Belém

Da Wikitravel

Belém é a capital do Estado do Pará. É a segunda metrópole da Região Norte do Brasil em população, com pouco mais de 1,4 milhões de habitantes.

Entenda

A cidade de Belém vista do rio Guamá.

Belém já foi conhecida como Paris N'América, devido ao se imenso volume de riquezas acumuladas no tempo áureo da borracha no início do século XX, juntamente com Manaus. Na época a cidade era constantemente visitada por companhias de óperas européias que se apresentavam no Theatro da Paz, um dos célebres pontos turísticos da cidade, juntamente com outros imponentes prédios erguidos na época. A cidade atualmente conta com uma boa infra-estrutura para turistas, sendo o setor de prestação de serviços o pilar da economia local. Belém tem uma agitada vida noturna, com muitos bares e boates para se visitar durantes todos os dias da semana, para os mais diversos gostos.

Chegar

De avião

Aeroporto Internacional de Belém
  • Vôos aportam em Belém diariamente no Aeroporto Internacional Val-de-Cans (BEL no código IATA / SBBE no código ICAO), vindos do Brasil e Europa. Existem também vôos diretos de Miami.
  • Companhias menores, como a Puma, a Meta e a Sete, operam principalmente vôos regionais, mas também fazem algumas linhas nacionais e até internacionais, como Paramaribo e Georgetown.

De barco

De carro

Pela é ligada ao resto do país pela rodovia BR-316 e pela Belém-Brasília.

Circular

De ônibus

Apesar do mau estado, Belém tem diversas companhias de ônibus que atendem toda a região metropolitana. O valor da passagem é de R$ 2,20.

  • Terminal Rodoviário de Belém, Praça do Operário, s/nº Tel. 91 3246-8178

De carro

O trânsito em Belém não é dos melhores, mas pode-se circular por toda a cidade com um carro. Diversas locadoras atuam nessa área sendo a Localiza Rent a Car uma das mais famosas, com filial no próprio Aeroporto Internacional Val-de-Cans.

Veja

Mercado Ver-o-Peso.
  • Ver-o-Peso - Composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio (relógio original da Inglaterra), Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal. O mercado de Ferro, que completa o Ver-o-Peso, foi todo transportado da Inglaterra e eleito uma das 7 maravilhas do Brasil.
  • Estação das Docas - É um complexo de arte, lazer e gastronomia. A Estação, como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial, o Amazon River, com ancoradouro flutuante, capaz de aportar até 4 embarcações de 70 pés. Diariamente são realizados diversos passeios fluviais pela orla e ilhas de Belém. [1]
  • Mangal das Garças - Localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico, o parque é resultado da revitalização de uma área de 40.000 m², no entorno do Arsenal da Marinha. [2]
Fachada principal do Theatro da Paz.
  • Theatro da Paz - Inspirado no Teatro alla Scala de Milão, é o maior e mais antigo da Amazônia, construído em 1878 com recursos auferidos da exportação de látex, no Ciclo da Borracha. É considerado um dos mais luxuosos do Brasil. Praça da República. Tel. 91 4009-8750.
  • Loja Paris n'America - resquício da belle epoque da Belém antiga. Rua Santo Antônio, 132 (entre Rua Barão de Guajará e Praça Visconde do Rio Branco) - Praça das Mercês. [3]
  • Parque da Residência - Residência oficial dos governadores do estado, agora é a sede da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT)do estado do Pará.
  • Feliz Lusitânia - Feliz Lusitânia é a denominação usada por colonizadores portugueses para o núcleo inicial da cidade de Belém (Estado do Pará), atualmente sendo um complexo turístico do Governo do Estado (resgatado por Paulo Chaves Fernandes segundo a lógica da gentrificação), situado no centro histórico e região mais antiga do município de Belém do Pará, o bairro da Cidade Velha.
Palacete das Onze Janelas.
  • Casa das Onze Janelas - Trata-se de um ponto turístico da cidade de Belém, construída no século XVIII como moradia por Domingos da Costa Barcelar, um rico senhor do engenho.
  • Museu Paraense Emílio Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi é a mais antiga instituição pesquisa na região amazônica, localizado em Belém, capital do estado do Pará (Brasil), cujas atividades se concentram no estudo científico dos sistemas naturais e culturais da Amazônia, assim como na difusão de conhecimentos e coleções relacionadas à região.
Jardim Botânico e Bosque Rodrigues Alves
  • Bosque Rodrigues Alves - É uma área de preservação ambiental brasileira localizada no bairro Marco, Zona Leste de Belém. O espaço, inaugurado em 1883, abriga mais de 80 mil espécies de flora e fauna e recebe, em média, 20 mil visitantes por mês.
  • Espaço São José Liberto - Era um antigo presídio da capital. Em 2002 deu lugar ao Espaço, que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão e uma capela. Hoje, o local é referência para o mercado joalheiro paraense por conta das jóias em ouro e gemas produzidas pelo talento dos ourives e designers paraenses. Praça Amazonas, s/nº - Jurunas. [4]
  • Ver-o-Rio - Numa área de cinco mil metros quadrados de frente para a baía do Guajará, o projeto alia contemplação da natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.
  • Teatro Experimental Waldemar Henrique, Av. Presidente Vargas, 645 - Campina. Tel. 91 3222-4762 / 3224-5656. [5]
  • Palacete Bolonha, Av. Governador José Malcher, 295 - Nazaré. Tel. 91 3230-4764.
  • Praça da República
Praça Batista Campos.
  • Praça Batista Campos - No século XIX, o terreno pertencia a Maria Manoela de Figueira e Salvaterra, sendo por isso conhecido como “Largo da Salvaterra”. Com a morte da proprietária, as terras passaram a pertencer à Câmara Municipal de Belém, passando a chamar-se “Praça Sergipe” em homenagem à nova província brasileira.
  • Hangar - Com uma área total de 64.000m² e 25.000m² de área construída totalmente integrada ao ambiente amazônico, o HANGAR está equipado com recursos de última tecnologia e preparado para qualquer tipo de evento, como feiras, congressos, convenções, encontros, seminários, simpósios e exposições. Av. Dr. Freitas s/nº - Marco. Tel. 91 3344-0100. [6]
  • Locomotiva

Faça

Por ser a cidade mais antiga da Amazônia e com todas as condições infraestruturais, como o Aeroporto Internacional de Belém, considerado um dos mais modernos e terminal de uma das maiores malhas aéreas do país, com inúmeras ligações nacionais e para o exterior, Belém é palco de grandes eventos da Amazônia, desde eventos municipais até internacionais.

Eventos

Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo da festa religiosa.
  • Círio de Nossa Senhora de Nazaré - O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todas os cultos e procissões.
  • Feira Amazônica do Livro - a 4ª maior feira do gênero no país - anual, com 350 mil participantes
  • Supernorte - anual, o maior evento empresarial do Norte do país – 45 mil participantes
  • FITA - Feira Internacional de Turismo da Amazônia
  • Belém Fashion Days - está entre os 5 maiores eventos de moda do País.
  • Amazônia Fashion Week - maior evento de moda da Amazônia

Atividades

Compre

Belém conta com dois shoppings, diversos malls de compra com inúmeras lojas de roupas, calçados, perfumes, magazines. Destacam-se os shoppings Iguatemi e Castanheira, e a Av. Braz de Aguiar, que detém inúmeras lojas e malls de compra.

  • Shopping Castanheira, BR-316, s/nº, Km 1 - Castanheira. Tel. 91 4008-8100. [7]
  • Shopping Pátio Belém, Travessa Padre Eutíquio, 1.078. Tel. 91 4008-5800. [8]
  • Shopping Iguatemi, Trav. São Pedro, s/nº
  • Avenida Braz de Aguiar

Coma

A maniçoba.
  • Maniçoba - A maniçoba, também conhecida como feijoada paraense, é um dos pratos da culinária brasileira de origem indígena.
  • Vatapá
  • Caruru
  • Pato no Tucupi - Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária Amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte.
Açaizeiros na várzea
  • Açai - O açaí (Euterpe oleracea), também chamado uaçaí, açaí-branco, açaí-do-pará, açaizeiro, coqueiro-açaí, iuçara, juçara, palmiteiro, palmito, piná e tucaniei, é uma palmeira que produz um fruto bacáceo de cor roxa muito utilizado na confecção de refrescos.
  • Pupunha - conhecida pelos nomes comuns de pupunha, pupunheira e pupunha-verde-amarela, é uma planta da família Arecaceae (antiga Palmae). Pode crescer até 20 m e é originária das florestas tropicais do continente americano.
  • Peixe com açaí
  • Caldeirada de peixes da região

Econômico

No Ver-o-Peso, existem muitas barracas que oferecem o melhor da culinária regional feito por quem mais entende do assunto. Os preços são em conta e pode-se comer bem.

Médio

Esbanje

  • Lá em Casa, Av. Gov. José Malcher, 247, tel. 91.3242-4222, laemcasa@laemcasa.com, [9]. O Lá em Casa do chef Paulo Martins é internacionalmente reconhecido pelas suas experiências na área da culinária regional do Norte. Um vasto cardápio de criações envolvendo ingredientes regionais faz desse um dos melhores restaurantes de Belém.
  • Boteco das Onze, Praça Frei Caetano Brandão s/nº, Cidade Velha, tel. 3224-8599 / 3241-8255.
  • Café Trindade, Rua Ferreira Cantão, 282 - Largo da Trindade - Centro. Tel. 91 3223-5603.

Beba e saia

A noite em Belém é bem agitada e conta com bares, boates e pubs para todos os gostos. É considerada uma das melhores do Brasil.

Boates

  • Barcelona-Prime
  • Café Dalí
  • Metrô
  • Afrikan Bar
  • Solar Antique
  • New York
  • Mystical
  • Boate da Assembléia Paraense
  • Mansuá do Carmo
  • Mormaço
  • Transito

Bares e Pubs

  • Cachaçaria
  • Lord Lion pub
  • Barril da Máfia
  • Cervejaria Boêmio
  • Café Imaginário
  • Cosanostra Café
  • Captain Nemo's Bar
  • Jungle Bar
  • Piriquito Yellow
  • Arara Blue
  • Templários Bar
  • Café com Arte
  • Chopp da Braz
  • D'Pará
  • Mormaço Bar e Arte
  • Palafita
  • Açai Biruta
  • Boteco das Onze
  • Copacabana Pub

Durma

Econômico

  • Hostel Amazônia, Rua Ó de Almeida, 548 - Centro. Tel. 55 91 3222-8456. Preços: R$13,00 por dormitório, R$18,00 p/ uma pessoa, R$30,00 com banheiro, R$40,00 para casal com banheiro, quartos para 2,3 e 4 pessoas. [10]
  • Hotel Grão Pará, Av. Presidente Vargas, 718 - Praça da República - Centro. Tel. 91 3321-2121. [11]
  • Ibis Budget (antigo Formule 1), Av. José Bonifácio, 244 - São Brás, tel. 55 91 3202-7600. [12]
  • Ibis, Av. Julio Cesar, 1.675 - Val de Cans. Tel. 91 3344-5650. [13]

Médio

  • Sagres, Av. Gov. José Malcher, 485 - São Brás. Tel. 55 91 4005-0005. [14]
  • Tulip inn Nazaré, Av. Nazaré, 569 - Nazaré. Tel. 55 91 3321-7177.

Esbanje

  • Crowne Plaza, Av. Nazaré, 375 - Nazaré. Tel. 55 91 32002 2000. [15]
  • Golden Tulip, Travessa Dr. Romualdo de Seixas, 1.560 - Umarizal. Tel. 55 91 3366 7575. [16]
  • Hilton Belém Hotel, Av. Presidente Vargas, 882, tel: 55 91 4006 7000 Fax: 55 91 3225 2942, [17].
  • Radisson, Av. Braz de Aguiar, 321 - Nazaré. Tel. 55 91 3205 1399. [18]

Mantenha contato

Telefones

  • Ambulância - Serviço Público de Remoção de Doentes - 192
  • Corpo de Bombeiros - 193
  • Defesa Civil - 199
  • Polícia Militar - 190

Site

  • Portal da Prefeitura Municipal de Belém

http://www.belem.pa.gov.br/

Segurança

Belém é, como qualquer outra capital, segura, porém, deve-se tomar alguns cuidados como não sair só a noite em áreas muito desertas e não chamar atenção com objetos de valor. Os assaltos a mão armada tem se tornado mais comum na cidade, porém, se cuidados forem tomados, não há com o que se preocupar.

Saúde

Dicas:

  • Não coma todas as coisas que estão vendendo na rua.
  • Anote o numero do pronto socorro caso você precise.
  • Fique em alerta das doenças comuns na região e se previna.

Partir

Existem muitos destinos a serem tomados de Belém.

  • Ilha do Mosqueiro - A 80 Km fica a ilha do Mosqueiro, um dos poucos lugares onde há ondas em praias de água doce, devido a influência dos ventos do atlântico.
  • Salinópolis - Um dos points do verão de Julho do estado, fica 200 Km distante de Belém e recebe turistas de todos os lugares do Brasil e principalmente de Belém. Conta com uma boa infra-estrutura turísticas e belas praias a serem conhecidas.
  • Ilha de Algodoal - Tem atraído muitos turistas nos últimos anos. A rusticidade do local, habitado por pescadores entra em perfeita harmonia com a beleza natural das praias e do lago da princesa. Carros não entram na cidade sendo possível o acesso apenas de popopô(pequeno barco utilizado por ribeirinhos).
  • Marudá - No caminho para Algodoal, passa-se por Marudá, que detém uma bonita orla e praias para turistas.
  • Vigia
  • Ajuruteua - Ajuruteua é uma belíssima praia de água salgada(quase deserta, sendo que na região existem muitas colônias de pescadores) localizada no município de Bragança. Verdadeiro paraíso.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites