoeira é uma cidade estratégica hidrograficamente: fica às margens do Rio Jacuí, navegável desde Rio Grande via Lagoa dos Patos e Lago Guaíba, passando por Porto Alegre. Tem uma plataforma de cargas, projeto de seu porto, porém inativada.

De comboio/trem[editar]

Cachoeira do Sul não possui linhas de trem para passageiros, apenas para cargas.

Vários municípios do Rio Grande do Sul possuem linhas regulares de ônibus para Cachoeira do Sul, como Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Porto Alegre.

De carro[editar]

Chegar de carro a Cachoeira do Sul é muito fácil: quem vem de Porto Alegre, da Região Sul do estado ou da Fronteira Oeste utiliza-se a BR-290 até chegar no trevo com a BR-153. A partir daí, anda-se mais 27 km por essa rodovia e chega-se à Capital Nacional do Arroz. Já para quem vem da Região Norte, Missões, Serra ou de cidades da Região Central, aconselha-se andar pela RST 287 e chegar em Novo Cabrais, onde há outro trevo da BR-153. Então é só andar 32 km e chega-se em Cachoeira do Sul.

Circular[editar]

De comboio/trem[editar]

Como dito anteriormente, a cidade não possui de um sistema ferroviário de passageiros.

A empresa Nossa Senhora das Graças faz o serviço de transporte coletivo da cidade: são 15 linhas de ônibus (importante notar que o nome das linhas de ônibus são os bairros para onde as mesmas remetem até o Centro e vice-versa). O preço da passagem é praticado a R$ 2,00. Além das linhas interdistritais, estas realizadas pelas empresas Gradan, Pavanatto, entre outras.

De barco[editar]

Apesar de Cachoeira estar localizada às margens do Rio Jacuí, não há sistema hidroviário ligando localidades da cidade.

De carro[editar]

Também é muito fácil de andar de carro pela cidade: trafegue nas principais ruas da cidade que dão acesso aos bairros e ao Centro da cidade: Avenida Brasil, Avenida João Neves da Fontoura, Avenida das Nações Unidas, Volta da charqueada, Avenida dos Imigrantes, Rua Alarico Ribeiro, Rua Bento Gonçalves, Rua Júlio de Castilhos, Rua Saldanha Marinho, Rua David Barcellos e Rua Sete de Setembro. Procure informar-se em lojas da cidade sobre determinadas localizações e regras de trânsito, pois há poucas placas informando tais lugares na cidade.

Veja[editar]

Faça[editar]

Eventos[editar]

A Fenarroz (Feira Nacional do Arroz) é o maior evento orizícola das Américas e também o mais importante de Cachoeira. Acontece a cada dois e conta com vários estandes de comercialização de arroz, shows de artistas nacionais e parque de diversões. No campo tradicionalista, Cachoeira do Sul se destaca por dois eventos realizados anualmente: A Vigília do Canto Gaúcho (entre os maiores festivais musico-tradicionais do estado) e o FEGAES (Festival Gaúcho Estadual Estudantil), organizado pela família Balardin considerado o maior evanto tradicionalista gaúcho voltado aos estudantes.

Atividades[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Quem deseja trabalhar no agronegócio, Cachoeira é uma ótima aposta. Sua agropecuária forte, as plantações de arroz, soja e trigo e várias empresas deste setor localizadas na cidade são fatores decisivos. Agora o governo municipal tem-se empenhado a industrializar a cidade, por isso se você quiser levar sua indústria para a cidade, será muito bem-vindo.

Compre[editar]

A Rua Sete de Setembro é o mais importante centro comercial da cidade. Possui diversas boutiques e lojas de roupas e jóias. Compre uma lembrança da cidade vendida em pequenas lojas do centro e da Rodoviária.

Coma[editar]

Econômico[editar]

Médio[editar]

Esbanje[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Opções de hospedagem em Cachoeira do Sul

Econômico[editar]

  • Hotel Jacuí, Rua 7 de Setembro (ponto central de Cachoeira do Sul), [1].  editar Conheça as tarifas, os serviços e as facilidades do Hotel Jacuí que conta com estacionamento, TV a cabo, internet, elevador, aquecimento, sala de fitness e um café da manhã especial com receitas da família cachoeirense. Oferecendo as mais novas e modernas acomodações da cidade. São suítes e apartamentos climatizados com infraestrutura completa para o seu bem-estar.

Médio[editar]

Esbanje[editar]

Mantenha contato[editar]

Cachoeira possui uma ótima rede de telefonia fixa (operada pela Brasil Telecom) e telefonia móvel (com redes de celulares da Brasil Telecom, Tim, Vivo e Claro). Também há várias Lan Houses pela cidade, ideais para o acesso da internet via Banda Larga.

Segurança[editar]

Há apenas uma delegacia na cidade, localizada no Bairro Rio Branco, e cinco postos da Brigada Militar, uma destas bem no Centro e outras quatro no subúrbio. Caso tenha algum objeto roubado, comunique ao posto policial mais próximo ou telefone para o número 190. Atualmente, a cidade possui uma segunda delegacia, localizada na Zona Norte, mais precisamente no Bairro Oliveira.

Saúde[editar]

Há postos de saúde espalhados pelos bairros da cidade, para um atendimento leve e de menor importância. Já se for algo mais grave, vá até o Hospital de Caridade e Beneficência, onde há um ótimo atendimento e uma equipe especializada.

Cotidiano[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites