Anápolis

De Wikitravel
Vista aérea de Anápolis

Anápolis é uma cidade da região central do Estado de Goiás. Fica a meio caminho entre Goiânia e Brasília. Se considerarmos que Goiânia e Aparecida são uma cidade só, Anápolis é a segunda maior do Estado; se considerarmos que não, é a terceira.

Entenda[editar]

História[editar]

A maioria dos historiadores goianos reconhece o início da história da cidade com os relatos do viajante francês Auguste de Saint-Hillare, no ano de 1819. O viajante citou em seus relatos o Marechal Raimundo de Cunha Matos, até então proprietário da Fazenda das Antas, que se estendia por quase toda a área onde hoje se compreende o município de Anápolis.

Por volta de 1850, a região começou a ser povoada. Forma-se, então, uma pequena vila às margens do Córrego Capuava. Segundo as fontes históricas confiáveis, em 1859, uma mulher chamada Ana das Dores estava atravessando a região com a imagem de Santa Ana no lombo de um dos cavalos de sua tropa. O animal que carregava a imagem foi perdido, e os tropeiros não conseguiram erguer a imagem do chão. Ana das Dores reconheceu que a santa queria permanecer no local e prometeu dá-la ao primeiro tempo católico que fosse erguido na região.

Passam-se 10 anos e Gomes de Sousa Ramos, filho de Ana das Dores, muda-se para a vila e constrói a Catedral de Santana das Antas. Em 1882 chega a vila o Prof. José da Silva Batista, que fora designado pelo governo da província para gerenciar a vila. Depois de muitas discussões com o governo de Pirenópolis, a vila é emancipada em 31 de julho de 1907 através do decreto 320 assinado por Miguel Rocha Lima, presidente de Goiás. Nesta data a cidade passou a ser denominada "Anápolis", que significa Cidade de Ana, uma homenagem a religiosa Ana das Dores e a Santa Ana, padroeira da cidade.

Atualmente, com 105 anos, a cidade possui aproximadamente 340 mil habitantes, sendo a 3ª maior cidade do estado. A cidade é reconhecida nacionalmente pela Base Aérea da Força Aérea Brasileira, pelo Distrito Agro-industrial (DAIA), pelo porto-seco e pela Ferrovia Norte-Sul. Conhecida como a capital econômica de Goiás, Anápolis atrai muitos investidores. O turismo executivo foi o que mais cresceu nos últimos 20 anos.

Eletricidade[editar]

É utilizada em Anápolis apenas um tipo de voltagem: 220V com corrente alternada de 60 Hz. Verifique o interruptor de voltagem antes de ligar qualquer aparellho que não seja bivolt. A distribuição de energia elétrica é feita pela CELG (Companhia Elétrica de Goiás). A cidade conta com excelente serviço elétrico.

Clima[editar]

O clima predominante em Anápolis é o tropical com estação seca, com temperatura média anual de 21°C, abaixo da média nacional. O período mais quente é entre agosto e outubro, o período mais frio é entre maio e julho. O período de chuvas é entre outubro e abril, o período de seca é entre julho e setembro.

Chegar[editar]

De avião[editar]

Anápolis possui um pequeno aeroporto que recebe aviões de pequeno porte. A pista é pavimentada e possui 1842 metros. Há um projeto da Infraero de construir um grande terminal de passageiros até 2025.

O Aeroporto de Anápolis é localizado na Avenida Francisco Valois.

De carro[editar]

De Brasília, siga para Goiânia, e vice versa. Anápolis geograficamente fica mais perto de Goiânia, mas filosoficamente, é o ponto central da estrada.

De ônibus[editar]

A cidade possui um bom terminal rodoviário que recebe ônibus de várias outras cidades do país. Possui lanchonetes, bancas de revistas, tabacaria, guarda-volumes e outros serviços. É localizado na Avenida Brasil-Norte.

Circule[editar]

De carro[editar]

Anápolis já passa por problemas de capitais. É comum engarrafamentos nos horários de pico, principalmente na região central da Avenida Brasil,Avenida Pedro Ludovico,Fernando costa entre outras. O aluguel de carro pode ser uma boa opção, principalmente se você for passar um tempo maior na cidade. Táxis compensam até certo ponto, os engarrafamentos podem encarecer o preço do táxi.

A cidade é bem sinalizada. É relativamente fácil trafegar pela cidade.

Cooperativas de Táxi de Anápolis:

  • Ponto de Táxi 20 - +55 62 3324-3678.
  • Ponto de Táxi 25 - +55 62 3324-3000.
  • Rádio Táxi VIP - +55 62 3313-6666.
  • Ponto de Táxi Central - +55 62 3324-0389.

De ônibus[editar]

O transporte coletivo da cidade é bem razoável. A frota é nova e há muitas linhas. O preço da passagem é R$ 2,50.Porem os USUÁRIOS enfrentão super lotação em alguns horários, e transtornos no terminal da cidade, já que so ah um terminal que circula em media de 100 a 120 mil pessoas por dia.Estão previstas obras de mini terminais pelos bairros,obras que ainda não forão iniciadas. Porem esta em processo de construção corredores exclusivo de ônibus pelas principais avenidas da cidade inclusive a avenida Brasil com 15 km de extensão.A empresa operadora é a TCA - Transportes Coletivos de Anápolis.

De bicicleta[editar]

Não é recomendável utilizar a bicicleta como meio de transporte. Só existem ciclovias em parques públicos e áreas verdes.

Veja[editar]

  • Base Aérea da Força Aérea Brasileira
  • Catedral de Anápolis
  • Estádio Jonas Duarte
  • Fábrica da Hyundai

Parques[editar]

  • Ipiranga mais frequentado da cidade situado na região central.
  • Parque da liberdade situado na região central.
  • Central parque situado na região sul da cidade.
  • Parque da cidade situado na região sul da cidade sendo o maior parque da cidade e também maior do estado de goias.
  • entre outros parques ambientais pela cidade.

Faça[editar]

Compre[editar]

Em frente à fábrica, ficam vendedoras à beira da estrada, vendendo queijos caseiros, pimenta em conserva, frutas etc.

Shoppings[editar]

  • Brasil Park shopping maior da cidade e mais frequentado com publico de 600 mil pessoas ao mês situado na avenida Brasil norte região central da cidade.
  • Ana shopping situado no bairro santa Isabel.
  • Jaiara shopping situado na grande vila jaiara região norte da cidade
  • Havan grande centro de compras situado no bairro JK nova capital região leste de Anápolis.
  • central shopping mini situado no centro da cidade.
  • Para lazer a Avenida são Francisco situada no bairro nobre de judiai é composta por vários restaurantes pizzarias etc.

Coma[editar]

  • Pizzaria di Roma - Rua Senador Sócrates, nº 104, Setor Central. Telefone: +55 62 3311-7375.
  • Mc Donald's - Avenida Brasil, nº 390, Setor Central. Telefone: +55 62 3098-3963.

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Cotidiano[editar]

Consulados[editar]

  • Consulado Honorário da Síria - Rua Joaquim Inácio, nº 11, Centro, Anápolis - GO. Telefone: +55 62 3324-0307.
  • Consulado Honorário da Turquia - Avenida Brasil, nº 495, Bairro Santana, Anápolis - GO. Telefone: +55 62 3311-2211.

Partir[editar]