Bósnia-Herzegovina

Da Wikitravel
Europa : Bálcãs : Bósnia-Herzegovina
noframe
Bandeira
Bk-flag.png
Informações Básicas
Capital Sarajevo
Governo República federativa (em desenvolvimento)
Moeda marka (BAM)
Área 51.129 km2
População 4.498.976 (est. Julho 2006)
Idioma Bósnio, croata, sérvio
Religião Muçulmanos 52%, ortodoxos 31%, católicos romanos 15%, protestantes 3%
Eletricidade 220V/50Hz
Código telefônico +387
Internet TLD .ba
Fuso horário UTC+1

A Bósnia-Herzegovina [1] é um país no sudeste da Europa, que faz fronteira com a Croácia, a Sérvia e Montenegro. Nos anos 90, após a dissolução da Iugoslávia, país do qual fazia parte, foi palco de uma sangrenta guerra civil. Hoje, os monumentos estão sendo reconstruídos e os acordos de paz garantem um clima tranquilo para viagens, o que faz com que o turismo no país cresça a cada dia.

Regiões[editar]

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

Entenda[editar]

Conhecida como pequena Iugoslávia por sintetizar a diversidade da antiga nação balcânica, a república da Bósnia-Herzegóvina faz limites com a Croácia (a norte e a oeste), Sérvia (leste) e Montenegro (a sudeste), além de ter uma minúscula parte de seu território banhada pelo mar Adriático.

A Bósnia-Herzegóvina, juntamente com a Macedônia, é uma das repúblicas economicamente mais pobres da antiga Iugoslávia. A economia planificada, além dos conflitos que ocorreram no país durante anos, destruindo infraestrutura, causando mortes e fluxos emigratórios, prejudicou o desenvolvimento econômico nacional. Outro fator agravante foi o rompimento das relações comerciais imposto pela Sérvia e a Croácia.

História[editar]

Durante os anos de 1992 a 1995, o país foi palco dos mais violentos conflitos de fragmentação do território iugoslavo. Os confrontos provocaram cerca de 200 mil mortes e aproximadamente 2,5 milhões de refugiados.

A Guerra da Bósnia teve início quando a Bósnia-Herzegóvina declarou sua independência, em 1992. Os Sérvios, opostos ao processo de separação, realizaram uma perseguição étnica expulsando grupos rivais das áreas sob sua ocupação, além de promoverem chacinas. Somente em agosto de 1995, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) promoveu a intervenção no conflito bombardeando as posições sérvias. Nesse mesmo ano, teve fim o mais sangrento conflito em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial. O Acordo de Dayton, assinado em dezembro, estabeleceu os limites territoriais da Bósnia-Herzegóvina nas atuais fronteiras. O Estado foi dividido em duas entidades: a República Sérvia (49% do território) e a Federação da Bósnia, muçulmano-croata (51%).

A nação proclamou sua independência no dia 1° de setembro de 1992.

Chegar[editar]

Os portugueses e brasileiros não precisam de visto para visitar o país (estadia de no máximo 90 dias)

  • Embajada de Bosnia y Herzegovina - Calle 14 de Julio, 1656. Tel: +54 11 4554-9386 (e-mail: embajadabh@embajadabh.org.ar) [2]

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De comboio/trem[editar]

Circular[editar]

Mapa da Bósnia-Herzegovina

De avião[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De comboio/trem[editar]

Fale[editar]

A língua bósnia (chamada de bosanski) é uma língua eslávica, e que utiliza o alfabeto latino. Trata-se uma variante do idioma servo-croata, também falado na Bósnia (especialmente na Republika Srpska, onde se usa o alfabeto cirílico) e em países vizinhos.

Coma[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Respeite[editar]

Mantenha contato[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites