Amapá

Da Wikitravel

Amapá é um estado da Região Norte do Brasil

Mesorregiões[editar]

Amapá Meso.jpg

Esta é uma lista de mesorregiões do estado do Amapá, as duas mesorregiões amapaenses são:

Cidades[editar]

Porto com palafitas

Outros destinos[editar]

  • Parque Nacional do Cabo Orange
  • Ilha de Maracá
  • Cachoeira Grande, situada entre os Municípios de Amapá e Calçoene, a 302 km de Macapá, pela BR-156, excelente para o banho.

Entenda[editar]

Amapa in Brazil.svg

Situado no extremo norte do país, o Amapá é banhado pelo Oceâno Atlântico, faz fronteira com o Suriname e a Guiana Francesa, e ao Sul com o Estado do Pará. O estado conta com significativa cobertura florestal e reservas indígenas, acolhendo grande diversidade ambiental e cultural.

Chegar[editar]

O estado possui duas rodovias federais: a BR-156 e a BR-210. A BR-156 possui 822,9 km de extensão, passando por Santa Clara, Camaipi, Porto Grande, Tartarugalzinho, Beiradão, Igarapé e Água Branca (Amapá). A BR-210 é a segunda rodovia federal no estado, ela também recebe o nome de Perimetral Norte e é menor em relação a BR-156, tendo um pouco mais de 471 quilômetros de extensão. Já as rodovias estaduais são quatro: AP-010, AP-020, AP-030 e a AP-070. As duas primeiras (AP-010 e AP-020) ligam a capital do estado a Santana (Amapá), a segunda cidade mais populosa. A terceira (AP-030) interliga Macapá ao município de Mazagão, passando pela ponte sobre o Rio Vila Nova e a quarta (AP-070) abrange Curiaú, São Francisco da Casa Grande, Abacate da Pedreira, Santo Antônio da Pedreira, Inajá, Corre Água, São Joaquim do Pacuí, Santa Luzia (Amapá), Gurupora e Cutias do Araguary.

Circule[editar]

  • Viagem de 193 km para a Serra do Navio, pela Estrada de Ferro do Amapá, bem preservada. A estrada foi construída para o transporte de minérios, principalmente o manganês. Aproximadamente 6h de viagem.

Fale[editar]

Idioma oficial:Português,mas na divisa com a Guiana Francesa você pode encontrar alguém falando francês e perto da divisa com o Suriname você pode encontrar alguém falando holandês.

Coma[editar]

  • Tacacá - Tacacá é uma iguaria não só do Amapá, mas também da região amazônica brasileira, em particular do Acre, Pará, Amazonas e Rondônia.

Aprenda[editar]

  • Dança
  • Marabaixo
  • Cultura
  • Círio de Nazaré

Segurança[editar]

O Amapá é o sexto estado mais violento do país, tendo 38,7 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, isso representa um assassinato a cada 27 horas. Mas, segundo especialistas, a criminalidade está sob controle no estado.

Brasão da PMAP

A Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Amapá. Seus integrantes são denominados militares estaduais, assim como os membros do Corpo de Bombeiros, e estão subordinados ao Governo do Estado do Amapá. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá é uma Corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos em todo o estado do Amapá. Ele é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro.

Saúde[editar]

Os dados de 2009, mostram que o estado conta com 288 estabelecimentos públicos de saúde, foram contabilizados 852 leitos nos hospitais públicos. A maternidade da capital é a Maternidade Mãe Luzia, criada em 13 de setembro de 1953 e que atende aos pacientes de todo o estado e de municípios do Pará, tais como: Afuá, Almerim, Anajás, Chaves (Pará), Breves e Gurupá. Na maternidade, estão disponíveis 180 leitos. Em relação a expectativa de vida do povo amapaense, ela é de 67,2 anos entre os homens e de 75,0 anos entre as mulheres.

Mantenha contato[editar]

Site[editar]

http://www.ap.gov.br/amapa/site/index.jsp

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites