Acre (Brasil)

Da Wikitravel
Brasil : Norte : Acre

Acre é um estado da Região Norte do Brasil

mesorregiões do Acre[editar]

mesorregiões do Acre

Cidades[editar]

Outros destinos[editar]

  • Parque Nacinal da Serra do Divisor - localizado no extremo oeste do estado, tem a maior parte do seu território coberto pela floresta amazônica. Os principais rios são o Juruá e o Moa, às margens do qual vivem os índios Nukini. É necessária autorização do Ibama para visitação.
  • Parque Ambiental Chico Mendes - com importante área coberta por floresta, preserva a flora e fauna locais, no mesmo lugar onde se encontrava o seringal Itucumã, a 10 km de Rio Branco.

Entenda[editar]

Até o começo do século XX, o território ocupado pelo Acre pertencia à Bolívia. No acordo com o país vizinho pela sua posse, estava em pauta, entre outros recursos, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré pelo Brasil. O desenvolvimento do estado se deu pelo extrativismo da borracha, a partir da Segunda Guerra. Hoje, o Acre tem 45% do seu território destinado a áreas de proteção ambiental.

Chegar[editar]

De avião[editar]

O principal ponto de acesso aéreo é o Aeroporto Internacional de Rio Branco, que fica a aproximadamente 18 km do centro da cidade. A maioria dos vôos chegam em Rio Branco a partir da 23:00, portando o turista terá de pegar táxi até o centro de Rio Branco, já que os ônibus operam só até as 22:30.

Há vôos regulares também para outras cidades, como Cruzeiro do Sul (operado pela Gol).

De ônibus[editar]

Pela Rodoviária de Rio Branco, que recebe ônibus provenientes de várias partes do Brasil e interior do Acre.

De carro[editar]

As rodovias que percorrem o Acre são a BR-364, que liga o estado a Rondônia e ao Centro-Oeste, passando pela capital e chegando até o extremo oeste, em Cruzeiro do Sul, e a BR-317, que vai de Rio Branco a Assis Brasil, na tríplice fronteira (Brasil/Bolívia/Peru).

As rodovias estaduais não somam mais de 200 km, nas proximidades de Rio Branco.

Fale[editar]

O idioma oficial é o português mas pode se encontrar o espanhol, por causa da sua divisa com o Peru e a Bolívia.

Compre[editar]

  • Artesanato: machetaria, cestaria, cerâmica, objetos feitos de sementes.
    Buriti

Coma[editar]

A gastronomia acreana mistura a culinária nordestina, a paraense, a boliviana, a indígena e a árabe. Dessa mistura saíram o pato no tucupi, o tacacá, a carne de sol com baião de dois, a caldeirada de pescados, a tapioca, a galinha picante e os charutinhos. As frutas exóticas rendem excelentes sucos e sobremesas: graviola, cajá, cajarana, cupuaçu etc. Da floresta vêm a pupunha, a castanha do Pará, o guaraná, o buriti e o açaí.
Castanha

Aprenda[editar]

  • Musica da região
  • culinária
  • Cultura
  • Histórias

Respeite[editar]

  • A natureza
  • Os animais
  • Os moradores
  • As culruras

Mantenha contato[editar]

Site[editar]

http://www.ac.gov.br

Partir[editar]

Variantes

Ações

Docentes do destino

Noutras línguas

outros sites