Assunção

Da Wikitravel
América do Sul : Paraguai : Assunção

Assunção (Em espanhol Asunción) é a capital do Paraguai, país situado na América do Sul.

Entenda[editar]

  • Fundada em 15 de agosto de 1537, foi uma das cidades mais influentes no periodo da colonização espanhola na vacia do prata, e teve seu apogéu e maior esplendor entre 1850 e 1865, periodo em que era considerada como a mais desenvolvida das cidades latinoamericanas, com uma extensa linha ferroviaria, rede de telegrafo, e uma população alfabetizada. Encerra seu ciclo de riqueza e glórias com o fim da guerra do paraguai, quando a capital é tomada pelas tropas aliadas, e seus prédios históricos e industrias foram completamente devastados.
  • Assunção atualmente é o principal porto fluvial e centro cultural do pais, e sede dos três poderes do estado, nela estão centralizadas as entidades econômicas, culturais, diplomáticas, sociais e industriais do pais.
  • A região metropolitana, denominada localmente como Gran Asunción inclui o conjunto urbano formado pelos municípios de San Lorenzo, Lambaré, Fernando de la Mora, Capiatá, Luque, Mariano Roque Alonso, Ñemby, Villa Elisa e San Antonio, o que incrementa sua população a aproximadamente 1.600.000 habitantes, sendo assim a maior aglomeração urbana do Paraguai.

Eletricidade[editar]

A corrente elétrica em Assunção é de 220V e 50Hz, e as tomadas e plugs de dois pinos, é possível comprar tranformadores para 110V pelo preço de US$5.

Chegar[editar]

De avião[editar]

  • De São Paulo, há vôos regulares da TAM, e da Gol(com escala em Curitiba). De Buenos Aires vôos diretos diarios da TAM, Gol e Aerolineas Argentinas (as duas últimas com tarifas promocionais, ida e volta a partir de US$ 130,00 incluindo a taxa de embarque). O Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi fica a aproximadamente 12 km do centro da cidade.
    • O taxi é uma boa opção para ir do Aeroporto, ao centro da cidade, custa em torno de G$ 50.000 (aproximadamente R$ 25,00) contados no taximetro, também é possivel negociar uma corrida com valor fixo, existe um balcão de atendimento da cooperativa dos taxista dentro do aeroporto.
    • O serviço de remises custa em torno de G$ 80.000, podendo ser pago em moeda local ou dolares.

De barco[editar]

De comboio/trem[editar]

Existem Linhas diárias regulares desde São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba

As empresas responsáveis pelo transporte são: Crucero del Norte; Pluma; Expreso Guarani (antiga Brujula); Sol del Paraguay e Rapido Iguazu.

Também está ligada às cidades do interior do país e demais capitais do Mercosul, principalmente Buenos Aires na Argentina com pelo menos quinze partidas diárias.

Todos partem/chegam pelo Terminal de Omnibus de Asuncion.

De carro[editar]

Circular[editar]

De comboio/trem[editar]

De barco[editar]

De carro[editar]

De ônibus[editar]

É muito fácil circular pela cidade e pelos seus arredores com ônibus circulares. Em geral, perguntando na rua, a maioria das pessoas conhecem bem as linhas, não sendo difícil obter informações. O preço da passagem é de apenas 2300G$ (aproximadamente US$0,5 ou R$0,90 em 01/2010) sendo possível por exemplo ir até os municípios de Capiatá, San Lorenzo, Luque ou Fernando de la Mora apenas com uma passagem.

Veja[editar]

  • Palácio de Lopez, casa de governo - Av. Mariscal Francisco Solano López e/ Ayolas e Oleary
  • Centro Cultural Manzana de la Rivera (Conjunto de casas coloniais interligadas através do quintal que é comum a todas, que albergam galerias, teatro, biblioteca, museus etc) - Ayolas 129 esquina Benjamin Constant e Mariscal Francisco Solano López.
  • Casa de la Independencia - 14 de Mayo e Presidente Franco.
  • Muséu El Cabildo, Centro Cultural de la República, Av. República e Alberdi.
  • La Catedral, Independencia Nacional e Mariscal Francisco Solano Lopez.
  • Muséu Nacional de Bellas Artes, Mariscal Estigarribia e Iturbe.
  • Estación Central del Ferrocarril Carlos Antonio Lopez (Primeira estação de trem da América do Sul), Eligio Ayala e México.
  • Muséu Etnográfico Dr. Andrés Barbero, España 217 e Mompox.
  • Centro de Artes Visuales (Muséu do Barro), Gravadores del Cabichui esq./ Emeterio Miranda e Cañada.
  • Igreja San Francisco de Asis.
  • Panteón Nacional de los heroes (Uma réplica do Panteon de Paris, é o local onde estão os restos mortais dos principais heróis de todas as guerras disputadas pelo Paraguai) - Plaza de los Heroes, Palma esq./ Chile.

Faça[editar]

Eventos[editar]

Atividades[editar]

  • Uma caminhada pela Calle Palma, e uma passeio pelo microcentro, há muitas construções colonias dignas de ser vistas.
  • Visitar a feirinha da praça de la democracia, em frente ao Hotel Guarani (obra de Oscar Niemayer)
  • Não perca um passeio no Tren del Lago passeio turístico até a cidade de Ypacarai, com direito a show folclórico e teatro a bordo, todos os sábados e domingos, saidas da estação Botanico em Assunção.

Aprenda[editar]

Trabalhe[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Econômico[editar]

Se for de ônibus para Assunção saindo do Brasil, não perca a oportunidade de comprar as tradicionais "Chipa Barrero". Quando o ônibus chegar nas proximidades de Eusebio Ayala (antiga Barrero Grande, que deu origem ao nome da comida), chiperas irão subir no ônibus vendendo chipas caseiras e saídas direto do forno, vale a pena experimentar, com o custo de apenas G$2000 por unidade (R$0,76).

Médio[editar]

Não é possível passar pelo Paraguai sem provar algumas comidas típicas, como a Sopa de Surubi (Pintado) ou as tradicionais empanadas de carne, queijo, milho ou presunto e queijo. Alguns lugares, não tão econômicos, porém com qualidade e tradição indistinguiveis são:

  • Lido Bar - Localizado em frente ao Panteón Nacional de los Heroes, na Calle Palma, é sem dúvida o local mais tradicional de comida rápida de Assunção. Não é estranho encontrá-lo lotado.

Alguns preços aproximados: - Empanadas G$7000 (R$2,70); - Sopa de Surubi G$30000 (R$11,50).

  • Bolsi - Localizado na esquina da Calle Estrella e 14 de Mayo, possui alta qualidade e ótimo ambiente,

Alguns preços aproximados: - Empanadas a partir de G$5000 (R$2,17); - Sopa de Surubi G$20000 (R$7,70).

Esbanje[editar]

Beba e saia[editar]

Durma[editar]

Econômico[editar]

Médio[editar]

Esbanje[editar]

Mantenha contato[editar]

Segurança[editar]

Saúde[editar]

Cotidiano[editar]

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites