Cânion Itaimbezinho

Da Wikitravel
Sul : Rio Grande do Sul : Nordeste : Cânion Itaimbezinho

Entenda[editar]

Paisagem[editar]

Itaimbezinho é um cânion (ou desfiladeiro) situado no Parque Nacional de Aparados da Serra, Santa Catarina/Rio Grande do Sul, Brasil, a cerca de 170 km ao nor-nordeste de Porto Alegre, próximo à fronteira do estado de Santa Catarina.

Canyon Itaimbezinho

O cânion tem uma extensão de 5,8 km, com uma largura máxima de 2 km e uma altura máxima de cerca de 700 m, sendo percorrido pelo arroio Perdizes. Além deste, existem outros cânions, tais como o Cânion Fortaleza, Cânion Malacara e o Cânion da Pedra.

Geologicamente o Cânion do Itaimbezinho está posicionado sobre a mesma unidade geológica encontrada no Cânion Fortaleza, composta por um conjunto de derrames de composição ácida (riolitos, riodacitos) relacionados ao período de vulcanismo ocorrido durante o período Cretáceo, datado entre 135 a 120 milhões de anos, idade esta correlacionável ao período de rompimento do continente Gondwânico e abertura do oceano Atlântico.

Dado ao ângulo de visão dos paredões do cânion, torna-se difícil a identificação da superposição dos derrames, quando comparado com o cânion Fortaleza ou mesmo o Malacara, cuja vista frontal da parede de rocha permite uma identificação melhor e um detalhamento da zona de contato entre os diferentes derrames de lava.

(Fonte: CPRM)

Flora e fauna[editar]

A cobertura vegetal do parque é muito variada, sendo representada principalmente pela Floresta Pluvial Atlântica e pelos campos e florestas com araucária. Nas nascentes observa-se a formação de turfeiras.

Canyon Itaimbezinho

O Parque apresenta remanescentes e endemismos da fauna regional, elevada diversidade faunística e espécies ameaçadas de extinção, como: lobo-guará, suçuarana e veado-campeiro. Dentre as aves, temos: gavião-pato, águia cinzenta, gavião-pega-macaco (em extinção).

Fonte: IBAMA

Chegar[editar]

O acesso ao canyon pode ser feito a partir da cidade de Praia Grande (SC) pela estrada SC 450, ou a partir de Cambará do Sul (RS) pela RS 427.

Canyon Itaimbezinho

Taxas e Permissões[editar]

Canyon Itaimbezinho - Graxaim - Lobo Guará
  • R$ 6,50 (por pessoa Junho 2014) e R$ 13,00 por estrangeiros.
Crianças até 7 anos não pagam.
  • Moto: R$ 3,00
  • Carro pequeno: R$ 5,00
  • Ônibus: R$ 10,00

Veja[editar]

Faça[editar]

Trilha do Vértice: de onde se visualiza a Cascata das Andorinhas, que caindo de uma altura de 700 metros em direção ao fundo do cânion, produz uma névoa antes de atingi-lo. A trilha permite uma ótima vista das cascatas das Andorinhas e Véu da Noiva. Tão impressionante quanto as cascatas é a sensação de caminhar na borda do cânion. A trilha começa no Centro de Visitantes, e em menos de 1 hora pode-se percorrer 1,4 km pelas bordas do cânion.

Trilha do Cotovelo: vista imperdível dos paredões do Cânion Itaimbezinho. Caminhada fácil por estrada até um mirante com a maior visão geral do cânion, percurso de 6,3 quilômetros que leva em torno de 3 horas. Atenção: o último horário para fazer a trilha é às 15:00 hs.

Trilha do Rio do Boi: por dentro do abismo, para aqueles que gostam de atividades mais radicais esta trilha é a mais indicada. Caminha-se por dentro dos paredões de 700 m formados pelo cânion, seguindo o leito do Rio do Boi. São 8 km (ida e volta) que podem ser percorridos em 7 horas. Trilha longa, com muitas pedras e diversas travessias do rio do Boi, com ótimas piscinas naturais para um banho gelado.

A saída para esta trilha se dá ao pé do canyon, a 9km do centro de Praia Grande (SC). É exigido o acompanhamento de um guia registrado para a realização da trilha.

Coma[editar]

Leve lanche, caso for fazer uma longa caminhada pelo loca, e há um bancos para refeição no centro de visitantes e na Trilha do Cotovelo.

Canyon Itaimbezinho

Durma[editar]

Diversas hospedagens são encontradas nos municípios de Praia Grande (SC) ou Cambará do Sul (RS), e as regras dos parque proíbe acampar.

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas