Aruba

Da Wikitravel
noframe
Localização
noframe
Bandeira
Aa-flag.png
Informações Básicas
Capital Oranjestad
Governo Democracia parlamentarista
Moeda Florim de Aruba (AWG)
Área 193 km2
População 71.891 (est. julho 2006)
Idioma Holandês (oficial), papiamento
Religião Católicos romanos 82%
Eletricidade 120V/60Hz
Código telefônico +297
Internet TLD .aw
Fuso horário UTC -4

Aruba é uma ilha caribenha e dependência autônoma da Holanda. Ela fica a 30 km de comprimento e 9 km de diâmetro no seu ponto mais largo dando-lhe uma área de aproximadamente 70 km ² (184 km ²). Esta ilha plana, sem rios é conhecido por suas praias de areia branca e o clima tropical moderado por ventos alísios constantes do Oceano Atlântico. A temperatura é quase constante, em torno de 27 ° C (81 ° F) e as precipitações anuais normalmente não excede 20 polegadas. Aruba está fora do cinturão de furacões do Caribe.

Cidades[editar]

Entenda[editar]

Aruba é uma ilha que ainda depende da Holanda, seu maior parceiro econômico. As pessoas são conhecidas por serem extremamente simpáticas com os estrangeiros (pois o turismo é o maior negócio da ilha). O lugar ainda mantém certos laços com seu passado, mas ultimamente vem sofrendo muitas alterações por causa do turismo em massa. Alguns dizem que Aruba de certa forma perdeu sua alma carismática.

Clima[editar]

Aruba tem um clima seco. Localizado fora do cinturão de furacões com ventos constantes de refrigeração, Aruba tem mais dias de sol do que qualquer outra ilha do Caribe.

Historia[editar]

Descoberto e reivindicou para a Espanha em 1499, Aruba foi adquirida pelos holandeses em 1636. A corrida do ouro do século 19 foi seguido pela prosperidade trazida pela abertura, em 1924, de uma refinaria de petróleo. As últimas décadas do século 20 viu um boom no setor de turismo. Aruba separou-se das Antilhas Holandesas (Bonaire e Curaçao, o ilhas ABC) em 1986 e tornou-se um membro, separado autônoma do Reino dos Países Baixos. Movimento em direção a independência total foi interrompida a pedido de Aruba em 1990.

Eletricidade[editar]

Oficialmente 120V 60 Hz, que é idêntica para os EUA e norma canadense. Outlets são norte-americanos tomadas aterradas, idêntico ao padrão dos EUA e do Canadá com saídas de parede. Ocasionalmente saídas não aterradas podem ser encontradas, que não aceitam a terceira, presente pino redondo em plugues aterrados e exigem um adaptador. Caso contrário, os adaptadores estão disponíveis, que aceita uma ficha polarizada e adaptá-lo para ser utilizado com uma tomada não polarizado.

Dinheiro[editar]

A moeda oficial de Aruba é o florim de Aruba (FA), que é dividido em 100 cêntimos. As moedas de prata Florin são divididos em valores de 5, 10, 50 centavos e um florim. Dólares norte-americanos são facilmente aceites em toda a ilha.

Requisitos de entrada[editar]

Para chegar em Aruba o turista de ter:

  • Um passaporte que é válido na entrada e para a duração da estada em Aruba. Se o turista tem um passaporte de um país onde o visto é necessário (lista A), ele deve ter uma vinheta de visto válido no seu passaporte;
  • Completamente preenchido e assinado cartão de embarque e desembarque (ED-card);
  • um bilhete de regresso ou diante válido;
  • os documentos necessários para o regresso ao país de origem ou a um país que ele tem o direito de entrar, por exemplo, uma autorização de residência válida (temporária ou permanente), uma autorização de retorno ou um (entrada)

visto;

  • se assim for solicitado, o turista tem de ser capaz de provar a satisfação do oficial de migração que ele tem uma reserva válida para um alojamento em Aruba (por exemplo, hotel ou apartamento) ou que ele possui propriedade em Aruba (residência, condomínio, apartamento, apartamento timeshare ou um iate ancorado em Aruba com um comprimento de pelo menos 14 metros de medida na linha de água);
  • se assim for solicitado, o turista tem de ser capaz de provar a satisfação do oficial de migração de dispor de meios financeiros adequados para fornecer para as despesas de hotel (se aplicável) e as despesas durante a sua estadia ou que tem uma declaração de garantia de um residente legal de Aruba.

A autorização final para a admissão a Aruba continua com o oficial de imigração no border-crossing/port de entrada. As autoridades de migração no border-crossing/port de entrada tem a autoridade para conceder ou recusar admissão. Admissão pode ser recusada se todos os requisitos de admissão são cumpridas pelo momento de entrar em Aruba ou se o turista tem sido penalizado.

Duração de admissão[editar]

O período de tempo máximo que uma pessoa pode ser admitido para Aruba como um turista é de 30 dias. A quantidade total de dias que uma pessoa pode ficar em Aruba, como um turista não pode exceder 180 dias por ano.

Nações que precisam de visto para entrar em Aruba[editar]

Os moradores de um dos seguintes países precisam de visto para viajar para Aruba: Afeganistão, Albânia, Argélia, Angola, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Bielorrússia, Benin, Butão, Bolívia, Bósnia-Herzegovina, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Camboja, Camarões, Cabo Verde, República Centro-Africana, Chade, China (República Popular), Colômbia, Comores, Congo (Brazzaville), Congo (Kinshasa), Costa do Marfim, Cuba, Djibuti, República Dominicana, Timor Leste, Egito, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gabão, Gâmbia, Geórgia, Gana,Guiné, Guiné-Bissau, Haiti, Índia,Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Cazaquistão, Quênia, Kiribati, Kuwait, Quirguistão, Laos, Líbano, Lesoto, Libéria, Líbia, Macedônia, Madagáscar, Malawi, Maldivas, Mali, Ilhas Marshall, Mauritânia, Micronésia, Moldávia (Rep.), Mongólia, Montenegro, Marrocos, Moçambique, Mianmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Níger, Nigéria, Coréia do Norte, Ilhas Marianas do Norte, Omã, Paquistão, Palau, Autoridade Nacional Palestiniana, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Catar, Ruanda, Rússia, Samoa, São Tomé e Príncipe, Arábia Saudita, Senegal, Serra Leoa, Sérvia, Ilhas Salomão, Somália, África do Sul, Sri Lanka, Sudão, Suazilândia, Síria, Tajiquistão, Tanzânia, Tailândia, Togo, Tonga, Turcomenistão, Tunísia, Turquia, Tuvalu, Uganda, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão, Vanuatu, Vietnã, Iémen, Zâmbia e Zimbábue.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Todo o tráfego de ar chegam e partem do Aeroporto Internacional Rainha Beatriz[1] (IATA: AUA) (ICAO: TNCA) no lado oeste da ilha.

Aruba tem mais de 100 vôos por semana a partir de 14 de portais norte-americanos, e um balcão de conexões de quase todas as cidades nos EUA e Canadá. Aruba também gosta de vôos internacionais de países europeus e latino-americanos, incluindo a Holanda, Reino Unido, Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Argentina e Brasil.

Aruba não tem mais uma companhia aérea nacional. American Airlines[www.aa.com] voa agora apenas a partir de Miami. Outras grandes operadoras do EUA são AirTran[2] (Atlanta, Orlando), United[www.united.com] (Chicago, Washington / Dulles, Newark, Houston Intercontinental), Airways EUA[3] (Boston, Filadélfia, Charlotte), Delta[4] (Atlanta, Nova Iorque JFK), e JetBlue Airways[5] (New York JFK, em Boston)

First Choice Airways[6] voa voos freteados de Londres e Manchester, no Reino Unido, e os vôos da KLM[7] para Amsterdã conectar a maior parte do resto da Europa. Avianca[8] conectar Aruba para a Colômbia.

Ligações diárias para a Venezuela incluem Caracas, Maracaibo, Valência e Las Piedras, por Aeropostal[9], Aserca[10], Santa Barbara Airlines[11] e Avior.

InselAir [12] tem vários voos diários para Curaçao, e de lá para 11 destinos na América do Sul (incluindo Medellín - Colômbia e Valencia (Venezuela)), Caribe e Miami.

Há muitos pacotes turísticos para a ilha, geralmente partindo do Rio de Janeiro e São Paulo. As conexões aéreas regulares mais curtas são da Avianca, via Bogotá e Varig com escala em Caracas.

Há também muitos voos da Venezuela, com a Dae, Inselair e Tiara Air.

Existe a ligação aérea de Manaus a Aruba.

De barco[editar]

Cruzeiro ancorado no porto de Oranjestad

Os navios de cruzeiro pode encaixar muito perto do centro da cidade, oferecendo aos seus passageiros uma fácil caminhada de muitas lojas e serviços.

Vistorias individuais para os agentes de viagens que visitam Aruba de navio de cruzeiro estão disponíveis através da Autoridade de Turismo de Aruba.

Circule[editar]

Táxis[editar]

Condições sobre as tarifas de táxi

  • Tarifa mínima é Afl.10, 00.
  • Os preços são baseados em distância, com uma capacidade máxima de cinco passageiros por táxi.
  • Domingos, feriados oficiais, e em dias regulares a partir das 11:00 h até às 07:00, haverá uma sobretaxa de Alf.5, 40 para as tarifas regulares
  • O tempo de espera é Alf.5, 00 por 5 minutos.
  • Os táxis podem ser contratados a uma taxa horária de Alf. 81,000 por hora.
  • O motorista, dentro da razão, não é responsável por itens perdidos em sua / seu carro. Objetos encontrados serão relatados e entregue no Departamento de Transportes Públicos ou a delegacia mais próxima.
  • O motorista não tem permissão para solicitar tarifas que não sejam aprovadas pelo governo.

Transporte público[editar]

Arubus NV[13] é a principal do ramo de transporte público de Aruba propriedade do Governo de Aruba. Arubus oferece transporte público sobre as principais áreas da ilha. A principal estação de ônibus fica em frente à rua do Terminal de Cruzeiros.

As linhas que podem levá-lo a partir de Oranjestad para as áreas de praia e hotel são:

Linha 10, Linha 10A, 10B e Linha

As taxas que cobram por viagem de ônibus são muito preços razoáveis. A viagem de ônibus simples custa 2,25 florins com o cartão inteligente e 4,00 florins.

De carro[editar]

Os sinais de trânsito em Aruba são diferentes daqueles dos EUA. Familiarize-se com as regras de trânsito e sinais antes de dirigir. As estradas são muito lisas após uma chuva, acionamento com cautela. Para off-road aventura, considere alugar um carro com tração nas 4 rodas ou um jipe.

Fale[editar]

Holandês e o Papiamento são as línguas oficiais, o papiamento é uma língua crioula que lembra bastante o português. Inglês e Espanhol também são falados pela população local.

Compre[editar]

Main Street abre das 09:00 até 18:00, Shopping Renascimento abre das 9 às 20:00, Renascimento de mercado abre das 9 da manhã até 18:30, Palm Beach Plaza abre das 02:00 até 22:00 / fins de semana a partir de 02:00 até 11:00, Paseo Herencia abre das 10 às 22:00 / Domingo das 05:00 até 22:00

Verifique com o seu concierge sobre lojas em seu recurso

Para alterar florins de dólares, montante dividido florim no meio e adicione 10%. Esta fórmula será especialmente útil quando for fazer compras em supermercados.

Taxa de câmbio para dólares norte-americanos é awg 1,77 por dinheiro e awg 1,78 por cheques de viagem. (AWG 1,75 em supermercados e postos de gasolina / AWG 1,80 em lojas e restaurantes) Todos os principais cartões de crédito e cheques de viagem são aceitos. Algumas lojas não aceitam US $ 50 ou 100 $ devido a falsificação em todo o mundo.

Por ser uma ilha com zona franca, a taxa de importação é zero, tornando Aruba o paraíso das compras; todos os verões a ilha é invadida por estrangeiros em busca de barganhas.

Aa-map.png

Coma[editar]

  • Cubas Cookin, Wilhelminastraat 27. Comida cubana.
  • Don Carlos, Lg Smith Blvd. Restaurante italiano bem próximo da praia.
  • Iguana Joes, Royal Plaza Mall. Um dos restaurantesmais famosos de Aruba, vários tipos de comida.
  • Jamaica Me Krazy, Certified Mega Mall. Comida jamaicana.
  • Taj Mahal, Wilhelminastraat 4a. Comida indiana.
  • Texas de Brazil, J.E Irausquin Blvd, Palm Beach. Churrasco brasileiro.
  • Taste of Heaven, J.E Irausquin Blvd, Palm Beach. Comida saborosa e preco acessivel feita por Butti.

Beber e sair[editar]

  • Blue - L.G. Smith Blvd. 82. Um dos lugares mais caros de Aruba.
  • Carlos and Charlie's, Weststraat 3A. Popular para turistas, é uma disco moderninha e frequentada por jovens.
  • La fiesta, Adventura Mall, segundo andar, Klipstraat. Música latina.

Durma[editar]

Econômico[editar]

Médio[editar]

  • Cactus Apartments, Matadera 5 - Noord, acima de 60 USD. [14]
  • Aruba beach villas, Hadicura Beach, acima de 80 USD. [15]
  • Amsterdam Manor Hotel, Eagle Beach, acima de 100 USD.[16]
  • Renaissance Aruba Resort, L.G Smith Blvd., acima de 150 USD. [17]

Esbanje[editar]

Aprenda[editar]

  • Papiamento, um idioma que mescla Português, Espanhol, Holandês, é o idioma oficial do Caribe holandês!
  • Mergulhar e fazer windsurf.

Segurança[editar]

  • Aruba é considerada uma ilha muito segura, crimes são raros, não se deixe abalar pelo escândalo do desaparecimento da adolescente americana Natalee Halloway em 2005, o caso foi isolado e segundo as investigações atuais ela assumiu o risco em se alcolizar e sair com o estudante holandês Joran van der Sloot, suspeito de ter cometido o crime.
  • As autoridades de Aruba não aconselham a permanência de pessoas nas praias durante a noite, pois pode haver assaltos ou acidentes.

Saúde[editar]

Farmácias

  • Botica del Pueblo - Caya GF
  • Kibrahacha - Havenstraat.

Respeite[editar]

  • Geralmente as pessoas em Aruba, são muito tolerantes e simpáticas, porém alguns assuntos são desconfotáveis tal como a afirmação de que Aruba ainda é colônia e depende da Holanda.
  • Aruba sofreu um abalo em 2005 quando a adolescente americana Natalee Halloway desapareceu sem deixar rastros; a exploração em massa da mídia sobre o caso, gerou uma imagem negativa de Aruba, e os locais não querem nem ouvir falar no caso hoje em dia.

Mantenha contato[editar]

  • Cyber café - royal plaza mall, segundo andar - 5 USD por hora.
  • Cyberzone - seaport mall marketplace - 6 USD por hora.

Partir[editar]

  • Curaçao - Ilha com uma belíssima arquitetura colonial, vôo em média 30 minutos.
  • Bonaire - Paraiso dos mergulhadores, 35 minutos de vôo.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites