Arambaré

Da Wikitravel
Manhã na plataforma de pesca em Arambaré

Cidade situada na região centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Entenda[editar]

Possui aproximadamente 4.000 habitantes (2010), tendo sua população triplicada no verão, já que se trata de uma cidade situada às margens da Laguna dos Patos.

Com o clima de cidade praiana, possui comércio local forte, posto de saúde, administração pública, farmácias, mercados e diversas opções de lazer, além dos banhos na Laguna.

Chegar[editar]

Os meios de se chegar a cidade são rodoviário (asfalto/chão batido), fluvial (pela Laguna dos Patos, desde Porto Alegre) e aéreo (com Aeroclube situado em Camaquã, distante 30 km).

De carro[editar]

Para se chegar a Arambaré, que está a aproximadamente 150 km de Porto Alegre, usa-se a BR 116, em direção ao sul do estado, estrada para Pelotas e Rio Grande.

São percorridos 120 km de asfalto até a cidade de Camaquã, dirigindo-se a leste, por uma estrada de chão batido, por 30 km até Arambaré.

De ônibus[editar]

De barco[editar]

De avião[editar]

Circular[editar]

Por ser um município recente, emancipado a poucos anos (1993) tem uma área pouco extensa, permitindo o deslocamento interno com grande facilidade, não necessitando de ônibus circulares ou lotações ou táxis.

Durma[editar]

Para hospedar os veranistas, possui uma rede de Pousadas e Campings diversos, localizados de forma distribuída pela cidade, de modo que oferece opções em áreas de descanso e áreas de movimento, tanto diurno quanto noturno.

Arambaré também é reconhecida na região pelo seu famoso Carnaval, onde a população e veranistas podem chegar a mais de 20.000 pessoas, oferecendo desfiles de rua, bailes fechados e opções de shows e bares abertos 24 horas por dia.

Compre[editar]

Este artigo ou secção não está de acordo com nosso manual de estilo e precisa ser editado. Por favor mergulhe fundo, dê-lhe um pouco de sua atenção e ajude-o a melhorar!

Sua economia, hoje em dia, baseia-se fortemente no comércio local turístico e agropecuária. Tendo também a pesca como meio de sustento, diversas famílias fazem disso o braço principal de trabalho e divulgação sobre o meio-ambiente, a necessidade de sua preservação e a melhoria de condições da região.

Arambaré também possui um efetivo policial militar eficiente e dinâmico, mantendo os índices de crimes e ocorrências a níveis baixíssimos, mesmo no verão.

Faça[editar]

Pode-se aproveitar, em diversas épocas do ano, eventos tradicionais na cidade, como a Festa do Peixe, Aniversário da CIdade, Shows de Verão, Carnaval, Natal na Figueira, Feira do Livro, Semana Farroupilha, Bailes no CTG, Campeonato de Futebol Praiano, entre outros.

Aos veranistas, é oferecido recursos diversos como caminhadas a beira da Lagoa, churrasqueiras a céu aberto, próximas a praia, banheiros públicos em toda a extensão da praia e acesso a praia, na zona central, de noite, onde encontra-se um extenso perímetro da orla iluminado. Possui também atendimento a postos de gasolina 24 horas por dia, mesmo na baixa temporada, atendimento ambulatorial 24 horas e serviços essenciais.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas