Algoso

Da Wikitravel
Castelo de Algoso.

Algoso é uma freguesia portuguesa do distrito de Bragança.

Chegar[editar]

Circule[editar]

Veja[editar]

  • Castelo de Algoso - Ergue-se no Cabeço da Penenciada. Possui uma planta rectangular, com uma entrada virada para norte. Tem a muralha muito danificada, salientando-se a Torre de Menagem. Do castelo, situado a 681 metros tem-se magníficas vistas.
  • Pelourinho de Algoso - Pelourinho Manuelino, assente sobre um soco quadrado com quatro degraus. É encimado por uma cruz grega que ostenta rostos humanos entre os braços. O remate é cónico e tem implantado uma cartela com as armas de Portugal. O conjunto termina com uma esfera armilar.
  • Capela de São João - Centro de peregrinação, devido à chamada fonte de S. João dos Milagres. São inúmeras as curas que os doentes de "todo o genero de chagas, convulsões, tolhimento de nervos, juntas e gota artérica" que se banham nesta experimentam.
  • Igreja Matriz de Algoso ou de São Sebastião - Igreja maneirista de uma só nave, seis altares e um altar-mor, este último possuindo uma rica talha dourada do séc. XVIII.

Faça[editar]

Compre[editar]

Coma[editar]

Beber e sair[editar]

Durma[editar]

Partir[editar]

A apenas 2 km da vila fica a Ponte de Algoso, uma ponte medieval de três arcos sobre a Ribeira da Ponte, com guardas altas em alvenaria de xisto, material que também foi utilizado na maior parte da sua estrutura.

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas