Amazonas (Brasil)

Da Wikitravel
Norte : Amazonas

Amazonas é um estado da Região Norte do Brasil.

Mesorregiões[editar]

mesorregiões do Amazonas

Esta é uma lista de mesorregiões do estado do Amazonas, as quatro mesorregiões amazonenses são:

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

O Festival Folclórico de Parintins é um exemplo de turismo cultural. É um dos principais atrativos turísticos da região norte brasileira.

A capital do estado,Manaus é o maior destino de turistas da Amazônia, oferecendo uma ampla rede hoteleira, assim como restaurantes variados. Conta também com diversos hotéis de selva em sua região metropolitana. Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Teatro Amazonas, inaugurado em 31 de dezembro de 1896, sendo o principal Patrimônio Artístico Cultural do estado do Amazonas e a obra mais significativa da época áurea da borracha.

Entenda[editar]

Amazonas in Brazil.svg

O Estado do Amazonas é o maior em área territorial do País, com 1.559.161,682 quilômetros quadrados, o equivalente ao território de cinco países, somados: França, Espanha, Suécia e Grécia. O Estado detém um dos mais baixos índices de densidade demográfica do país, com 2,23 habitantes por quilômetro quadrado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população do Estado, de acordo com o Censo 2010, tem 3.483,985 habitantes, dos quais 2.755.490 vivem na área urbana e 728.495 na área rural. A capital Manaus, um dos 62 municípios do Amazonas, é cidade mais populosa da Região Norte, com 1.802.525 habitantes. O Amazonas detém, ainda, 98% de sua cobertura florestal preservada, além de um dos maiores mananciais de água doce. Sofrendo influência de vários fatores com precipitação, vegetação e altitude, a água forma na região a maior rede hidrográfica do planeta. A maioria dos rios amazonenses é navegável durante todo o ano. O rio Amazonas é internacionalmente conhecido como o maior do mundo, possuindo um curso calculado em 6.300 quilômetros. Seu arco atlântico tem a extensão de 400 quilômetros. Nasce presumivelmente na lagoa Santana (Andes Ocidentais), onde sua bacia de recepção é um rio de geleira.

Chegar[editar]

  • Em grande parte do estado, só se chega de avião ou barco. Os barcos mais populares são os recreios, grandes embarcações de madeira (algumas possuem casco de ferro, o que torna o barco mais seguro), onde as pessoas vão em redes. Em alguns são também vendidas passagens em cabines.
  • Alguns destinos podem ser feitos por "a jatos", lanchas cabinadas grandes que fazem os trajetos cerca de 4 vezes mais rápido que os recreios. As passagens costumam ser também bem mais caras.
  • Na época da seca (Julho a Dezembro, aproximadamente) algumas localidades não são alcançadas por barcos grandes, como os recreios. Em algumas comunidades só é possível chegar de rabeta, uma pequena canoa com motor de popa.
  • Para ir para locais próximos das cidades a forma mais fácil e procurar o porto da cidade e combinar com algum catraieiro local o preço e a viagem de volta.

Circule[editar]

  • Antes de trafegar pelas rodovias do estado, ligue para a Polícia Rodoviária Federal para saber das condições de conservação, tel. 92 3615-4850

Fale[editar]

Idioma oficial:Português, igual a todo o pais.

Compre[editar]

  • Artesanato - O artesanato do Amazonas é variado e de destaque, com muita influência da cultura indígena. Em geral usam-se elementos da floresta como contas, sementes e cipós. Atualmente o artesanato da região vem se aprimorando com vários elementos da floresta sendo incorporados a jóias, as chamadas biojóias.
  • Frutas - O Amazonas apresenta mais de uma centena de espécies comestíveis, as denominadas frutas regionais, e em muitas vezes apresentando um exótico sabor para as suas sobremesas. É no Amazonas que se encontra a maior diversidade de frutas do mundo.

Coma[editar]

Tem sua base na mandioca, influência indígena que trouxe as técnicas de plantio e cultivo. A mandioca acaba transformando-se em farinha-d'água, beijus, pirões e mingaus. Outros pratos típicos amazonenses são:

Pupunha (Bactris gasipaes)
  • pato no tucupi
  • tacacá
  • peixe moqueado
  • pirarucu de sol
  • açaí
  • piquiá
  • pupunha
  • Calderada de Tambaqui
  • Matrinxã na Brasa

Beber e sair[editar]

Bares e Casas Noturnas[editar]

  • Chopperia Altas Horas

R Altair Severiano Nunes, 1A0 - Parque 10 Eldorado, Manaus - AM

  • Bar Caldeira

R. José Clemente, 237 Centro, Manaus - AM

  • Renis Bar

R. Franco e Silva, 264, Santa Luzia, Manaus - AM

  • Bar do Cipriano

Av. Ferreira Pena, 1344 Centro, Manaus - AM

  • Café Cancun - Manaus

Av. Djalma Batista, 1661 São Geraldo, Manaus - AM

  • Chão de Estrelas

Bc , Chaves Ribeiro, 49 São Geraldo, Manaus - AM

Durma[editar]

  • Existem no estado, inúmeros hotéis de selva, nos quais os hóspedes podem caminhar pela mata, observar pássaros e passear de barco.

Aprenda[editar]

O Amazonas possui várias instituições educacionais, sendo as mais renomadas delas localizadas principalmente na Região Metropolitana de Manaus e em outras cidades de médio porte. A educação do Amazonas é considerada a quarta melhor do país, comparado à dos demais estados brasileiros.

  • Ensino superior - Há demasiadas instituições de ensino superior no estado. Quatro delas são de caráter público:
  • Universidade Federal do Amazonas
  • Universidade do Estado do Amazonas
  • Instituto Federal do Amazonas
  • Universidade dos Servidores de Manaus.

Segurança[editar]

Dicas de Segurança[editar]

  • PRECAUÇÃO EM BANCOS
  • - Ao retirar dinheiro do banco, guarde com cuidado em local discreto;
  • - Ao sair do banco, certifique-se de que não está sendo seguido;
  • - Separe previamente a quantia necessária às suas pequenas despesas.
  • - Não peça ajuda a estranhos na hora do seu saque no banco ou caixa eletrônico;
  • - Não deixe idosos desacompanhados em locais desertos ou ruas de comércio muito movimentadas e alerte para que tomem cuidado com os “contos do vigário”;
  • - Não carregue objetos de valor, cartões de crédito ou todos seus documentos, se não houver absoluta necessidade.
  • COMPORTAMENTO EM ASSALTO
  • - Em caso de assalto, não reaja. Acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira e está carregada;
  • - Evite fazer gestos bruscos, que possam ser confundidos com reação de sua parte;
  • - Procure dialogar o mais cordialmente possível com o assaltante, para acalmar os ânimos e amenizar a sua fúria. Na maioria dos casos, eles estão mais nervosos que a vítima.
  • RECOMENDE ÀS CRIANÇAS
  • - Para não aceitarem convites de estranhos para passear de carro, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que atraídos pela promessa de doces, chocolates, sorvetes ou refrigerantes. Esse é um recurso bastante usado por maníacos e seqüestradores;
  • - Alerte seus filhos para pedir ajuda a um policial;
  • - Ensine aos seus filhos o local onde moram (rua, número e bairro), bem como seu próprio nome, sobrenome e idade, nome dos pais.

Saúde[editar]

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SUSAM), quase 90 % dos médicos que trabalham no estado residem em Manaus.

Respeite[editar]

  • -Respeitar o direito dos outros, respeitando assim, que diz a lei;
  • - Controlar a família, sabendo onde estão e com quem estão os filhos;
  • - Não permitir que a sua casa seja local de crime;
  • - Denunciar, de forma segura, os crimes, locais e pessoas que os cometem pelo telefone 147.
  • - Comprometer-se com a melhoria da qualidade de vida de todos de sua comunidade.
  • - Não entregar a direção do veículo à pessoa não habilitada;
  • - Não dirigir quando beber;
  • - Não andar armado.

Mantenha contato[editar]

Site[editar]

http://www.amazonas.am.gov.br/fale-conosco/

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites